Mestre dos Centavos

Sem medo, sem desculpas, apenas resultados.

terça-feira, 9 de junho de 2015

Momentos de reflexão, um pouco do Mestre dos Centavos e a sua luta contra um inimigo interno

Olá Soldados...

Há muito tempo venho querendo escrever sobre o assunto de hoje. Como a  maioria deve saber estou chegando na casa dos 3.0 “ou já cheguei” e devido a isso ando vivendo um momento de reflexão a respeito das conquistas e das derrotas vividas até então. 



O post será de cunho bem pessoal onde os senhores passarão a conhecer um pouco mais a meu respeito e sobre quase toda minha vida.

Desta forma vou resumir bem resumidamente uhauaasus sobre o que eu aprendi em cada uma das etapas da minha vida que vou escalonar em três fases.

Dos 0 aos 10 anos: Se for para resumir essa primeira fase um uma palavra ela seria: Diversão

Sem sombra de dúvidas, minha infância foi mágica apesar de pobre, morávamos de aluguel, a comida era regulada, as roupas eram de doações mas mesmo assim consegui me divertir muito nesta fase. A casa em que eu morava tinha um quintal grande no fundo onde ele era todo cheio de arvores, tinha dois pé de mangas, pé de coloral, pé de jaca, pé de abacate, dois pés de goiaba, mais umas que não consigo lembrar, tinha até bananeira. O fundo todo era todo escuro e não batia sol de tanto pé de fruta que tinha. Aquele era meu recanto feliz, viva trepado nessas arvores, trocava de pé lá de cima mesmo, de uma copa de uma arvore pulava para outra. Aquilo foi meu parque de diversões por muitos anos. Sem contar as poucas mas intensas viagens que fiz para o sítio de parentes e conhecidos da minha família, os primeiros amigos, os primeiros tombos de bicicleta, o primeiro dia de aula já pagando mico “não vou contar isso aqui não uhahuahhus”, enfim, foi uma boa infância.

Era mais ou menos assim 


Dos 10 aos 20 anos: Essa fase se resume na seguinte palavra: Aprendizado

Dos dez anos em diante as coisas começaram a se complicar, os números de matérias na escola aumentaram, os alunos eram mais agressivos, a roupa que usávamos começaram a ser reparadas, logo veio a puberdade, as malditas espinhas, a punheta, os primeiros relacionamentos, as primeiras porradas na saída do colégio, os primeiros roles com os amigos, as cortadas das meninas, as pagações de micos, logo chegou o primeiro emprego, e tudo isso se tornou um aprendizado. Aprendi muita coisa boa e muita coisa que não presta também, aprendi a colar, pegar meninas, aprendi que não se deve cutucar espinhas com agulhas, aprendi que nunca de deve andar sozinho na rua de madrugada ao lado de um primo bundão, aprendi que mulheres são criaturas terríveis e gostosas, aprendi que nunca podemos dever mais do que ganhamos, aprendi a nunca mais encher a cara e entrar em coma alcoólico por causa de mulher alguma, e por fim aprendi a ter que trabalhar.


A melhor parte era a zueira que rolava solta na escola


Dos 20 aos 30 anos: Nesta fase que acabei de passar a palavra que a resume é: Conquista

Depois de ter passado por poucas e boas e ter aprendido muita coisa o mais sensato a se fazer é praticar esses aprendizados e adquirir experiência com isso procurando não cometer os mesmos erros mais de uma vez. Essa foi a fase de botar a casa em ordem, ou pelo menos tentar. Mas claro, como sou eu tive que fazer minhas cagadas colossais desde a me casar com a pessoa errada como me entupir de dívidas. Mas por mais que aconteceram coisas ruins todas elas serviram de experiências para não cometer novos erros e começar a acertar as coisas. Foi nesta fase que eu mais evolui. Tirei habilitação categoria D, me formei na faculdade, fui micro empreendedor bom um breve tempo, vivi no meio político, passei a ler muitos livros sobre os mais variados assuntos, fiz vários amigos, e ainda continuo fazendo, me estabilizei em um relacionamento que hoje tem muita cumplicidade, me estabilizei profissionalmente apesar do salário merreca, mas melhor pingar do que secar, enfim, foi uma fase de conquistas.


