Mestre dos Centavos

Sem medo, sem desculpas, apenas resultados.

sábado, 14 de novembro de 2020

Crônicas da CLT, parte II

 


Saudações galera

No episódio de hoje continuarei com o relato das crônicas da CLT na qual passei por poucas e boas. No post passado houve muitos comentários enriquecedores que corroboram com essas situações humilhantes que muitos passam na busca da sonhada promoção. 

 Meses depois daquele fatídico NÂO apareceu uma nova oportunidade, em outra área mas ainda dentro do meu escopo profissional e nada muito desafiador frente à o que eu já fazia. Um rapaz havia sido demitido porque ele também estava de saco cheio e sua vaga estava disponível, pegaram o bicho dormindo em pleno horário comercial 😆. 


Para não deixar vocês curiosos a vaga em questão era na área de compras.  Conversei com o cabeça, falei do tempo que eu tinha de casa, minha formação etc e ele se mostrou muito interessado em me contratar, mas isso foi uma conversa informal muito rápida já no final do expediente. Ele havia marcado uma reunião comigo para daqui dois dias. 

Chegou o dia tão aguardado e ele simplesmente não compareceu, inventou uma desculpa qualquer e disse que remarcaria para o dia seguinte.

 O que não aconteceu. 


Ai ficou aquela coisa martelando na minha cabeça, o cara não disse nem que sim e nem que não, preciso de uma resposta para acabar com essa aflição. Odeio quando isso acontece, igual quando você vai a uma entrevista de emprego, a pessoa fala que vai te ligar para falar se vai te contratar ou não, mas não ligam. Isso me deixa full pistola.

Enfim, dei um ultimato no cara mas de maneira bem educada obviamente, conversamos e ele disse que eu não tinha o perfil para o cargo. Até ai eu pensei: "Tudo bem, vão contratar uma pessoa com mais bagagem, mais experiência", Ledo engano o meu.

 Sabe o que aconteceu?

Deram a vaga para uma menina lá do  meu setor que além de ter bem menos tempo de casa, não tinha a formação adequada para a vaga, além de não ser muito bem quista pelos colegas do seu próprio setor pois diziam que ela era uma profissional meia boca. Ela estava sempre fazendo alguma cagada e tomava esporro do chefe direto. 

Eis aqui um paradoxo: Deram preferência para contratar uma pessoa de fora da ultima vez, mas agora quiseram uma de dentro do setor. Eu não estava entendendo mais nada.

Meu nível de ódio nessa hora

Eu só posso chegar a três conclusões: Ou meu gestor não quis me liberar para este cargo remetendo ao que aconteceu anteriormente, ou (sendo pretensioso agora) O cara ficou com medo de me dar o cargo devido a minha formação já que eu possuo MBA e com isso eu poderia no futuro roubar o cargo dele, ou ainda deram preferência pela moça porque vocês sabem né 😉. Eu creio que seja pela primeira opção mas vai saber.

Enfim, a cenoura nunca veio pra mim e infelizmente naquele ano de 2019 chamei o meu gestor para uma conversa franca e botei as pica cartas na mesa, que eu estava muito descontente mas que não iria pedir as contas afinal já tinha mais de seis anos a essa altura do campeonato. Como todo chefe ele me disse que não poderia me mandar embora porque era contra a política da empresa e blá blá blá. Eu disse que estava tudo bem, que não tinha pressa de sair e que de forma alguma eu iria abrir mão dos meus direitos. Continuei fazendo meu trabalho normalmente mas reduzi em muito a minha interação social com as pessoas, principalmente com meu chefe. Já não participava mais dos happy hour, das festinhas nem de nada. Eu não queria mais ficar lá, fiquei totalmente desmotivado, desanimado, desorientado, sabia que só iria perder meu tempo ali, nada mais fazia sentido.  Então em um belo e fatídico dia no final de 2019 consegui ser finalmente desligado.


Qual é a lição que aprendemos aqui senhores? 

Que seu chefe/patrão/empresa ta cagando pra você e tudo o que importa a eles é tirarem proveito de você e te pagar o mínimo possível, a cenoura, ou seja, a promoção, é só uma ilusão para te manter aprisionado e hipnotizado em uma vã esperança que nunca se concretizará. Eu penso que as empresas só tem a perder com tudo isso pois os bons profissionais se vão e levam toda aquela bagagem que aprenderam para outros lugares. Depois de sete longos anos deixei aquele lugar.

O que se veio depois como todos bem sabem foi a pandemia do corona vírus onde começou o isolamento social em março de 2020 e eu ainda estava desempregado. O que eu fiz para sobreviver neste tempo eu conto no próximo post, até la.

Finalizo com este video que apesar de eu já ter postado aqui uma vez, ele nunca deixará de ser atual. 

Um grande abraço a todos!



