Mestre dos Centavos

Sem medo, sem desculpas, apenas resultados.

terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Ranking de Patrimônio da Blogosfera Financeira - Ano 2016

Muito boa noite a todos!

Está dado o início ao novo ranking dos blogueiros de finanças versão 2.017


Alguns dos soldados do milhão


Ranking este muito esperado por toda a blogosfera onde nosso amigo Investidor troll que desde a saída do Pobreta havia dado sequência mas que por motivos de força maior cedeu o espaço para que eu desse continuidade nesta bagaça.

O ranking deste mês representará o fechamento anual de todos os blogueiros, desta forma a variação contada não será a mensal e sim a anual.

Cabe lembrar aqui também que não tenho pretensão alguma de substituir o Troll ou o Pobreta pois o objetivo deste trabalho é simplesmente divulgar o patrimônio de cada blogueiro e as suas rentabilidades mostrando que é possível lutar para atingir nossos objetivos financeiros.

 Sem mais delongas vamos a corrida dos loucos!

Clique para Ampliar


Série A (Alls Stars)

Esses malucos da série A juntos somam a quantia de mais de 8 milhões. Eles são as estrelas do nosso ranking, são os picas das galáxias, eles são os alls Stars. O líder desta matilha não é nada mais nada menos do que a lenda viva Viver de renda que segue líder absoluto e isolado com um aumento anual astronômico de 900k. (ta que pariu). Já em 2º lugar temos outro titã da blogosfera Pobre catarrento que foi um dos poucos que obteve crescimento negativo anual pois direcionou parte dois seus recursos para a aquisição da sua nova moradia mas diz estar feliz pois está sentindo que está no caminho certo e quer viver uma vida mais zen. O nosso amigo O Idiota está com o alvo 1 milhão bem na sua mira e está muito próximo de atingir esta marca histórica. Prevejo que ele será o próximo milionário da blogosfera. Em seguida temos ele, o comedor de cocotas, o deflorador de GPs, o nobre Investidor Troll que resolveu dar um tempo de algumas coisas mundanas e resolveu mergulhar de vez nos braços de suas acompanhantes de alto nível. Este malandro sabe aproveitar a vida e ainda está beijando os 800k. Logo após  vem Holding Scott que fez algumas alterações na sua carteira que antes estava em 900k que caiu para pouco mais de 600k. Não entendi muito bem o que houve. Holding que em 2016 passou a perna em muitos blogueiros e subiu direto para a série A graças a uma herança recebida fazendo muitos blogueiros comerem poeira. O por último temos o blogueiro Operário Investidor que está sumido e não atualiza patrimônio desde setembro. Como foi dado praticamente um reset no ranking ele terá até fevereiro para atualizar caso contrário ficará de fora da próxima atualização.

Viver de Renda comemorando o 1º lugar


 Série B (ostentação)

Nosso amigo blogueiro contador de histórias forrest gump Doutor Honorários terminou o ano líder absoluto da série B mantendo relativa distância dos demais adversários. Infelizmente o nobre advogado da blogosfera ao que tudo indica deixará a comunidade pois sua identidade secreta foi descoberta deixando aberta uma lacuna que nunca será preenchida. A pra acabar de completar esse kengo não terminou de nos contar o desfecho final da história que ele havia iniciado. Logo em seguida temos o nordestino Baiano Canguino que fechou o ano quase que beijando os 300k mas sua posição está perigosamente ameaçada por Mr Dividendos que não atualizou seu patrimônio de dezembro e que está na sua cola. Pobre Japa está estreando na blogosfera com um belo patrimônio de mais de 250k (não confrades, ele não é o japonês da federal). No entanto esse japonês promete dar muito trabalho aos seus adversários da série B. Outro estreante na blogosfera é um blogueiro com uma profissão odiada por uns e amada por outros, estou falando do Funcionário Público Investidor que apesar do crescimento baixo ficou contente por ter batido a sua meta de 220k. ExecutivoPobre encerra o ano com 208k no bolso e com a esperança de que 2017 será melhor ainda em todas as áreas da sua vida. Executivo evoluiu bastaste em 2016 e quase conseguiu uma transferência para o exterior mas seu encarregado lhe passou a perna. Nem por isso ele se abateu e está buscando novas oportunidades por ai, e ainda continua empregado.


