Mestre dos Centavos

Sem medo, sem desculpas, apenas resultados.

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Atualização Patrimônio Financeiro JAN/18: R$ 71.810,00 ou + R$ 7.383,00 (+11,46%)



Fala ae bando de chupa cabra

Vamos para a primeira atualização patrimonial do ano de 2018 na qual trago algumas novidades e também falar sobre a minha mudança de mindset radical no que tange aos investimentos. 



To sem saco de ficar postando renda passiva por causa da volatilidade deste mercado e porque também não realizei lucro ainda. E outra, o Mestre dos Dividendos ao que me parece parou de fazer o ranking de renda passiva dele e por isso não vejo mais razão para isso. Se ele pedir eu coloco aqui. 

Consegui manter mais um mês com crescimento de patrimônio mesmo com as terríveis quedas que as criptos de modo geral sofreram neste mês de janeiro. E isso se deu graças ao aporte foderoso que fiz de 15k na qual será explicado a seguir.

Lembram-se que em um determinado mês meu patrimônio caiu drasticamente? Pois então, isso aconteceu porque eu retirei parte da grana para comprar um carro. Isso mesmo. 

O lance foi o seguinte, comprei um veiculo da  empresa onde trabalho que a cada 05 anos trocam seus veículos por outros novos e os oferecem para seus funcionários com uma boa diferença de preço bem abaixo do mercado. Dito isto eles abrem uma especie de leilao interno onde todos os interessados possam dar seus lances, neste caso em questão eu fui o arrematante do veiculo. O que me enrolou para vende-lo foi que preencheram o recibo incorretamente e tive que aguardar chegar uma 2º via. Somente depois disto foi que consegui passar o carro para o meu nome e depois vende-lo. Minha margem de lucro foi de 4k. Nada mal levando se em consideração que eu o usei por 4 meses. Então este aporte gordo ai foi decorrente da sua venda, o restante eu já tinha antecipado e incorporado ao patrimônio. 

Apesar das criptos terem comido boa parte do meu crescimento isto não me abala pois sei da volatilidade deste mercado. Foi desafiador acompanhar dia após dia este mercado especulativo pois vi meus 20k iniciais virarem 80k e dias depois este 80k virando pó e retornar a quase o patamar inicial de 20k novamente. Fiquei naquela esperando e acreditando na continuidade da valorização e não realizei lucro. ou seja, me fudi. Estou lendo um livro atualmente chamado Os Aximoas de Zurique e ele trata muito bem sobre o tema especulação que é o que este mercado de cripto moedas é, especulação. Se eu tivesse lido antes eu teria me atentado ao 2º axioma que diz para combatermos a gula e realizarmos lucro cedo. Fica ai pra mim a lição. 

Sigo neste mercado que estou achando muito perigoso mais ao mesmo tempo fascinante. Como diz uma passagem muito interessante do livro: 

" A menos que voce tenha pais ricos, a unica maneira de sair da pobreza , sua unica esperança é submeter-se a riscos. Certo, é claro, trata-se de uma rua de mão dupla. Assumir riscos implica a possibilidade de perda em vez de ganho. Ao especular com seu dinheiro, você se arrisca a perde-lo, em vez de acabar rico, pode acabar pobre. Mas veja por outro angulo: Como um assalariado comum, perseguido pelo imposto de renda e arrasado pela inflação, carregando boa parte do mundo nos seus pobres ombros. A sua situação financeira de qualquer forma já é uma droga. Então, que diferença faz ficar um pouquinho mais pobre na tentativa de se tornar mais rico? 
E tendo os axiomas de Zurique como parte do seu ensinamento, é improvável que fique mais pobre. Tem é chance de se tornar muito rico. Há mais espaço para subir do que para descer, e aconteça o que acontecer, pelo menos você estará vivendo uma aventura. Com o potencial de ganho tão maior do que o de perda, o jogo está armado ao seu favor."

Aqui é pra louco

É como eu digo confrades...

Fique rico, ou morra tentando.




53 comentários:

  1. Fala Mestre dos Centavos!

    Axiomas de Zurique é um livro interessante. Mas tenho alguns receios sobre alguns conselhos, que podem ser interpretados equivocadamente por alguns iniciantes.

    No mais, é isso mesmo, meu nobre...

