Mestre dos Centavos

Sem medo, sem desculpas, apenas resultados.

sexta-feira, 21 de julho de 2017

Como investir no tesouro direto? Passo a passo


Olá senhores(as) investidores!

Há muito tempo vejo esse questionamento sobre como investir no tesouro direto. As pessoas no geral principalmente as mais simples tem essa curiosidade mas infelizmente elas não sabem nem por onde começar ou como começar. Eu mesmo no meu ciclo de amigos já cansei de ouvir deles uma pergunta que para mim já é clássica: " Como eu faço para investir no tesouro direto?"

Geralmente tento explicar em palavras como "você primeiro tem que ter uma conta digital na agência de sua escolha desde que ela ofereça este serviço, depois abrir conta em uma corretora.... para, para, para... Conta em corretora? conta digital? Quero investir nesse negócio mais não." 😵

Como vocês perceberam as pessoas tem um bloqueio mental quando dizemos a elas que as mesmas terão que passar por algumas etapas burocráticas para poder começar a investir e desistem antes mesmo de tentar. 

Então pensando neles e em alguns de vocês que não sabem por onde começar resolvi fazer este post inicial e introdutório que os levarão as respostas que tantas almas perdidas procuram. A simplicidade que a poupança oferece pesa muito na decisão das pessoas em não se aventurarem em algo mais rentável e hoje quebrar esta barreira será minha missão. 



Marco Zero

Pensando que você já tem um dinheiro parado na poupança ou ainda que quitou todas as suas dívidas e não sabe o que fazer com a grana que está te sobrando esta é a hora para começar a investir no tesouro. Mãos na massa!

Passo 1

Abra uma conta digital

Vá a uma agencia bancária que ofereça esse serviço e de preferência uma que você já tenha uma conta normal, se não, crie uma. Eu tenho conta digital no Bradesco e na Caixa. Infelizmente ao que me parece a maioria dos bancos cancelaram este tipo de serviço. Pelo que me disseram o único que oferece a conta digital ainda é o banco Intermedium.  Mas não custa você se dirigir a uma agência da sua escolha e verificar se ainda existe esta opção de conta. 

Mas o que é a conta digital?


É o seu banco online. Nele, há possibilidade de fazer operações da sua conta, sem ter de ir até uma agência bancária.
Hoje você já consegue fazer pagamento de contas, transferências, investimentos, tudo sem sair do computador.
É uma opção muito interessante para você não perder tempo indo ao banco, nem atrasar o pagamento de contas.
Fila em lotérica? haha, nunca mais!  😎

Passo 2
Abra conta em uma corretora
Aqui é ainda muito mais simples do que abrir uma conta digital afinal você fará tudo pela internet. Não terá que ir a lugar algum. 
Apenas tenha cuidado na hora de escolher sua corretora pois existem muitas por ai que cobram taxas na hora de investir. A que eu uso atualmente é a Easynvest que você encontra neste link.
É tudo muito simples pois a plataforma é intuitiva e é só seguir os passos que sua conta é criada instantaneamente. 

Se você quiser saber mais sobre a funcionalidade de uma corretora você pode ler este  excelente artigo do blog Clube dos poupadores.

Passo 3

Agora que você está com a faca e o queijo na mão só lhe resta investir a bufunfa. Mas (sempre tem um mas) qual título do tesouro escolher?

Mano existe uns par de título, cada um funcionando de uma maneira diferente. Mas o lance aqui é descomplicar essa bagaça e não complicar ainda mais. Então vamos para o mais fácil. 😀

Para quem quer um título que funcione igual a poupança com liquidez diária, ou seja, que você pode sacar assim que precisar, com uma boa rentabilidade e segurança existe o Tesouro Selic. 

Funciona basicamente assim, você coloca seu dinheiro lá e vê ele render diariamente, isso mesmo, ele rende um pouquinho todo dia e quando chega no final do mês você verá que ele rendeu muito mais que a poupança. Você não precisa esperar um mês para esperar pingar os juros como acontece na poupança. No tesouro selic o jurinho pinga todo dia. 😋

O legal do tesouro é que não precisa ter muito dinheiro para começar a investir pois você pode comprar a fração de um título. 

No caso do tesouro selic hoje 1 título custa exatamente R$ 8.970,50. O mínimo que você pode comprar 1% dele, ou seja, R$ 89,70. 