Uma boa sensação


E agora ao iniciar uma nova fase eu penso que essa será a fase da experiência, digo isso porque chega a hora do “ou vai ou racha” e utilizar tudo o que aprendi em prol da busca pela evolução pessoal em todos os sentidos. E é neste ponto que eu queria chegar...

Como todo bom ser humano sou cheio de defeitos, lógico. No entanto eu tenho um em especial que eu sei que me atrapalha de forma absurda meu desenvolvimento. Nem sempre eu tive esse problema pois ele começou a me incomodar depois dos dezoito anos. Eu tenho implantado em mim um dos sete pecados capitais mais avassaladores que existe que é a “preguiça”. 



Isso mesmo confrades, sou um tremendo de um preguiçoso, vivo em uma zona de conforto e evito ao máximo tarefas desgastantes e chatas. Só para vocês terem uma idéia só faço as coisas que me proporcionam algum prazer como escrever neste blog por exemplo, ou jogar vídeo game, assistir filmes, seriados, animes etc. Tudo o que envolve algo trabalhoso eu penso 500 vezes para fazer. Já comecei muita coisa e deixei de terminar por pura e simples preguiça, querem ver?

Já comecei aula de violão e só fui dois dias, comecei teatro e fui poucas vezes, fiz mais de um ano de ciências contábeis e desisti no meio do caminho, comecei um tratamento dentário e parei quase quando estava terminando,  estou na fase final do meu MBA e só falta fazer o TCC e nem comecei a fazê-lo, era pra mim ter terminado e estar com o diploma na mão a uns 4 meses atrás, parei de malhar por preguiça, e tantas outras coisas. Até hoje não sei como consegui concluir a faculdade, acho que foi por pura e mera espontânea pressão. Uhauhhuahu.


Falou o especialista


E ainda não para por ai não, além disso tudo tem as coisas que eu preciso fazer mas fico postergando como por exemplo fazer 2º via do meu RG que está todo zuado e isso já faz uns três anos, limpar meu terreno, arrumar meus dentes etc. Eu sei que preciso fazer essas coisas mas algo na minha mente me trava, por exemplo, eu tenho vontade de prestar concurso mas antes de tomar qualquer iniciativa um pensamento de desânimo invade minha mente e começo a pensar no quão sacrificante e chato é ficar horas e horas estudando assuntos maçantes enquanto poderia estar fazendo algo mais agradável. Sei que estou absurdamente errado de agir assim, mas por enquanto essa é minha natureza, o que me deixa fudido é que minha mente fica remoendo as coisas que tenho que fazer e enquanto não faço esse sentimento não passa. Acho que isso é caso de psicólogo mas até pra ir em um minha mente me trava dizendo que não que não vai adiantar que é caro etc. To fudido mesmo.





POREM, como eu disse anteriormente estou passando por um processo de reflexão e colocando na ponta do teclado sobre minhas conquistas, minhas derrotas e meus sonhos. Logo, resolvi me comprometer publicamente aqui no blog e vou lutar contra tudo o que tem me atrasado na minha vida.

Companheiros, direto eu penso em como que a vida da gente mudaria de forma absurdamente fantástica se nos dedicássemos mais aos nossos projetos e problemas pessoais. Chega a ser contraditório, imaginem vocês se nos dedicássemos a nós mesmos com a mesma intensidade que nos dedicamos ao nosso trabalho como os nossos problemas seriam diminuídos drasticamente. Como que eu em sã consciência consigo ficar oito horas ou mais trabalhando digitando dados no sistema parecendo um robô, chega a dar sono, e não consigo colar a bunda na cadeira nem por uma horinha pra estudar alguma coisa em casa. VSF.

Diante disso gostaria de comunicar publicamente que estou criando um projeto onde colocarei todos os objetivos que tenho que alcançar em um determinado espaço de tempo onde será publicada mensalmente a evolução do quadro.