    Fique Rico ou Morra Tentando!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Termos Reais

      Apesar do meu parco conhecimento sobre finanças consegui perceber algumas bobagens do livro. O negócio é saber filtrar o que é relevante e nao ficar deslumbrado com aquilo.

      Valeu

      Excluir
    2. Falou tudo, iniciantes. É um livro fodão, alguns têm que ler umas 10 vezes rs

      Excluir
  2. Mestre na boa: eu esperava que você nunca tivesse conhecido o Axiomas de Zurique. Sem querer ser hater, mas preciso te dar um choque de realidade.

    Você não tem chance na vida se seguir esse livro. Você tá construindo um patrimonio legal, mas está perdendo o rumo com as criptomoedas. E agora lendo esse livro, falta muito pouco para você entrar na bancarrota.

    O Axiomas de Zurique é um dos livros mais vendidos e lidos no mundo das finanças. Se todo mundo que tivesse o livro estivesse rico, ficaríamos sabendo de um monte de casos na TV, internet, revistas, etc.

    O Axiomas é um livro que mexe com o que tem de mais frágil no ser humano: o ego. A gente lê aquilo e acha que é o escolhido e que vai ganhar a grande tacada. Mas não vai.

    Leia como lazer. Não leia para repetir o que é feito.

    Você não tem capacidade para chegar sequer aos pés de quem sabe fazer dinheiro com especulação.

    Ninguém aqui tem. Nem eu, nem nenhum visitante desse blog. Até porque convenhamos: quem ganha dinheiro está cagando pra isso aqui.

    Mestre, desiste disso. Vai pelo caminho seguro.

    VOCÊ NÃO TEM COMPETÊNCIA.

    Não é haterismo.

    Guarda esse post. Imprime e cola na sua porta pra vc ler todo dia.

    VOCÊ NÃO TEM COMPETÊNCIA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato pelo conselho anon

      Não vou seguir o livro ao pé da letra, lógico que não. Agora ali existem alguns conselhos que são sim pertinentes como o que eu próprio citei no meus post como realizar lucro bem cedo, se eu tivesse esta ideia em mente não tinha perdido a oportunidade que infelizmente me escapou.

      Brincadeiras a parte Eu não pretendo de forma alguma ficar neste mercado altamente especulativo e tirar minha IF disto. No máximo algum lucro legal e só.

      Excluir
    2. Cacete, nunca li tanta bobagem. Realmente não entendo por que tantos odeiam tanto assim esse livro. Minha leitura é que ou não entenderam, ou fizeram merda e colocam a culpa no livro.

      Meu brother, se você segue alguém fielmente, está fadado ao fracasso. O livro possui um excelente conteúdo para ajudar em sua formação emocional para lidar com investimentos e especulações, não para seguir tudo o que está escrito cegamente.

      Mestre, não dê ouvido à esse idiota. Você tem competência SIM! Todo mundo que tiver sangue nos olhos e persistir no que acredita, vai chegar em algum lugar. Mas não é com essas asneiras que alguém vai progredir na vida. Se ficar ouvindo esses pessimistas, aí sim você se tornará um incompetente.

      Vê se cresce anon!

      Excluir
    3. Mestre sigo as palavras do anon. Você está absurdamente exposto a risco: 66% do patrimônio (2/3) em capital especulativo, o restante 1/3 em empréstimo a PF e cooperativa... está exposto em cada centavo.

      Se teu retorno esperado não for gigantesco, não vale a pena. A exposição ao bitcoin por incrível que pareça é a única dessas que parece oferecer retorno compatível com o risco. Mas veja, retorno compatível não significa que é bom.

      Devemos sempre pensar no pior caso. O que pode acontecer no pior caso?

      cripto: perder tudo, ok
      empréstimos: perder a grana e a amizade
      cooperativa: ser chamado a cobrir rombos (puts)

      Então desses 3 itens aí, todos são altamente especulativos e arriscados.

      Acho que você deveria deixar como está (menos a tal da cooperativa) e ir migrando os novos aportes em produtos melhores: ações de boas empresas, fiis e TD

      Abs, torcendo por ti velho

      Excluir
    4. Valeu Yuri, sigo na pegada mas bem alerta.

      Abç

      Excluir
    5. Mestre.

      Sou o anon do comentário original. Não dê ouvidos ao Quarentão.

      Você não tem competência.

