Mestre dos Centavos

Sem medo, sem desculpas, apenas resultados.

sábado, 11 de abril de 2015

Morar sozinho, os dois lados da moeda parte II

Salve Salve Soldados

E ae suas hienas famintas, aposto que estão sedentas por mais um post no blog de finanças não é mesmo? Nesta semana percebi que os blogs no geral não se movimentaram muito, então bora lá agitar nessa bagaça. uhahahus

Conforme prometido darei continuidade no assunto sobre morar com os pais ou morar solito, nesta semana o tema é morar sozinho.

Eis a questão, parte II


Para quem é adepto ao estilo forever alone,  (nem sempre este termo pode significar somente sobre relacionamentos) ou melhor dizendo morar sozinho, este ser tem lá suas vantagens por mais improvável que seja.  Eu particularmente nunca cheguei a morar sozinho, no máximo que me aconteceu foi uma vez que meus véio foram dar um rolê "viajar"  e fiquei cerca de umas duas semanas com o barraco liberado. hehe. Claro que eu como bom ser humano detentor da plena juventude idade da punheta não pude deixar de perder a oportunidade para aprontar algumas festinhas e levar umas amiguinhas pro cafofo.





Para quem está começando a vida escravista trabalhista com 18 anos de idade que é uma idade padrão mas que não é regra, quando recebe o primeiro salário percebe que tem a oportunidade de não ter mais ninguém pegando no seu pé e controlando suas ações pois um milhão de coisas vem na mente deste jovem quando este vislumbra sua vida morando longe das asas dos coroas e de alguns casos, dos irmãos ranhentos também.

 Cada indivíduo tem sua própria família, sua própria realidade e sua própria história. Existem várias situações para se analisar neste contexto, o que eu quero deixar bem claro aqui é que não podemos julgar as decisões das pessoas que optam por este caminho pois cada um conhece o chão onde está pisando.  Há situações onde a convivência com a própria família se torna insuportável, ou ainda, por falta de opção ou devido a uma série de fatores o jovem é obrigado a sair da sua casa  e procurar um novo lar. Eu mesmo tenho amigos que sairão de casa cedo e se deram bem e também tenho amigos que se deram mal. Nas duas situações ambos tiveram a mesma experiência mas um soube aproveitar as oportunidades que apareceram e soube usar as responsabilidades a seu favor, já o outro achou que era o super Mário e pensou que teria várias oportunidades de concertar as cagadas, se deu mal cagou na sua vida e sua esperança de dominar o reino e ficar com a princesa foi para as cucuias.




Dito isto, vamos ao argumentos e contra-argumentos de sair do barraco e ganhar asas para a liberdade.

Desta vez vou começar dizendo o lado ruim de morar na fortaleza da solidão.  "o super man que o diga".

Tem alguém ai?


Grana: Nem tenho muito o que falar, o gasto que você terá será dantesco comparado ao que tinha quando morava com os coroa. Você tem que pagar aluguel, água, luz, comida, gás, internet, telefone, etc, etc, etc...




Cuidados com o lar: É meu amigo, bora lá ponhar aquele avental estilo dona maria da quitanda e ir lavar suas roupas, meias, cuecas e depois lavar a louça do final de semana, fazer sua gororoba, limpar bem o barraco pois vai que aparece visita inesperada, isso acontece muito.




PS:  Só esses dois motivos já me fariam voltar correndo pra casa dos véio rapidinho mas vamos continuar com o massacre.

Imprevistos: Xiiii, você estava fazendo o arroz e quando foi ver não tinha mais óleo?  Aliás, você sabe cozinhar? Vamos para o mercado buscar então. Haa trabalhou o dia todo e está cansadinho? sem desculpas ou então você não come. A não ser que você esteja disposto a meter a mão no bolso e pedir algum lanche pra engordar ainda mais essa sua barriga de catupiry.



Falta de bons conselhos:  Pois é, não ter ninguém da família próximo a você em momentos críticos onde a necessidade de se tomar uma decisão rápida e importante se faz necessária pois um bom conselho pode ajudar e muito em determinadas situações. E não vem com esse papo que hoje temos internet, celular, etc, porque pra mim nada substitui o olho no olho.

Risco de roubo: Se você não tiver condições de morar em um AP ou condomínio fechado fudeu. Temos que trabalhar para nos sustentarmos, e ao sair de casa a deixamos sozinha o que acaba se tornando um prato cheio para os marginais de plantão. Não dá para confiar em vizinhos, então a chance de você ter aquela sua tv de plasma que comprou no mês passado em 24 prestações ser roubada são bem grandes.

Solidão: Não pense que terá festa todo santo dia na sua casa ou que sempre terá alguem lá porque não vai ter não. Você terá muitos momentos sozinho, só você e Deus, sem mais ninguém pra conversar ou se distrair. A grana ta curta? não dá pra chamar ninguém pra ir comer na sua casa? eu sei. Nessas horas os "amigos" somem mesmo.