No próximo post falarei do projeto, dos meus objetivos, do tempo estipulado e de como vou agir para resolver tudo o que tenho que resolver na minha vida. Será um super 5s que vou aplicar neste projeto e que compartilharei aqui com todos vocês.

Vencer ou morrer, vai ser tudo ou nada!


Grande abraço



30 comentários:

  1. Grande Mestre...

    Belo post...eu também tenho uma imensa dificuldade de terminar algo que começo, isso se começo e depois fico me lamentando. É muito complicado isso e não estou conseguindo mudar :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anom, não deixe de acompanhar minha próxima publicação onde será revelado sobre o que quero mudar e como pretendo fazer isso. Quem sabe pode te ajudar.

      Abraço

      Excluir
  2. Fala mestre dos centavos, acompanho seu blog já faz algum tempo e me identifico muito com algumas questões que você tem abordado nos últimos posts, principalmente sua trajetória de vida com baixos salários e cagadas homéricas, neste quesito me identifico pois já passei e ainda passo por isso apesar de hoje estar um pouco mais tranquilo do que no começo de minha jornada, mas ainda longe da IF hoje eu só consigo ver ela no horizonte.
    A mudança em minha vida ocorreu por volta dos 26 anos de idade atualmente estou para completar 30 anos, percebi que se podia trabalhar 36 horas seguidas para deixar uma empresa com bom caixa operacional poderia fazer o mesmo por minha pessoa, passei a vida toda emprestando minha habilidade para terceiros, mas nunca se dei ao luxo de usar tal conhecimento para beneficio próprio.
    Precisamos nos focar em 3 pilares da sabedoria :Objetivo,Foco e resiliência: Objetivo para saber onde quer ir e o que é preciso para chegar , foco para não se deixar levar por pensamentos intrusos e resiliência para lidar com questões complexas e sair fortalecido e experiente.
    O começo é mais difícil por não termos disciplina quando mais novos dada a falta de experiência, nessa fase não temos objetivos em nossa vidas!! o importante é descobrir nosso objetivo o quanto antes, mas convenhamos que todo mundo perde uma boa parte da vida na Matrix fazendo coisas que só vão agregar valor ao grandes players do mercado é exatamente quando tomamos a pílula vermelha que a Matrix se revela, neste momento podemos sair do casulo e encontrar um objetivo maior em nossas vidas.
    IF é uma meio e não um fim!! A vida começa depois da IF pois ela te da liberdade para se dedicar aos 3 pilares do conhecimento: Intelectualidade, físico e espiritual.
    Quando estamos dependente da Matrix nos só conseguimos sobreviver adequadamente e ficamos repetindo padrões pois não há liberdade para desenvolver os 3 pilares do conhecimento.
    Força em sua jornada mestre dos centavos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente comentário xará, pois é passamos por poucas e boas nesta vida amigo, realmente a maioria quase que absoluta dos jovens perdem muito tempo presos na matrix, e grande parte dessa maioria nuca irá sair, infelizmente.
      Esses padrões que repetimos feito macacos é pra fuder mesmo, a gente corre corre e não sai do lugar, até que um belo dia seja por um golpe do destino, ou seja, lá o que for, lemos algo ou alguém nos abre os olhos e começamos a enxergar o mundo de uma maneira diferente e finalmente abrimos os olhos para a verdadeira realidade. Fugir da matrix. O caminho: IF.
      Esses três pilares são ótimas ferramentas para nos ajudar a escapar desta cilada.
      Tamo junto nessa caminhada xará, vamo que vamo.
      Abraço

      Excluir
  3. me descreveu em boa parte aí. preguiçoso até. na verdade acho que isso tem outro nome, as fazer o quê. minha infância também foi pobre, morei muito de aluguel, não tinha roupas doadas, mas sim muito velhas de tanto usar (e pequenas, usava pelo menos 03 anos). na adolescência, o pobreta já falou como é. na vida adulta estou bem loge dos meus objetivos, porém não estou tão mal quanto poderia. (nível superior tecnolixo, concurso celetista, casado, com filhos, etc)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Passamos por coisas semelhantes em nossas vidas dado ao padrão brasileiro que se repete em grande parte das famílias brasileiras. Como você tem o clareza de enxergar que o objetivo é a IF já é meio caminho andado. Agora só basta voce trilhar e fugir das armadilhas do consumismo.

