Mestre dos Centavos

Sem medo, sem desculpas, apenas resultados.

segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Como se dar bem em uma entrevista de emprego?

Alerta: post longo ao estilo VDC hahahahaha

Fala seus Fubanga!

Você  está cansado de estar desempregado? você  está  cansado de não ter uma tostão furado?  Não tem dinheiro pra gasolina? Não pode dar um rolê atrás das mina? Não poder tomar aquela cerveja? você que vive debruçado sobre a mesa...

Você não aguenta mais essa situação? é mesmo? Pois seus problemas acabaram...

Chegou agora o revolucionário e inédito post do mestre dos centavos.



                                            
                                                     Os mais velhinhos entenderão rs


Afinal de contas quem melhor que o cara que tem dois empregos para falar de emprego? 

Deixa eu faze uma pose aqui para sair bem na foto

O tema de hoje será entrevistas de emprego e discutiremos aqui as maracutaias os meandros para se dar bem em um processo seletivo utilizando alguns métodos que nos levem aos resultados necessários.

Hoje em dia arrumar um tranpo filé que nos pague o mínimo possível para a nossa sobrevivência é o máximo que podemos ter pois como todos sabem o salário que as empresas oferecem para 90% dos cargos oferecidos não são nem de longe um salário justo e digno para vivermos na era atual. Digo isso porque só ganham bem aqueles cargos de níveis gerencias, ou seja, a chefia. Nós da ralé operários industriais somos obrigados a aceitar o que o mercado paga pois não tenham dúvida que para ocupar o nosso lugar tem dez ou mais por ai.
A concorrência para ocupar um cargo por mais simples que seje é insana pois há muitas pessoas dispostas a ganhar mixaria para desempenhar funções complexas ou difíceis o que acaba gerando mão de obra em excesso botando pra fuder com tudo.
Temos ai um grande problema pois a concorrência é cruel e se as pessoas não se prepararem e planejarem ficarão para trás nessa corrida louca e desesperado pelo emprego.

Agora deem uma olhada nesse vídeo épico e muito engraçado que encontrei da família dinossauros onde esta cena retrata muito bem o que eu disse acima e infelizmente é a realidade de muitos brasileiros atualmente.


Pior que existem chefes assim


Sinceramente se eu tivesse as condições necessárias nunca iria me sujeitar a passar por essas situações humilhantes ou ainda a de um processo seletivo de entrevistas com pessoas despreparadas, onde ocorrem dinâmicas de grupo ridículas que muitos de nossos colegas aqui da blogosfera já passaram. Li no blog do meu amigo Burguês inglório que ele passou por essa situação assim como também meu amigo Pobre sonhador.

Então pensando nas dificuldades que eles encontraram e na de muitos que nos acompanham na blogosfera resolvi criar este post para passar um pouco da minha experiência e espero que seja de ajuda e valia para quem quer que seja. Lets go!

Antes de tudo precisamos entender algumas coisas que acontecem nas empresas onde a frase abaixo remete a situação em que nos encontramos.

 “trabalhamos o mínimo para não sermos mandados embora enquanto as empresas nos pagam o mínimo para não pedirmos a conta”

Essa é uma verdade que infelizmente reflete a nossa realidade. Não damos o nosso melhor justamente por não termos um retorno apropriado e satisfatório das empresas. Ninguém quer pagar “mais” e ninguém quer “se matar” também. Esse tipo de comportamento de ambas as parte só levam a resultados medíocres e insatisfatórios. É preciso uma mudança de comportamento de ambas as partes mas alguém terá que dar o braço a torcer primeiro nessa história.

O que nos leva as recomendações que explanarei logo abaixo.

Se você está desempregado,  não tem nenhum concurso te esperando e não tem dinheiro para empreender estas serão boas dicas para você adentrar ao mercado da clt. Fazer o que né.

Primeiro

Um bom currículo conta muitos pontos para passar já na primeira peneira de um processo seletivo. Nada de currículos recheados cheios de informações desnecessárias ou superficiais como por exemplo inglês básico. Ou seu inglês é fluente ou não é, ponto.