Mas quanto rende exatamente um título do tesouro selic? Bom, ai varia pois tudo vai depender em que tantas anda a taxa básica de juros conhecida também como taxa selic. A taxa selic hoje está em 10,25% ao ano o que quer dizer que seu dinheiro vai render mais ou menos isso. Porque mais ou menos mestre? Porque incidem algumas taxas como por exemplo o imposto de renda. Na melhor da hipóteses vão ser descontados 15% sobre o seu lucro. Fazendo uma conta em papel de pão hoje seu rendimento seria em torno de 0,85% ao mês bruto. Descontando impostos e taxas seu rendimento seria mais ou menos 0,75% mês. Enquanto a poupança esta na casa dos 0,55% mês. 

Então se você quiser saber quando sua grana vai render mensalmente é só fica esperto quando esse maluco ai embaixo aparecer na TV e falar sobre a taxa Selic. 😆




Ta Mestre, eu quero colocar meu dinheiro lá, já criei a conta digital e fiz o meu cadastro na corretora, e quero começar  para perder o medo e no futuro estudar e investir em outros títulos. Como eu compro este título agora?

Opa, borá lá que vou te contar tudinho! 

Passo 4

Vamos pegar o exemplo do quadro abaixo e fazer uma simulação de investimento. 

Quadro 1

Notem que o valor de R$ 6.494,67 significa dinheiro e este está parado na conta da corretora esperando para ser aplicado. O valor de R$ 15.600,99 já está investido pois está na categoria renda fixa. 

Quadro 2

O passo seguinte é clicar em Renda Fixa / Tesouro Direto

Quadro 3


Logo em seguida abrirá esta janela com todos os títulos disponíveis para investimento. Você pode comprar o título que você quiser, vamos apenas pegar um exemplo meu quando investi no tesouro selic.  Cliquei neste simbolo de carrinho de compras para adquirir meu título. 
Quadro 4

Foi aberta esta janela e no campo quantidade informei a quantidade de títulos que queria comprar de acordo com seu saldo que eu tinha disponível conforme está destacado em vermelho no exemplo. 

Quadro 5

Apenas para exemplificar se eu quisesse comprar 1 título inteiro conforme demonstrei no quadro, ele me custaria R$ 8.924,23 mas como eu só tinha disponível R$ 6.494,67 em caixa eu teria que comprar apenas uma fração dele. Para descobrir qual seria essa fração era só mudar o valor no campo quantidade que o site calcula automaticamente. 

Quadro 6

Vejam que descobri que a quantia que eu tinha disponível era suficiente para comprar a fração de 0,72 títulos que totalizou R$ 6.425,44. Se eu colocasse 0,73 o valor ultrapassaria o meu saldo de R$ 6.494,67 impossibilitando a compra.  Após informada a quantidade de títulos que eu queria adquirir foi só colocar a minha assinatura eletrônica que foi gerado quando me cadastrei na conta da corretora e confirmar. 


Quadro 7

Em seguida aparece esta mensagem de aviso informando que a compra foi concluída com sucesso. Após dois dias úteis meu dinheiro aparece aplicado no título da minha escolha. 


Quadro 8



Obviamente que meu saldo está maior porque já se passaram alguns dias desde que fiz esta montagem pois como eu disse o título rende diariamente. 

Viu como é fácil investir no tesouro. O negócio no começo parece ser cheio dos frufru mas logo você se acostuma. 

Cada título tem suas particularidades e cabe a cada um estuda-los para entende-los e adequá-los a sua realidade. 

Se um dia você encontrar alguém que está com dúvidas sobre como investir no tesouro recomende este artigo, acredito que será de grande ajuda. 😉

E para fechar...



Que a força esteja com vocês!

32 comentários:

  1. Mestre me desculpa ae mas tu ta atrasado pra carai.... a maioria dos bancos cancelaram seus serviços de contas digital só sobrou o intermedium, pode ver em varios posts da finansfera

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa man eu pensei que ainda dava para fazer. De qualquer forma eu atualizei o texto. Obrigado pelo toque.

      Abç

      Excluir
  2. Mestre, quero sua opinião sobre um amigo meu: Ele disse que fica o dia inteiro imaginando que é um jogador de futebol famoso, se imagina nos treinos, nos jogos, ganhando 300 mil por mês de salário, viajando com o time...

    E Isso atrapalha a vida dele, no trabalho, em casa, etc...O cara vive no mundo da lua! As pessoas olham pra ele e ele está parado, só imaginando sua outra vida! Que loucura cara. Nunca vi isso.

    Discorra sobre o assunto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara tem louco pra tudo nesse mundo. Isso ai é só a ponta do iceberg.

      Ou ele procura um tratamento por conta própria ou vai morrer assim. Tem muito jeito não.

      Abç

      Excluir
    2. Muitas vezes por dia também sou assim.Fico pensando que sou artilheiro da Europa ou Campeão de montaria em touros nos EUA.Tenho 26 anos ,desde criança tenhos esses rompantes.