      Excluir
  4. Muito bom post mestre.
    Também estou na sua faixa de idade e pra mim está sendo bem complicado, muitas dúvidas sobre o futuro.
    Mês passado fui a um psicólogo e ele me disse que esse este período da vida, entre 25-30 anos, é um dos que mais olhamos pra trás e analisamos o que passou, fazemos um verdadeiro balanço de tudo.
    Sou muito preguiçoso também, e na minha opinião, o que gera a preguiça é a famosa "zona de conforto", quando tudo é cômodo não nos sentimos motivados a fazer algo, mas há um tempo atrás li em um blog que o mais importante não é motivação e sim disciplina, por isso defini algumas coisas que TENHO que fazer todos os meses, coisas como: ler 01 livro por mês, academia no mínimo 03 vezes por semana... e quando a preguiça tenta tomar conta eu me lembro dos objetivos e do que defini pra mim.
    Espero ansioso pelo próximo post.
    Abraço,

    Chimpa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Chimpa,
      Parceiro a tal da zona de conforto é foda, a falta de motivação, ou seja, motivos para a ação quando não temos arrebenta com tudo mesmo. Fiacamos estagnados e não saimos do lugar. Com relação ao blog que você citou desconfio que seja o Projeto Free Lifestyle do meu amigo Rover, ele explanou sobre o poder da disciplina e esse tópico foi um dos responsáveis a me fazer pensar no assunto e acender a chama para combater a preguicite agura uhauhas.
      Ainda neste mês postarei a continuação deste papo.
      Abraço

      Excluir
  5. Bah Mestre!

    Somos parecidos pra caramba!
    Essa reflexão atual é por causa dos 30 anos, eles vem com mais respnsabilidade.
    A minha preguiça eu chamo de "ócio criativo", não faço nada, mas já deixo tudo planejado pra fazer quando me der vontade.

    Atualmente eu estou pensando em vencer na vida sem precisar fazer concurso público, mas vamos ver.

    Abrç.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super Capital, sempre presente aqui no blog, é uma honra tê-lo aqui.
      Pois é amigo, como fomos criados em uma familia padronizada aqui no Brasil passamos por momentos semelhantes. Essa dificuldade que passamos pois de certa forma acabamos que ficando fortes e criando resistência contra possíves intenpéries.
      Com relação a sua estratégia de vencer na vida tem todo o meio apoio independente do método que você usar, seja com consurso, empreendedorismo, migração, loteria, investimentos, agiotagem, etc... Eu também tenho um plano B a respeito do assunto que será exposto no próximo post.

      Até lá

      Abraço

      Excluir
  6. Muito bom mestre. Vou por uma lista de objetivos pra este ano também.
    Você é um guerreiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu C.F

      Confesso que a minha lista de objetivos para o ano está atrasada mas vou ver se dou um upgrade em breve.
      O negócio e não deixar a peteca cair maluco.
      Abraço

      Excluir
  7. Grande mestre dos cents.

    Falou tudo, esse negócio de ficar trabalhando com todo o afinco para os outros e ser desleixado com as próprias metas é de uma incoerência brutal. Quer dizer que não é capaz de fazer nada por si mesmo? Tem que ser chicoteado para dar resultado? Então vai ser chicoteado pelo resto da vida! Infelizmente é assim que acontece, nos desdobramos para agradar aos outros e esquecemos de agradar quem mais importa: nós mesmos.

    Quanto à preguiça, você não está sozinho. Mas a preguiça tem um lado bom, se não fossem os preguiçosos não teríamos máquinas fazendo tudo por nós hoje, o mais importante é inteligência: quem se esforça mais e é menos preguiçoso: o caboclo que capina com a enxada ou o fazendeiro que senta confortável no seu trator ouvindo música? Quem dá mais resultado?

    duran-duran

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Duran

      Bela observação! Certas coisas consoam como relativas mesmo. Cara essa é uma coisa que me deixa puto da vida, ou seja, me matar oito horas diariamente pros outros e não ter coragem de fazer nada por mim quando estou em casa. Mas vou mudar isso, há se vou. Preciso mesmo levar umas chibatadas pra ver se me esperto uahhahu.
      Obrigado pelo comentário.
      Abraço

      Excluir
  8. Legal pararmos para fazermos uma reflexão de nossas vidas, quanto a preguiça acho que deve combater ao máximo para te ajudar a crescer profissionalmente e financeiramente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Beto

      Obrigado pelas palavras. Sempre bem vindo aqui.