Doutor Honorários quando soube que sua identidade foi descoberta


Série C ( Veteranos)

Primeiramente gostaria de dizer que resolvi mudar o nome do pessoal da série C para Veteranos pois achei mais legal que tem mais a ver com eles. No geral essa galera tem bastante tempo de casa seja como blogueiro ou investindo. E quem terminou campeão da Série C foi o Surfista Calhorda que além de começar estreando no ranking já chegou passando a perna nos seus adversários tirando o posto que seria do Sovina que não ficou bravo, pelo contrário, ele está contente porque pela primeira vez ele fechou o ano no azul desde quando começou a investir na bolsa. Antes tarde do que nunca em sovina.  Outro blogueiro que estreia na blogosfera é o Guardião da Fortaleza que começa bem com seus 150k. No entanto ele está noivo e prestes a se tornar casadinho como diria o Pobreta.  E como todos sabem geralmente o destino continua sendo cruel e implacável para quem toma esse caminho. Guardião não se assuste com isso mas essa é uma percepção quase unânime aqui na blogosfera. Se você está feliz com essa decisão vá em frente e depois nos conte como é a vida de capado casado. Investidor Convicto continua firme em suas convicções (haha) e segue firme na bolsa com um misto da renda fixa onde ele está conseguindo bater o CDI. Ele que começou o ano atrás do Zé ninguém conseguiu ultrapassa-lo e deixa-lo na última colocação da série C. E falando nele fechamos a série C com o Zé Ninguém que mesmo sem aportar quase nada conseguiu crescer 21% e disse que voltará com gás em 2017 com novos e constantes aportes. Concluo a série C com uma vaga em aberta mas creio que esta será preenchida pelo próximo campeão da Série D na próxima atualização.



Surfista já chegou tirando onda

Série D (Emergentes)

Na tão famigerada série D temos a ala dos emergentes que é a galera que já domina um pouco sobre alguns investimentos e querem botar sua azinhas de fora para mostrarem para o mundo que eles também poderão chegar lá. Começamos com o campeão já consagrado e véio de guerra Vidinho que mesmo atualizando o seu patrimônio na ultima hora terminou o ano campeão da série D. Espero que pelo seu sumiço repentino ele não tenha sido usado como solução paliativa para falta de mulheres na cadeia pois como todos sabem, agora ele é agente penitenciário. Terminando em 2º colocado temos ele que é uma das promessas para 2017 o Jovem de Sucesso que conseguiu dobrar seu patrimônio em 2016 chegando a aportar na maioria das vezes até 100% do seu próprio salário. Como ele consegue tal façanha? Leiam o blog dele. Um pouco distante dele temos nosso blogueiro penoso Picca Pau Investimentos que teve um incrível crescimento anual de 162%. O penoso diz estar focado estudando para concursos pois quer virar funça. Ser lixo fez um post correndo para não queimar a largada para poder participar deste ranking. Ele apesar das suas reclamações e lamentações sobre a vida foi o blogueiro que obteve o maior crescimento anual em relação ao patrimônio de toda a blogosfera, fucking 521%. Parabéns Ser lixo. Atrás dele, no seu cangote está mestre dos centavos (eu) que também obtive um bom crescimento no patrimônio o dobrando praticamente mais graças aos aportes do que qualquer outra coisa. Logo a novela vai acabar e finalmente darei início ao meu investimento secreto que poderá me levar tanto para o céu quanto para o inferno. E fechando a série D atrás de mim bem na minha cola também, está o estreante Lyrical Master que apesar de ser bem novo já tem um bom patrimônio e um bom conhecimento sobre o que tange os investimentos. Tem aportes constantes e sem dúvidas ele seria uma das minhas apostas sobre quem um dia chegará a IF.