      Nem eu, muito menos o quarentão, que só resolveu me responder porque algo da minha mensagem fez com que ele se sentisse diminuído e, em vez de argumentar racionalmente, resolveu me atacar. Normal nos dias de hoje.

      Vai por mim e pelos outros que te responderam.

      Excluir
  3. Agora sim, vou comentar depois de responder a última asneira postada por um anon que perdeu a chance de ficar calado.

    Saudoso mestre, fico feliz que esteja em busca de aprimorar seus conhecimentos, e mantendo seu senso crítico à tudo. Não vou ficar comentando sobre cryptos, até porque foi uma decisão sua e não me cabe julgar, só apoiar. Acho que você fez muito bem em ter entrado neste mercado especulativo, e serviu para te trazer ensinamentos. Eu acredito demais, que aprendemos muito mais na tempestade do que num dia ensolarado. Sendo especulação ou não, você foi lá e fez! Muito melhor do que ficar na dúvida e não fazer nada. Por isso, meus sinceros parabéns.

    Eu não entrei por minhas próprias crenças, mas guardo isso pra mim. E de maneira nenhuma torço contra, é um caminho sem volta e que está sacudindo os grandes, e isso é excepcional! Cryptos é apenas uma das vertentes, mas o que tem de fato mudado consideravelmente é a abordagem de blockchains.

    Um abraço, parceiro. TMJ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso ae Siri, tudo serve como aprendizado e expansão do conhecimento. É o preço em que se paga para adquiri-los.

      Abç

      Excluir
  4. Fala Mestre, por isso que eu nem investi em criptos. Continuo achando que é uma bolha e como sou meio lerdo, nem sei quando é alta pra sair fora.
    Eu nunca tinha ouvido falar sobre esse livro, mas achei interessante. Já baixei um pdf pirata aqui e vou ler. Valeu pela indicação.

    ResponderExcluir
  5. Que delícia ver você perdendo dinheiro, se eu não tenho nada, torço para que os outros tbm não tenham. Estou jejua do e orando a D'us para que seu investimento em raiblocks (nano) seja um SCAM e suma de uma vez no mercado, para vc entrar em desespero e fazer besteira.

    Anônimo zelador fracassado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só um adendo anon, eu ainda nao perdi dinheiro, apenas deixei de ganhar mais.

      Esta sua forma de pensar ai é triste e decadente. Rezo a Deus para nunca ser assim, e peço também para que voce mude esta sua forma de pensar.

      Excluir
  6. Boa sorte, MC e ainda sim um belo crescimento patrimonial, ótima jogada com a compra e venda do carro, abraço e sucesso.

    ResponderExcluir
  7. Agora a onda das criptos já passou. Vai ser como ações, as pessoas vão ter de comprar muito pra quem sabe talvez enriquecerem daqui 20 anos.

    Se foi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ambos os mercados citados por você são imprevisíveis. Pode acontecer como voce bem disse como totalmente o contrário.

      Excluir
  8. Bitcoin está caindo. Será que vale a pena comprar ainda? Se alguém me garantisse que o bitcoin vai chegar no final do ano como chegou no fim do ano passado, eu colocaria tudo em bitcoin.

    Esse é o problema da gente não poder prever o futuro ou não poder voltar no passado. Se eu voltasse pra janeiro de 2017, investiria tudo em bitcoin.

    Esse nosso jeito de vida não tem graça, nunca sabemos nada. Escravos do tempo! Não conseguem nem controlar o tempo, vergonhoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eis nosso grande dilema anon. Ah se soubessemos...

      Excluir
  9. O plano de milionário até o fim de 2018 ainda está de pé mestre?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas claro que está meu nobre. Plano e vontade a gante sempre tem, agora se vai dar certo... ai são outros 500. rs

      Excluir
  10. Com toda aquela desvalorização vc ainda registrou aumento? PARABÉNS! Pode ficar tranquilo MC, em breve ocorrerá outro(s) boom das criptomoedas! Prevejo que vc fechará o ano entre 250 a 500k... Pode escrever aí, cravado em 02/02/18, me cobre no fechamento do ano hahaha

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, sempre bom encontrar alguem tão otimista assim! Tomara que seje mesmo.