      Excluir
    3. Eu não finjo ser outra pessoa, mas sonho acordado de vez em quando. Na verdade um sonho recorrente meu era estar na Amazônia em uma missão militar e encontrar ouro.

      Pelo que já ouvi de amigos meus psicólogos o problema em qualquer coisa relativa a isso é não quando você faz algo diferente dos outros, mas quando isto atrapalha na vida.

      Excluir
  3. Excelente artigo, passo a passo, para quem quer começar nos investimentos e está com medo, ou não sabe como fazer, ao ler este artigo já fica bem esclarecido

    Abraço e bons investimentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas palavras DIL (ficou engraçado DIL kkk)

      Abç

      Excluir
  4. Mestre quero dar minha contribuição. Existe o banco inter agora e você abrindo conta não paga nada literalmente nada. Você envia dinheiro via boleto e não precisa pagar TED ou DOC. Neste próprio banco você já pode comprar títulos públicos também sem pagar nada, ou seja, numa tacada só você já faz tudo: cabelo, barba e bigode. Grande abraço e seu blog é show.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caramba. Você me salvou cara. Estava aqui calculando os valores de ted que teria que pagar para aportar todos os meses em investimentos. Eu não sabia dessa do boleto, vou fazer hoje mesmo essa conta. ME SALVOU! Muito obrigado.

      Excluir
    2. Lilian, sim é seguro.

      Excluir
  5. Boa Mestre. Bem explicadinho o texto. Agora não dá pra falar que alguém não entende. Abc

    ResponderExcluir
  6. Olá Mestre

    É isso ae mesmo. Depois que faz a primeira transferência fica tudo mais fácil e dá confiança.

    Abs
    EQRP

    ResponderExcluir
  7. Muito bacana sua explicação! Quem dera eu tivesse acesso a uma informação tão detalhada há alguns anos, quando ainda tinha muitos receios sobre o TD. Vou deixar uma sugestão, talvez para um post parte 2: você poderia mostrar as funcionalidades do Tesouro Direto, tais como os gráficos de rentabilidade acumulada, históricos de cotações. Ajudam muito na tomada de decisão sobre resgate antecipado, por exemplo.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Muito bom Mestre.

    Essa é a melhor forma de iniciar as pessoas nos investimentos.

    Como já estou avançado não coloco mais nenhum centavo em TD, eu até evangelizo outros a fazer o mesmo. Atualmente sou veemente contra financiar o governo de qualquer forma.

    Abraços!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o que vc "prega" nesse evangelismo? Quero começar a investir... leio, leio e leio e cada vez estou mais perdida!

      Não quero começar com investimentos que... os que já investem há anos dizem "se eu soubesse o que eu sei hoje, nunca teria começado com 'isso'"... mas como você começaria então? Porque ninguém se dá ao trabalho de colocar um passo a passo assim pra gente? Do tipo, "daí tu clica aqui, daí tu clica alí"?

      Montes de blogs... de gente ostentando sua evolução e dizendo que é pra motivar! Se é um diário... tudo bem... mas se é pra motivar... seria interessante tentar motivar quem não entende nada, né? E pra motivar quem vai começar do zero, tem que ensinar!

      Este foi o primeiro passo a passo que eu , realmente, TOTALMETNE leiga no assunto, consegui entender! E já passei para dois amigos, que estão na mesma situação que eu!

      Vocês, que entendem do assunto... gostam de perder dinheiro? Não digo quem se arrisca com ações, que já entende da coisa, já tem suas estratégias definidas... digo de uma pessoa leiga... que, trabalhando, conseguiu guardar seus primeiros 10 mil reais e ainda tem medo de perder!

      Então, mesmo com este passo a passo... fico na dúvida... agora disseram aí nos comentários que só o Intermedium pra abrir uma conta digital... eu nunca nem ouvi falar a respeito... o que é? um banco?... como vou ter confiança? Não existe na minha cidade... abre a conta pela internet?

      Ainda procurando uma luz no fim do túnel...

      Excluir
    2. Primeiramente parabéns pelo depoimento Lilian! Realmente falta isso na blogosfera, o passo a passo. Pessoal falam por ai que tem que investir em FII, LCI, LCA mas não ensinam como fazer isso. Ai fica complicado para quem não entende nada mesmo. E foi pensando nisso que escrevi este post e que bom que ajudou a clarear algumas coisas para você.