Vidinho exercendo seu poder de agente


Amadores (Zona do Desespero)

Agora descendo para o limbo chegamos a zona do desespero onde estão desde iniciantes a blogueiros velhos de casa que perderam muito na bolsa ou ainda aqueles que não conseguem sair do lugar. Começamos com o Highlander Finanças que contabiliza FGTS como parte do seu patrimônio mas que segundo ele é um dinheiro garantido que será resgatado muito em breve. E ele é seguido bem de perto pelo Burguês Inglório que está na sua cola e mesmo sem estar empregado e sem aportar boa parte do tempo cresceu 116% em 2016. Ele é mais um a se tirar o chapéu. E quem estava quase tendo uma relação amorosa com a série dos veteranos e de repente caiu para a zona do desespero é o Seu Madruga Investimentos que deu uma de louco e comprou um imóvel no ano passado reduzindo quase para zero seu patrimônio. No entanto seu madruga como todos sabem é empresário e logo se recuperará pois seus aportes são poderosos. Nosso blogueiro pensador Noimon termina o ano com 17k aplicados e diz estar satisfeito com essa marca. Infelizmente ele demorou acordar para começar a investir mas acredita ainda não ser tarde para isso. Esse é o espírito confrade! Agora na lanterna temos uma briga feia entre Investidor Maluco e Pobre sonhador onde ambos estão tecnicamente empatados com uma diferença (vou até escrever) de míseros cem reais. Investidor Maluco ainda conseguiu superar Pobre sonhador que termina o ano em último lugar mas eu ainda acredito que ele que dará volta por cima pois sei que ele tem uma carta na manga.


Highlander defendendo sua posição contra o burguês inglório

De momento é isso confrades! Espero que tenham curtido e   termino esta edição do ranking de finanças referente ao ano de 2016 com esperanças renovadas para que 2017 seja melhor para todos.

E para regaçar e fechar com chave de ouro deixo para vocês uma música bem legal. Ouçam a canção seus porrah, não precisa assistir o clip, só deixe tocando a vá para outra aba. Ouça bem alto se puderem, entrem na vibe da canção. Música 
faz bem para a vida, musica faz bem para a alma.




Que a força esteja com vocês!!!

96 comentários:

  1. Curti demais!

    Parabéns pelo post e parabéns aos participantes!

    Esta Finansfera é coisa boa demais!

    ResponderExcluir
  2. Só mito bloguístico final fight supra conhecidos na área de finanças.

    Parabéns aos concorrentes.

    https://lawyerinvestidor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Muito bom Mestre, excelente, parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Ficou muito bom o ranking. Essa futura vida de casado vai gerar muitos posts...rsrsrsrsrs
    Eu ri demais com o texto, parabéns.
    Abraçao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que vc se divertiu e levou na esportiva a brincadeira que fiz com voce guarda. Levar a vida com bom humor é sempre a melhor opção.

      Abç

      Excluir
  5. Mestre não tenho só uma carta na manga, mas sim duas que podem me alavancar direto para a série C.
    São ases que estou esperando pelo momento certo para por na mesa e levar a rodada. hahahah

    Quem estiver na mesa vai tremer. hahahaha

    Abraços e sucesso financeiro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala PS

      Duas? ta escondendo leite né malandro hahahha. isso ae guri.

      Excluir
  6. Sensacional a narração, mestre. Digna de toda honra e encômio!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São vocês que fazem a blogosfera ser show meu nobre!

      Abração

      Excluir
  7. Cara, dei risada.
    Tava com saudade de um fechamento tao engracado...
    Parabens MC.
    Abraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha ele ai. Grande mineiro. O comedor de pão de queijo! Sumido hein cara.

      Que bom que gostou meu rei.

      Forte abraço

      Excluir
  8. O pobreta deve estar orgulhoso... Vc representou mto bem
    Com ctz ele passou por aqui e pensou em q posicao estaria no ranking

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria de saber se ele realmente passou e viu este ranking. Não sei se ele iria gostar deste formato que fiz. Se ele não tiver me excomungando por ai, ta valendo rs.

      Pobreta, estou fazendo o melhor que posso.