      E vou cobrar hein, se faltar voce intera, O que sobrar te passo. Topas? hahahaha

      Excluir
  11. O problema das criptomoedas é que acaba ficando vulnerável a quem tem um máximo volume de recursos. uma única "baleia grande" é capaz de movimentar o mercado e arbitrar os preços. O cara vai lá, investe uns 60 milhões em uma moeda que vale centavos. O preço sobe, consequentemente a manada é atraída pelo quanto a ação subiu, depois que a manada se junta na viagem o boiadeiro diz à Deus e o dinheiro vira pó. É assim que eles jogam. Até a pouco tempo atrás estavam investigando a Bitfinez

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essas baleias são terriveis. tem que ficar de olho no book de ofertas.

      Excluir
  12. Ué Mestre dos Dividendos, você só gosta de fazer análise de renda passiva quando ganha??
    Quando esta perdendo você não quer fazer??
    haha,
    saiba perder também..rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que seu comentário foi dirigido a mim, certo? Sou Mestre dos Centavos. Mestre dos Dividendos é outro blogueiro.

      Mas em resumo se não fosse meu aporte de 15k eu teria sofrido uma queda de quase 8k. Fica como registro aqui.

      Abç

      Excluir
    2. Contabiliza de novo pq seria ainda mais prejuízo, olha o preço da Raiblocks ...

      Excluir
  13. Vc ta crescendo mto rapido esse patrimonio?
    De "aviãozinho" passou pra "Gerente da Boca"? Hehehe
    Abraco

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  15. Muito bom MC, esse lance do carro foi muito bom! Espero que isso não de dor de cabeça como procura vendedor ou documentação ruim.

    ResponderExcluir
  16. Parabéns pelos negócios, MDC!

    Agora o BTC caiu as cataratas do niágara e de forma explosiva. Se possível da uma passada no meu blog, pois escrevi sobre isso e de certa forma pode te ajudar nas futuras definições.

    Abraços

    ResponderExcluir
  17. E ai mestre agora que o botcoin ta caindo mais qual é o preju?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não realizei lucro e nem prejuízo sigo no hold.

      Excluir
    2. Queremos ver o prejuizo. Calcula ai com railixo em 24 reais ...

      Mes que vem vai entrar mais um carro de 15K pra compensar kkkk

      Excluir
    3. Com esta queda hoje meu patrimônio estaria em 40k. Tem que cair é mais para comprar mais barato ainda porque quando subir, meu amigo, será lindo.

      Excluir
  18. Mestre,
    Vc compra as altcoins aonde?
    A poloniex tá barrando o cadastro. Vc tem alguma sugestão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sabia que a poloniex tava barrando cadastros. Fodah man

      Faz cadastro na Binance, lá tem bem mais opções de criptos.

      Abç

      Excluir
  19. Oi Mestre!

    Esse negócio de criptos é doideira.

    Tenho um pequeno capital nisso.

    Um valor que não vai me tirar o sono.

    Acredito na valorização, mas não coloco muitas fichas lá.

    Vai que eu esteja errado e as criptos valham zero no futuro.

    Melhor não arriscar com muito.

    Sucesso pra você!

    Pó pó pó ;-)

    ResponderExcluir
  20. O Axiomas de Zurique é ótima. Tem vários toques muito bons para traders, embora conheça gente que torça o nariz para as dicas que tem lá. Sucesso!!

    ResponderExcluir
  21. Fala Mestre, o trecho do livro diz tudo, temos que correr certos riscos !! eu ainda estou enrolando para entrar em criptomoedas, mas ao menos não entrei quanto estava nas alturas...

    ResponderExcluir
  22. Boa MC !!

    Um leilão desses cairia muito bem pra mim. Não curto a idéia de ter carro, mas revender é uma possibilidade

    Apesar das quedas das cripto, foi um momento até que interessante para entrar ou comprar um pouco mais, tendo em vista um trading ao invés do hold.

    Eu particularmente meti o louco com uma grana que recebi (e vou contar no meu próximo post) quando teve a queda de 18k durante as 2 últimas semanas, comprando 1 bitcoin. Tendo em vista a disparada do $ do 3,09 pros 3,30 acabei vendendo quando chegou nos 30k.

    Quem sabe com esse lucro, eu volte a repetir a dose !

    MC, depois da uma passada lá no meu blog. To começando e todo feedback é super bem vindo!

    Se não for pedir muito, pode colocar ele no seu blogroll?

    Forte Abraço.