      Quanto as suas demais dúvidas, o intermedium é como se fosse um banco mas só que digital. Não existe uma agencia física. Sobre ele voce consegue mais detalhes neste link

      https://bancointer.com.br/institucional.jsf;jsessionid=F3D365AA32B6FEDA8E4BE6C62CFCBD05

      Voce abre a conta pela internet e é seguro sim. Se você tiver conta em outros bancos como caixa, bradesco, bb, itau procure a agencia e fale com seu gerente sobre a possibilidade de criar a sua conta digital.

      A outra opção seria fazer o deposito via boleto direto na conta da corretora e continuar com os passos que passei. Se voce precisar do dinheiro novamente eles depositam na sua conta poupança que voce informa no momento do seu cadastro com eles.

      Abç e duvidas é só perguntar.

      Excluir
    3. Conquistou meu interesse! Primeiro pela postagem do Passo a Passo, depois, por este comentário.

      Obrigada por enquanto.

      Saiba que você... (e os demais que tem blogs e que lerão o comentário) tem estes leitores também: Quem é leigo, não quer pagar pra ter o conhecimento e que está lhes acompanhando.

      Vou ficar de olho nas próximas postagens, também vou ler tudo o que você já postou... ver o que me ajuda!

      Desejo-lhe sucesso em alcançar seus objetivos!

      Excluir
    4. Lilian, quanto anos você tem? Já namorou, se sim, quantas vezes?

      Vc é loira, morena, ruiva...?

      Excluir
    5. Lilian, como dá pra depreender do comentário anônimo acima, há alguns malucos nesse meio. Espero que não se incomode. Basta ignorar os comentários rudes dos anônimos e você vai voar em céu de brigadeiro com o conteúdo dos blogs.

      Kroyz.

      Excluir
  9. Sei bem que o lance é diversificar, mas sei lá, tô tão acostumado com aquele LCI maroto que paga 95% do CDI, rs...
    Não me sinto confortável em investir no tesouro, sei lá, preciso testar pra ver..kkk
    De td forma no passado eu fiz tds as etapas necessárias, exceto transferir a grana pra Easy e comprar os títulos...
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que é LCI... o que significa pagar 95% do CDI?

      Excluir
    2. CDI significa certificado de depósito interbancário, é uma taxa sempre próxima à SELIC (pesquise SELIC hoje no google para ver a taxa atual); logo, 95% do CDI significa; 95% x a taxa atual do CDI

      Engenheiro Mineiro

      Excluir
  10. Olá MC parabéns pelo blog muito bom,sua explicação foi ótima parabéns mas eu ainda tenho uma duvida besta,como faço pra resgatar uma merreca caso eu precise muito?
    Na conta digital vou ter um cartão pra retirar no caixa ou o bagulho é tudo online?
    Grande abraço MC!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pelos cumprimentos amigo.

      Caso voce precise resgatar seu dinheiro é só fazer a solicitação no site da corretora. Lá eles tem video-aulas explicativas que mostram o que voce deve fazer exatamente.

      A conta digital é a mesma conta que voce tem no banco. Por exemplo voce vai la na agencia cria uma conta poupança normal e pede para o gerente vincular a sua conta digital a sua conta poupança. entao tudo que cair na sua conta digital automaticamente cairá na sua poupança. Ai é só ir la sacar ou usar o debito se preferir.

      Abç

      Excluir
  11. Fala Mestre, realmente você inovou, há leitores com pouco conhecimento e esse passo a passo foi bem legal, agora já era, está intimado a fazer outros passo-a-passos rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala stiff! uau man, puta palavra forte essa, "inovação" não sei se cheguei a tanto rs. De qualquer forma muito obrigado pelo elogio.

      Eu havia notado que na blogosfera o povo falava muito de que "voce tem que investir no titulo X, comprar lci Y, ações Z" mas não falavam oomo fazer isso mostrando a parte pura e operacional da coisa. Este passo a passo entrega tudo um pouco mais mastigado.

      Assim que eu começar a investir em ações (ainda vai demorar um pouco) vou fazer isso também, mostrando tudo o que deve ser feiro até ter ela em seu poder.

      Valeu Stiff

      Excluir
  12. Excelente post Mestre, agora favor fazer um sobre FII que diabos não consigo aprender

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz e seu eu ti falar que também não entendo nada e FII rs

      Nunca mexi com isso mas se um dia resolver a investir nisso eu venho aqui no blog e monto um passo a passo.

      Abç

      Excluir
  13. Desde q comecei a usar o banco inter é só alegria, recebo o salario no banco "normal" e tranfiro tudo pro inter.
    Zero taxas de ted, nao importa o valor.
    Ótimo post para iniciantes no tesouro, parabéns.

    ResponderExcluir