Basicamente no currículo deve constar seus dados pessoais, nome, endereço, telefone, idade.  Depois seu grau de escolaridade, suas principais experiencias profissionais, não as ultimas, as principais que você ficou mais tempo ou que se destacou mais, os cursos que você fez por exemplo informatica etc. Seus conhecimentos básicos como por exemplo mecânica, elétrica, emissão de nota fiscal, cozinha etc. Como informações adicionais você pode colocar se é habilitado, em qual categoria, e outras qualificações.

Basicamente é isso, qualquer coisa a mais já é exagero e talvez por se tratar de brasil o recrutador pode ser um preguiçoso e nem vai querer ler um currículo de 5 páginas e vai elimina-lo por pura e simples preguiça de ler. No máximo dua páginas deve ter um currículo mas se você conseguir deixar tudo em uma única página melhor ainda.

Modelo de currículo 

Imagem ilustrativa

Segundo

 Saiba selecionar a empresa que você quer trabalhar. Sim você tem esta opção!

Não adianta nada você querer trabalhar em por exemplo uma Ambev da vida mas esta empresa ficar lá nas cochinchinas. De preferencia pelas empresas próximas aonde você mora. E se puder leve currículo impresso e entregue pessoalmente na portaria da empresa, conheça o percurso que o leva até ela. Mas pode mandar por e-mail também.

Dica do mestre: Aqui vai uma dica importante, pelo menos eu vejo assim. Quando você for a uma empresa repare nos carros que estão no estacionamento dela, isso mesmo, repare desde ao mais simples ao mais sofisticado, pois assim você já terá uma base se a empresa paga bem ou mal aos seus funcionários. Pode parecer bobagem mas eu já reparei muito nisso pois geralmente nas empresas onde os carros são mais simples e o melhorzinho que tem lá é um golf por exemplo podem ter certeza que os funcionários ganham mal pra cacete.  Agora em uma empresa que tem um ou outro carro popular e uns par de carro mais top como civic, vectra, astra e um bocado de carro mais top ainda tipo corolla, caminhonetes, ou ainda, populares do ano, podem ter certeza que essa empresa não paga mal.

Este parece um bom lugar

 Terceiro

Depois que você ter elaborado um currículo de respeito, ter selecionado seu alvo, agora é hora de se preparar para o ataque. Na verdade isso não deveria nem ser discutido aqui e todo mundo teria que ter noção mas se você for juvenil essa dica vai servir para você.

Se arrume para a entrevista, barba feita, cabelo cortado, unhas aparadas, dentes escovados, (essa do dente parece brincadeira mas é sério) roupa limpa e bem passada e de preferência social e chegue no horário de preferência com 10 min de antecedência. Sua aparência aliada a seu currículo serão seu cartão de visitas para o recrutador.


Uma camisa assim já fica bacana

Quarto

Se prepare para a entrevista, não vá despreparado sem saber o que vai falar. Quando ligarem para você agendando uma entrevista eles obviamente falarão de qual empresa se trata. Com essa simples informação você deverá entrar no site da empresa e estuda-la. Ler a sua história, sua política, missão e valores. Achar alguma matéria relacionada a ela na internet, e municiado destas informações você deverá colocar o que você leu a respeito da empresa no meio da sua conversa com o entrevistador. Por exemplo quando fizerem aquela pergunta clássica “ Porque você quer trabalhar aqui” responda o que eles querem ouvir coisas do tipo “quero trabalhar aqui porque quero me desenvolver profissionalmente, quero entrar para ficar muitos anos aqui e não seis meses ou um ano, quero vestir literalmente a camisa da empresa etc” E logo em seguida diga: “ além do mais eu conheço os negócios desta empresa, estou sempre lendo a respeito dela, conheço sua política de missão e valores e inclusive esses dias li na internet que essa empresa fez parceria e está desenvolvendo x negócio etc... Tenham certeza que isso irá surpreender o entrevistador.

preparado para a entrevista?

Quinto

Além de você ter estudado a empresa você deve também estar preparado para responder a todas as eventuais perguntas que o entrevistador possa te fazer. Sempre haverá perguntas básicas que eles fazem como por exemplo:

Porque você quer trabalhar aqui?

 Essa eu já citei acima, se prepare para responde-la.

Porque você saiu da ultima empresa?

Prepare uma boa resposta para esse questionamento principalmente se você foi demitido de lá. Nunca fale o real motivo ainda mais se ele for negativo a seu respeito. Diga coisas do tipo corte de funcionários, ou readequação do layout, ou ainda que você não queria ficar mais lá pois viu que seu crescimento seria limitado. Dificilmente eles ligam para a empresa anterior para questionar o motivo da demissão de um funcionário. Fique tranquilo quanto a isso.  