    ResponderExcluir
  23. Fala Mestre dos centavos .. Por incrível que pareça acompanho seu blog já faz um tempão e te digo uma coisa meu salário gira em torno de 4 k .. Mas líquido sobra seu 3.5 e eu penso o mesmo que você .. Vale a pena correr o risco porque nós assalariados não temos outra opção mesmo !!
    Estou lendo o livro " O investidor inteligente" de Beijamin Graham , vou resumi-lo em parte das ações ordinárias .. Abra o google e coloque ações do Banco do Brasil .. Vai aparecer um gráfico e daí você coloca os últimos 5 anos .. Esse livro explica que todo mercado é assim primeiramente ele anuncia "POVO AS AÇÕES DO BANCO DO BRASIL ESTÃO EM ALTA" e lah se vai uma boiada para comprar as ações em alta .. Só que não esperam uma baixa ou seja, ele é volátil e o livro ensina você a comprar em baixa e vender na alta .. Ou seja compre em 18-20 reais e venda a 25-30 reais .. Nada de ser olho grande meu filho !

    No mais é isso ... Comprar ações em baixa no momento da crise ! Mas atenção compre ações de empresas super sólidas como é o caso de Bancos , e mega empresas petrobras , vale dentre outras com mais de 10 anos ..
    Investir em empresas novas corre o risco de subirem um pouco e depois cair .. cair .. e nunca mais recupera-se ..

    Ficou curioso é só ler o livro meu velho .. Aliás , nós assalariados temos pouco tempo para fazer isso , mas vale muito a pena !

    Montar empresa no Brasil ??? Nem fudendo .. impostos ... funionários te colocando na justiça dentre outras bizarrices !

    Bem ... Grande abraço e eu continuo na busca do milhão atualmente 250 K ... e subindo !!

    ResponderExcluir
  24. Fala galera, segue o link do ranking da finansfera, que estava nas mãos do mestre dos centavos e foi passado pra mim.

    https://jovemdesucessopromissor.blogspot.com.br/2018/02/ranking-de-patrimonio-da-blogosfera.html

    ResponderExcluir
  25. Está de parabéns MDC, conseguiu escapar do banho de sangue das criptos. Esse ano parece que será um ano de virada para você e muitos jpbf (espero que para mim também rsrs). Abraços.

    ResponderExcluir
  26. Fala Mestre!

    Eu quase infartei nessa queda toda das criptos, pelo lado bom é que se eu não morri ainda eu não morro mais com quedas hahaha

    Pababéns por ainda ficar no azul, vamos que vamos!

    ResponderExcluir
  27. Cara tenho uns 400 temers em BTC, mixaria, ainda não tenho coragem de investir alto nisso, ainda mais pra quem ganha apenas 2k. Tinha colocado 554 em LTC, daí sai no prejuízo e vendi por 350, comprei tudo em Waves, o potencial dela é chegar U$ 1k, substituo da Ehterum ou seja tenho 10 dela, teria 10k ou 30k BRL.

    Força e fé

    ResponderExcluir
  28. Acabei de ler um post do pobretao, datado de 27 de fevereiro de 2016, nomeado de curtinhas do pobretao 19, dizendo que ele viu você andar de metro com ele, quando você foi pra são paulo. Isso foi verdade mesmo? oque você pode nos contar a respeito

    Eu queria muito conhecer o pobreta, mas acho muito difícil...

    Forte abraço Mestre, e muita prosperidade!

    ResponderExcluir
  29. Sobre o Livro AXIOMAS DE ZURIQUE eu digo que tem sacadas legais, porém você deve mesclar os conhecimentos, e criar uma estratégia que te deixe confortável. Uma as coisas que o Livro prega, que fiz e tive um mal resultado foi não diversificar, manter todos os ovos na mesma cesta focando apenas no crescimento do capital. Pois bem...Nessa história perdi 50K. Não culpo o Livro, culpo minha ganância extrema, que mesmo com minha consciência dizendo "Diminua sua posição e diversifique" eu debatia: "Só mais 20K, e daí diminuo"...

    Deu errado, tive de começar de novo abaixo de zero (com dívidas) e tive de ser muito forte para não entrar em depressão. (Já que poucos dias antes tinha ganhado um pé na bunda.)

    Sem dinheiro, sem namorada, e com dívidas. Hoje me tornei MUITO mais forte devido a tudo isso, mas não abro mão de uma certa diversificação hoje em dia.

    ResponderExcluir