Fica ai achando que um totó vai te salvar da solidão fica, pode ser que não! huashush


Falta de tempo: humm, então você quer além de trabalhar... estudar, ir na academia, praticar algum robby, ir no cinema, sair com os amigos, ir na casa dos parentes,  ler algum livro, entrar no facebook, lavar seu veículo, viajar? Bem, melhor esquecer isso e ir lavar a louça que ela lhe aguarda ansiosamente,  e vem logo atrás o fogão que está sujo, o chão imundo, a calçada para varrer, as contas atrasadas etc. Você até pude fazer uma coisa ou outra além de trabalhar, mas querer fazer tudo o que tem vontade está fora de questão.


Divirta-se

Sei que existem outras variáveis, outras desvantagens a se considerar mas no momento me lembrei apenas destas, podem ter certeza que tem muita mais de onde veio essas. Mas pra mim a pior parte é lavar a louça. O que você acha Einsten?

Viu, até ele sabe do que estou falando uhaahs


Agora, saindo deste limbo de coisas ruins e partindo para o lado bom da coisa vamos falar das vantagens de ir morar no cafofo próprio, ou alugado.


Liberdade: Essa é um dos primeiros argumentos que os que moram sozinhos dizem que tem, a liberdade para fazer o que quiser, quando quiser e como quiser, sem ninguém ficar no pé. Esta liberdade abra uma tangente pra várias coisas que se pode fazer no modo forever alone, vamos lá:

Poder levar quem quiser para casa: Para os marmanjos de plantão essa é uma coisa muito, mas muito boa, principalmente para os predadores das cocotas. Ter um barraco liberado já é meio caminho andado pra fazer uma moral e levar a gata pra ser... bem... você sabe do que eu estou falando seu malandro. auhuahhs

Isso que é vida


Festas liberadas: Eis ai outra boa nova, bora lá queimar aquela carne, tomar uma breja,  para alguns adeptos fumar unzinho e curtir um som. Que não seja funk por favor, a não ser que tenha algumas cabritas pra gente ver elas rebolando até o chão.  uhahuahs

Festinha em casa é o que há 

Sua gororoba e seus objetos pessoais: Nesta situação a comida que você compra você consome. Não tem ninguém pra ficar roubando seu danoninho ai meus Deus do céu, danoninho que bonitinho, nem seu pudim,  suas frutas, seu pão, seu bolo, nem seu quiabo, puta que pariu quiabo? O mesmo vale para seus objetos pessoais, ninguém usa seus perfumes, shampoo, roupas, sapatos, tênis, sabonete, creme hidratante, base, esmalte, batom... Esse papo ta ficando estranho mas eu sei muito bem que tem neguinho que gosta de escorregar no giló . uhauhahahuass

Ninguém manda em você: Se o imóvel for alugado tirando o dono da propriedade ninguém te enche o saco. Ali você é o cabeça, o chefe, você que manda e desmanda, organiza as coisas do seu jeito, limpa quando quiser,  joga seu game a vontade, ouve a musica que quiser e assiste tv ou pornô o que é muito bom quando bem entender.  

Aprende coisas úteis: O cano da pia entupiu? o chuveiro queimou? Acabou o feijão? você cagou demais e entupiu o vaso? Pois seus problemas acabaram, Chegou agora o profissional doméstico chamado "Você". Isso mesmo, você. Cabe somente a vossa senhoria concertar estes pequenos problemas, mas ao fazer isso você sai da sua zona de conforto e passa a conhecer técnicas e até ferramentas que nunca viu na vida como pro exemplo uma chave de fenda, olha que maravilha você acaba de descobrir: Uma chave de fenda! Não estou generalizando aqui não, pois conheço algumas criaturas que nunca pegaram nem um prego na mão.  O fato é que se você não tiver condições financeiras pra bancar um pequeno vazamento ou qualquer outra coisa que possa vir a ocorrer caberá somente a você levantar sua bunda gorda da cadeira e botar a mão na massa. Há não sabe como fazer? Aposto que você sabe entrar na internet né? Então aqui vai uma dica: Entra no google, digita sobre como concertar tal coisa e vua-lá, seus problemas serão resolvidos.




Paz:  O jedai mestre Yoda além de ser um grande guerreiro e conselheiro é também um grande poeta ou poeteiro uhahahuhs

Ele dará agora sua contribuição poética e filosófica para quem quer morar solito. Lá vai...