O que você fez de diferente que se destacou nas empresas anteriores?

Essa pergunta é para ver se você é um funcionário de iniciativa e que traz boas ideias. Se você não fez nada de significativo invente alguma coisa mas não invente demais. Diga algo simples como por exemplo se você sabe um pouco de Excel diga que você desenvolveu uma planilha simples de controle que facilitou na execução de algum serviço na empresa pois no modelo anterior era utilizado calculadora etc.

Cabe ressaltar aqui que muitas outras perguntas são feitas então devemos nos preparar para responder a todas com respostas na ponta da língua mas sempre tentando ser o mais natural possível.

Dica do mestre: Uma outra dica que dou é que vocês podem treinar sua dicção e postura frente ao espelho ou ainda gravando no celular. Simule uma entrevista e grave você respondendo a todas as perguntas. Depois veja como ficou sua postura, dicção e naturalidade nas respostas e corrija todas as imperfeições até achar que ficou bom.

Essas são perguntas que sempre aparecem nas entrevistas de emprego e estar preparado para responde-las é de fundamental importância para se obter o sucesso e ser contratado para a vaga.


Vamo lá nessa bagaça

O certo mesmo seria não perdermos o emprego pois sua perda implica em uma série de problemas a começar pelo financeiro e consequentemente isso abala todas a nossa estrutura pessoal, familiar, social etc. 

Para finalizar vou deixar uma frase que cabe uma boa reflexão.

“Quase sempre somos contratados pelo nosso currículo e quase sempre somos demitidos pelo nosso comportamento”.

Isso é muito interessante e é justamente o que acontece na maioria dos casos. Vejam bem, vamos lá na empresa, o recrutador olha o nosso currículo, passamos pela entrevista nos apoiando no que está nele e somos contratados por causa das qualificações e impressões que passamos ao recrutador.  Passa-se o tempo, começam a aparecer nossas imperfeições, as imperfeições da empresa, começamos a reclamar, começamos os pequenos atos de rebeldia fazendo cara feia, torcendo o nariz para algumas tarefas, e somos demitidos por causa destes aspectos de questão comportamental. Dificilmente alguém que tem um comportamento adequado, que faz tudo certinho sem reclamar é mandado embora, reparem isso.

Na empresa onde trabalho por exemplo já passaram muitas pessoas pelo meu setor.  A política da empresa aqui é reter profissionais mas muitos dos meus colegas que passaram por aqui foram demitidos por pura e simples culpa de questão comportamental. As pessoas quando se acostumam com o ambiente de trabalho começam a reclamar de pequenas coisas, fazem panelinhas, criam intrigas, trocam farpas por e-mail e a gestão está sempre de olho nessas coisas. E o resultado é sempre o mesmo, RUA.


Dica do mestre: Evitem ficar no meio de pequenas picuinhas, saiam pela tangente, quando um colega vir reclamar e falar mal de algum outro colega para você ou mesmo sobre a empresa, não de muita atenção e mude de assunto. Quanto menos seu nome não estiver envolvido melhor é. As pessoas reclamam e fazem muita tempestade em copo d'água. São coisas tão pequenas que elas fazem ficar grandes. Se desesperam quando recebem um e-mail com um puxão de orelha do chefe.  Eu mesmo eventualmente levo uma ou outra chamada mas sempre procuro me corrigir e fico na minha  numa boa. Posso levar o maior esporro que trato meu chefe cordialmente logo em seguida como se nada tivesse acontecido (mesmo que injustamente).

Aqui na CLT infelizmente se quisermos manter o nosso emprego temos que seguir aquela máxima:

“Manda quem pode e obedece quem tem juízo”.

No mais era isso confrades. Temos que manter o nosso ganha pão pois é ele que nos levará a nossa tão sonhada independência financeira.  Claro que se você não tiver contente com a empresa em que trabalha deve procurar outra mas com a vantagem de não estar desempregado e desesperado por um trabalho. Tudo se remete ao simples bom senso. Veja o que é melhor para você e busque até conseguir encontrar o seu lugar.

Solta a som DJ.



Que a força esteja com vocês!