      Abç

      Excluir
  9. Mestre, passei o capítulo seguinte (o sétimo) para o Uó encaminhá-lo ao Poney, a fim de publicá-lo. No entanto, o Poney ainda não respondeu. Já falei com o Uó que, se quiser, poderá também publicar a história.

    No blogspot, havia outros episódios já prontos agendados, mas esse foi o único que sobrou no computador. Infelizmente, a história vai ficar sem fim mesmo, porque o blog não voltará, como já disse.

    Agradeço mais uma vez a homenagem. Desejo sucesso a todos os competidores dessa "Corrida Maluca"!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, grande Doctor

      Voce sabe que eu só quis encher o seu saco sobre esse lance da história né seu kengo hahahaha,

      Tu vai fazer muita falta doctor. Deixo aqui para voce um forte abraço. Eu lhe estimo muito, assim como toda a blogosfera!

      Um Adeus, dolorido e saudoso.

      Excluir
    2. Claro que sei! rsrs... todos nós somos substituíveis. Já apareceram vários depois que saí, logo mais ninguém se lembrará do que aconteceu. Achei legal que o meu caso serviu pelo menos de inspiração para uma discussão sobre privacidade e anonimato.

      Na verdade, acho até que era a hora de acabar, estava escrevendo histórias, contando a vida como "Casmurro" jurídico.

      Parabéns pela narração! Abraço!

      Excluir
  10. Olá Mestre,

    Parabéns pelo trabalho. Excelente narração do ranking.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  11. Valeu a lembrança do van hallen! Há quanto tempo não ouvia..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é confrade, são tantas musicas boas para se ouvir e relembrar mas muitas vezes elas se perdem no tempo ou no esquecimento.

      Fico grato por ter lhe despertado este sentimento nostálgico!

      Excluir
  12. Grande Mestre! ri muito com o "solução paliativa para falta de mulheres" kkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. i ae almofada

      hahaha eu mesmo to rindo disso até agora hahahahah

      Excluir
  13. As idéias foram boas mas o ranking não foi tão engraçado quanto o do Troll. MC, você consegue aumentar o avatar dos blogueiros?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anon

      Grato pela crítica. O troll se revelou um mestre do humor quando ele fez o ranking dele. Realmente muito difícil chegar naquele nível mas a gente vai melhorando um pouquinho aqui, ali...

      Sobre os avatars creio não ser possível pois meu conhecimento nestas formatações de planilha é limitado. jeito deve ter.

      Excluir
  14. Grande Mestre dos Centavos, há tempos venho acompanhando seu blog. Gosto muito de poder ler ele e, inclusive, te adicionei na minha lista de blogs que sigo. Sou iniciante na blogosfera. Você topa adicionar meu blog na sua lista de blogs também?

    http://academicoinvestidor.blogspot.com/

    Agradeço.

    Sinceramente, O Acadêmico Investidor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por me acompanhar confrade.Bem vindo a blogosfera.

      Esta adicionado.

      Abç

      Excluir
  15. Muito boa narração Mestre, continue assim, parabéns a todos participantes do Ranking!!!!!

    ResponderExcluir
  16. Muito boa!!! Sou novo na finansfera e to curtindo muito vendo os blogs e conhecendo o pessoal.
    hahaha

    Como faço para entrar no ranking?

    https://gauchoinvestidor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas bah tche

      Bem vindo a blogosfera.

      Para entrar no rankig voce tem que publicar mensalmente seu patrimonio e ficar na fila de espera.

      Abç

      Excluir
  17. MC os gifs estão excelentes! Parabéns pelo trabalho, eu particularmente gostei muito do ranking.
    Estou bem triste com a grande perda do DH, mas o GIF dele ficou animal.
    Vida longa ao ranking de patrimônio!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu brow, que bom que gostou!

      Acredito que você mais do que ninguém entendeu a referência que fiz sobre o DH pois sei que você é um amantes dos filmes e com certeza assistiu esse do Tom Hanks. hahahaha

      Vida longa ao ranking!