      Abraço

      Excluir
  9. Cheguei aos 20 anos já com o mesmo estado reflexivo. Será que estou velho? O que conquistei? Como estão as pessoas da minha faixa etária? etc, etc, é necessário algumas perguntas. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ly, a maturidade para uns vem mais cedo a para outros mais tarde. Se nesta faixa etária você já estava pensando sobre este assunto meus parabéns.

      Abraço

      Excluir
  10. Olá mestre!

    Por acaso você foi criado ouvindo de seus pais e familiares elogios exacerbados sobre sua inteligência, a qual seria muito acima da média das outras crianças? Você já chegou ao ponto de ser, inclusive, comparado a um gênio? Você teve facilidades com matérias relacionadas às ciências exatas na escola?

    ResponderExcluir
  11. Eu também sofro desse mal chamado preguiça, eu costumo ter diversas idéias e planos, até para coisas simples como, por exemplo, o que fazer no final de semana, e então chega o fim de semana e não tenho energia para nada. Eu acho que o trabalho rouba grande parte dessa nossa energia.

    Eu desde 2010 leio sobre economizar e investir e peguei o conceito de ao menos não ficar devendo, porém estava pecando em poupar o dinheiro, nesse tempo poderia ter um bom valor guardado, mas não.

    Agora estou focado em conseguir a IF e não há preguiça que possa me impedir.

    Sigo acompanhando as postagens Mestre dos Centavos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvidas o trabalho é um grande vilão no quesito roubo de energia. Mas ainda assim não devemos entregar os pontos e sim lutar até o final. Indepenência IF ou morte!

      Abraço

      Excluir
  12. Belo Post!!!

    Parabéns, tenho que me inspirar em tu.

    ResponderExcluir
  13. Um moleque em cima de uma árvore, hahaha. Que cena primitiva. Nem imagino como é que eu achava graça nisso.

    ResponderExcluir
  14. A preguiça também me ferra muito.

    Se eu tivesse a possibilidade de escolher qualquer qualidade, tirando o poder de me lembrar de qualquer coisa que eu vivesse, eu escolheria não ter preguiça;

    ResponderExcluir
  15. Cara, sofro desse mal tbm... To lendo essa postagem em 2017, conseguiu vencer a preguiça? Se sim, me diz como pq eu to com preguiça de seguir tentando vencer ela tbm kkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá IN

      Cara deu uma melhorada mas vencer não venci não hahahaha. Vou levando como posso, fazendo uma coisa por vez.

      Mas mudando de assunto, voce está lendo todas as minhas postagens desde o começo? Se sim, você vai se deparar com muitas coisas interessantes que aconteceram comigo ainda. hahahahaha.

      Abç

      Excluir
    2. KKKKK isso aí, um passo de cada vez! Cara to lendo o seu blog e o do Mestre dos dividendos e "pegando as dicas" que vcs deram nesses anos todos, espero ver meu $$$ se multiplicar em breve kkkkk

      Abç

      Excluir
  16. Olá Mestre!
    Estou lendo sua trajetória, como já disse em um dos seus primeiros posts, (escrevi a uns 2 dias atrás) Tomei muito pau com agiotagem, mas por amadorismo mesmo. Preguiça atinge todos, em maior ou menor grau. Mas Estou com um novo foco agora, e vou tentar fazer Factoring de modo mais eletrônico, e com menos confiança nas palavras. Aprendi muito com o AGIOTA S/A. Pena que faz algum tempo que ele não posta.

    PS: Vou fazer um acompanhamento do meu crescimento financeiro também. Abraços!

    John D.

    ResponderExcluir