Tranqüilidade e sossego mim vai ter;

Ninguém encher meu saco vai;

Usar camisinha e de boa meter;

Gozar sem medo de virar papai.


hauhahuahu

Forte abraço!!!


$$$

sábado, 4 de abril de 2015

Morar com os pais, os dois lados da moeda

Geralmente tudo começa quando fazemos 18 anos, aquela conversa de " agora é hora de você arrumar um trampo e ser independente" realmente  acontece. A partir desta idade as responsabilidades aumentam de forma exponencial junto com todos aqueles nossos desejos desmedidos de fazer e acontecer quando estivermos na maioridade. Eu mesmo vivia dizendo pra mim mesmo que quando tivesse meus dezoito anos iria jogar sinuca a vontade, fliperama, chegar tarde em casa, beber todas,  ir na zona, farrear com os amigos na night etc. Claro que realizei alguns destes desejos e pra outras coisas nem dou mais importância, mas o fato é que junto com essa certa liberdade vem as responsabilidades de uma vida adulta cheia de deveres chatos e maçantes. Um deles sem dúvidas é o trabalho, o negócio chato.  É neste momento ou ainda um pouco mais tarde é que bate aquela dúvida na cabeça de muitos jovens que é a seguinte: 

E agora, moro sozinho ou continuo na casa dos coroa?

O dúvida cruel


Depois que ganhamos a liberdade junto com a responsabilidade nossa cabeça muda e amadurecem certas idéias, ou seja, queremos mais liberdade,  mais poder de escolha e total privacidade para realizarmos nossos desejos.  O pensamento de morar sozinho ecoa pela nossa mente e imaginamos mil e uma situações prazerosas acontecendo caso esse desejo se concretize.  É evidente que muita coisa boa pode acontecer caso juntemos nossas trouxas e decidirmos viver por conta própria mas hoje quero falar aqui sobre como é morar com os pais, primeiro vamos colocar em pauta essa  perspectiva para termos uma visão mais holística da coisa e em um outro momento (outro post), vamos falar da vida longe das asas dos coroa.

Morar com os coroa  é sem dúvidas uma das grandes vantagens do pessoal que quer investir pesado logo no início da carreira profissional, digo isso por experiência própria, morar com os pais traz muitas vantagens, eu explico o porque.

Sobra grana: O custo de morar com os veio é baixo, logo nosso poder de aporte é grande e podemos utilizar desta vantagem para nosso objetivo financeiro.

Não ter preocupação com comida: O fato de não precisar pilotar o fogão já é por si só uma grande vantagem pois além de não precisarmos cozinhar nossa própria  gororoba economizamos tempo o que é um recurso muito precioso hoje em dia. Deixe a comida pra mamãe fazer afinal comida de mãe sempre será a the best.

Não precisar lavar a própria roupa: Eu sei temos máquinas modernas hoje em dia que fazem quase tudo sozinha, eu disse quase. E se erramos na medida dos produtos... bem se errarmos,...vamos usar uma camiseta branca com algumas manchinhas. rss

Não precisar lavar a louça: Nem preciso comentar né!

Não se preocupar com contas da casa para pagar: A não ser com as nossas.

Não ter que pagar aluguel: Óbvio que temos que ajudar em casa com grana, mas o custo nem se comparar ao de morar sozinho.

Não se preocupar em fazer as compras no supermercado: Deixe o pai que se encarregue desta tarefa, "pai não esquece meu iorgut viu!" uahauhhaus

Não se preocupar com a limpeza da casa: Geralmente essa tarefa fica para as mulheres da casa (mãe e irmã), mas se você assim como eu não tem uma irmã então não custa dar uma ajudinha.

Todas essas preocupações geralmente fica a cargo dos país, os cuidados da casa com a mãe e os cuidados da manutenção econômica com o coroa chefe da casa.  É uma serie de vantagens mas cabe salientar aqui que você não está isento de certas responsabilidades como eu disse  ajudar na limpeza da casa, varrer a calçada, lavar o banheiro, isso não mata, e também  ajudar nos custos da casa afinal por mais que você seja filho o mínimo que se deve fazer é cooperar com as despesas.


Ou quase!


Calma meu caros, não fiquem excitados com esta idéia pois nem tudo são flores, sempre há os espinhos, se acalmem e vamos aos contras.

Não poder ficar levando cocotas (mulheres) pra dar umazinha: Lógico né meu irmão, ai não né. Pega mal parceiro. No máximo uma namorada até rola, mas se você for solteiro vai ser difícil conseguir a liberação dos veio.

Festinhas com amigos:  Nem pensar, afinal os coroa querem sossego.

Sua comida: Xiiii, comprou um pudim e guardou na geladeira? deixou lá por duas horas e não o está encontrando mais? Você tem irmãos? Então já sabe a resposta uahauhas

Suas coisas andam sumindo, ou foram usadas: humm, dá uma olhadinha no tópico de cima novamente uahhuahu

Nem sempre terá sossego: Afinal sempre tem uma reforma ou concerto ou algo para ir longe buscar, e adivinha quem vai?

Resumindo você não vai ter aquela privacidade que você teria se morasse sozinho mas ainda assim acho uma boa morar com papis e mamis. Uhahuahuahus.

Paremos por aqui galera, vou seguir a nova moda dos blogs agora e dar spoiler do próximo tema do blog para sábado que vem que serão as vantagens e as desvantagens de morar sozinho. Tudo voltado para o lado econômico é lógico.

Grande abraço

$$$