      Excluir
  18. Parabéns Mestre dos Centavos e também a todos os blogueiros que mantém as esperanças e seus aportes.

    Rachei de rir com a GIF do "Viver de Renda comemorando o 1º lugar"
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  19. Muito bom Mestre! Torcendo para o ranking continuar por muito tempo.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  20. Valeu mestre, até o fim do ano vou pular pra série C heim haha

    ResponderExcluir
  21. Fala Mestre! Você tem mais detalhes sobre o que aconteceu com o DH? Como descobriram a identidade dele? Gostava muito do blog dele, é uma pena que isso tenha acontecido. Quero saber mais detalhes pois descobrindo onde ele errou, é possível evitar que nós erremos no futuro também.

    Grande abraço e parabéns pelo ranking!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá madruga

      O VDC fez um post sobre isso e o próprio doutor explicou o que houve por lá como anonimo mesmo. É realmente uma lástima a saída do doctor.

      Excluir
  22. Parabéns pelo ranking! Rumo ao milhão
    abraço

    ResponderExcluir
  23. Aew Mestre, magnífico, o ranking ficou legal demais!!!

    Só uma correção.. Tô satisfeito nada hahahaha

    Vamo q vamo

    Abraços e Suce$$o amigão!

    ResponderExcluir
  24. Muito bom Mestre. O novo formato ficou "massa"! Continue!

    abraço!

    ResponderExcluir
  25. Agora o Ranking está nas mãos certas. Muito orgulho de você, jovem mancebo imberbe e cabaço.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. i ae troletta, o deflorador de cocotas hahahahaha

      Da um puta trabalho fazer esse ranking mas ao mesmo tempo é prazeroso.

      Espero te ver sempre por aqui seu xibungo.

      Abraço

      Excluir
  26. Porra MC, não imita meus ExpandaPobres! KKK Pelo menos cita a fonte ;P

    ResponderExcluir
  27. PS.: O v1adã0 do Troll não respondeu meus comentários pedindo pra participar e não me incluiu no ranking mesmo o Pobreta tendo prometido. Se vai ficar contigo, vc me inclui então?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLá Self

      Então cara, incluir eu te incluo sim, o problema é que alem das vagas estarem todas preenchidas para a sua categoria, já há uma fila de espera. Mas estarei anotando o seu desejo de participar e na primeira oportunidade lhe coloco junto com esses loco.

      Abç

      Excluir
  28. Só passando pra dar uma força a quem não chegou aos 100k. Faça todo o possível pra quebrar essa barreira pois vale a pena. Depois fica mais fácil, tenham isso como uma lei.

    ResponderExcluir
  29. Mestre, parabéns por manter o Ranking atualizado! Excelente trabalho e comentários, não deixa nada a desejar!

    Abraços!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Zen, aos poucos vou tentando melhorar mais e mais.

      Abç

      Excluir
  30. E ai mestre dos centavos blza? Acabei de entrar no mundo da blogsfera e achei seu blog bem massa!! Primeiramente um Feliz 2017 cheio de sucesso. Devo atualizar meu perfil com o patrimônio atual e as metas em breve e gostaria de participar dessa bagaça. Muito legal esse ranking.
    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLá IE

      Primeiramente seja bem vindo a blogosfera! Obrigado por acompanhar o blog.

      Sobre o ranking para poder participar alem de você precisar manter seu blog sempre ativo, tem que fazer as atualizações de patrimônio todo o mês e ficar na fila de espera para entrar no ranking que já está grande rs.

      Abraço

      Excluir
    2. Blz MC, já comecei as atualizações de patrimônio me coloque ai na fila para entrada no ranking.
      Abraço!!!

      Excluir
  31. Ae Mestre! Sou grande fã do pobreta e dos grupos da real. Desde janeiro do ano passado faço planilhas de controle de patrimonio, é depressivo ver como eu invisto mal e sou pobre vendo a galera aqui saltando 55% num ano. To na casa dos 140k, tenta bater os 200k fim do ano. Salário merreca só gasto com comida e guardo tudo que posso. Sonhar ser milionário é bem difícil e pessoal só sabe ver quando vc já conseguiu e acha q veio de mão beijada.

    Sucesso ai, come umas gps e posta das desgraças da vida que era a alegria de entrar no pobreta haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem vindo ao blog amigo anon. Eu também gostava e ainda gosto muito do pobreta. Ele mais do que ninguém entendia muito os nossos perrengues do dia a dia. Voce já tem um patrimônio bacana. logo chegará nos 200k.

      Meu blog é voltado para um viés mais otimista de ver as coisas mas vez ou outra eu posto sobre algumas cagadas que acontecem comigo hahahaha.

      Abç

      Excluir
  32. Parabéns Mestre! Parece que finalmente o ranking voltou a ter a alegria de antes, agora voltei a dar gargalhadas como nas gifs do Pobreta.
    Acompanho a blogosfera desde 2014, não possuo blog e sou anônimo. Olhando o ranking eu me imagino participando, se estivesse, eu estaria na série D.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  33. Excelente o ranking MC, parabéns!
    Sigamos rumos a if.
    abs

    ResponderExcluir
  34. Eae Mestre!
    Percebo que nossos pseudônimos são similares, rs.
    Quais os prerrequisitos para participar do ranking?
    []'s

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fazer atualização de patrimônio mensalmente
      Ser ativo nos demais blogues
      E já estar há algum tempo na blogosfera postando seus textos

      Abç

      Excluir
  35. Fala, Julius!
    Te adicionei ao meu blogroll.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  36. Dos rankings pós pobreta esse mantém a linha de ser engraçado !!! só está faltando você contar mais "causos' prá gente !! té +

    ResponderExcluir
  37. Fala Mestre,

    Depois de vários anos enrolando finalmente criei um blog. Pode me adicionar no ranking?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. IV para eu lhe adcionar voce terá que ter mais tempo de blogosfera, alem do mais há fila de espera para entrar no ranking. Eis os requisitos:

      fazer atualização de patrimônio mensalmente
      Ser ativo nos demais blogues
      Estar há algum tempo na blogosfera postando seus textos
      Ficar na fila de espera

      Abç

      Excluir
    2. Mestre, obrigado pelo retorno.

      Você sabe dizer qual é o tempo minimo de blog?

      Excluir
  38. Ei galera, os rankings e fechamentos mensais são com base na rentabilidade bruta e no montante bruto? Ou valores líquidas após descontar impostos?
    []'s.

    ResponderExcluir
  39. Muito legal isso Mestre. Se for anual acaba ficando mais resumido e facilita a vida de todos do ranking. Abraço.

    ResponderExcluir
  40. Só tem mestre nessa lista ai!
    verdadeira inspirações! haha
    grande abraço!

    ResponderExcluir
  41. Kkkkk muito massa a foto dos "soldados"!! Parabéns!

    Cara, te acompanho tem um tempão! Mas só agora fiz um blog e espero poder fazer parte dessa galera!! Quem sabe um dia eu não entro pro ranking né?!?

    Grande abraço e sucesso em 2017!!

    ResponderExcluir
  42. Fala Mestre!!!!!!

    Voltei cara! Sentiu minha falta? Falta das competições?!

    Então se prepara que to de volta!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  43. Boa noite,

    Queria saber os critérios que vocês usaram para montar o ranking. Quais são as métricas? Os participantes colocam apenas sua evolução patrimonial ou onde estão alocados seus ativos? Quem tem um passivo (ex. casa própria) maior que o valor investido, é levado em consideração? Mesmo que não seja maior, o participante que tem um passivo, é levado em consideração?

    Minha intenção é montar um ranking entre amigos de mesma profissão e convívio, apenas pra que a gente se estimule a evoluir, assim como é quando se aposta com amigos quem vai emagrecer mais, etc.

    Pode me dar uma força e me dizer como funciona o ranking de você pra eu usar como base?

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É só ler o post do mestre

      http://mestredoscentavos.blogspot.com.br/2016/12/o-ranking-da-blogosfera-financeira.html

      preguiça de procurar viu...

      Excluir