 

34 comentários:

  1. A sua conclusão no post era basicamente o que eu iria comentar aqui, superiores em geral não estão nem aí pros funcionários.
    No serviço público acontece a mesma coisa. Aliás pra ser sincero nem mesmo boa parte dos colegas de trabalho se importam com os demais.
    Vi e vejo muito isso, pessoas solicitas para conversar e falar mal da vida alheia, ficar tomando cafezinho ou participar vez ou outro desses eventos sociais mais falsos que nota de 3 reais.
    Mas essas mesmas pessoas no cotidiano tão cagando pros colegas, não entregam seus trabalhos na hora certa, não repassam aos outros as informações que deveriam, atrasando o trabalho de terceiros, mentem pra você sem a menor cerimônia, enrolam na cara dura, falam mal pelas costas e não assumem seus erros e depois querem ficar de papinho.

    Eu estou nesse nível de desânimo com meu trabalho, nem tanto pelo trabalho em sí, mas pelo entorno. Alguns ambientes são doentios a longo prazo.

    Mas infelizmente sou obrigado a discordo num ponto do texto. Muitos bons profissionais se sujeitam a isso tudo que foi citado por anos a fio, em muitos casos até a aposentadoria, não serviço público isso é muito comum, porque chega numa altura da vida que a pessoa não quer mais arriscar, abrir mão do que ganha e se resigna a empurrar com a barriga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é verdade, cada um olha para o seu próprio umbigo mas vivem nas panelinhas pra fazer média.

      É fodah

      Excluir
  2. Se eu fosse adivinhar, eu diria que o seu gestor não quer te perder e deve até ter te queimado dizendo que vc não era um bom profissional, já vi acontecer com uma colega que estava disputando uma vaga em outra filial, o supervisor dela era bem acomodado e ela que acabava fazendo a maioria das tarefas dele, como ele não queria perder a mamata queimou bastante ela que obviamente não conseguiu a vaga, ela só foi descobrir anos depois quando a filial dela fechou e e ela foi transferida para a filial onde deveria ter ido se tivesse sido promovida anteriormente.

    ResponderExcluir
  3. Tinha postado no primeiro post e te digo que vc é bom de crônicas! Conta mais que tá show kkk. Me vejo na sua situação frequentemente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigado confrade! Faço o melhor para que voces se divirtam rs

      Excluir
  4. História muito interessante a sua. muito bem escrita. Estou gostando, dará um ótimo escritor

    ResponderExcluir
  5. Tem que mostrar a realidade das empresas pros zé-buceta filho do dono que viram diretor com 21 anos e acham que é por mérito próprio.

    ResponderExcluir
  6. Beta não tem vez, ainda mais na área privada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por isso ingressei no serviço público. Aos haters de funça, digo apenas algo: fodam-se.
      Brasil é uma terra sem lei em que betas são exterminados lenta e sumariamente. Quando conseguem o milagre de ingressar no mercado de trabalho, a perseguição é tanta que o betinha é chutado para longe, sempre em detrimento de algum alfa ou mulher mais "pró ativa". (Entendedores, entenderão)
      Então que se foda o moralismo, corri atrás do meu e não me arrependo. Nunca que eu, um beta pobre, seria capaz de construir alguma coisa se não fosse pelo serviço público BR, o único ramo de trabalho em que você pode dizer NÃO ao chefe quando ele vier de gracinha.
      Ninguém, absolutamente ninguém, se importa com o beta. Então não tem lógica ser contra justamente algo que serve como uma última salvaguarda para o betão.

      Excluir
    2. Beta hater de funça tem que apanhar de cinta do chefinho

      Excluir
    3. Ser funça ja salvou muitos betas de serem humilhados e achincalhados na CLT

      Excluir
    4. Anônimo18 de novembro de 2020 04:48

      perfeito!

      Excluir
  7. É a realidade. Mesmo assim, é importante fazer um trabalho bem feito pra poder aprender e para não se queimar. Mas ficar se esforçando e implorando por migalhas é uma coisa que não vale a pena.

    ResponderExcluir
  8. Mestre, o mundo corporativo é nojento mesmo. Isso tudo o que você escreveu eu já passei por situações bastante semelhantes. Por isso que eu defendo que, quem puder, faça o melhor trabalho que puder, sem sacrificar a saúde, e que corra atrás de se tornar autônomo ou MEI ou pequeno/médio empresário. Mundo corporativo é exatamente que nem nas tirinhas do Dilbert. Nada mudou desde que elas começaram a ser publicadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma triste realidade o que vive a galera da CLT. Empreendedorismo e concursos são excelentes alternativas. Mas mesmo assim sempre terá nego insatisfeito.

      Excluir
  9. Mais um post excelente Mestre!

    Me vejo completamente no post. Entrei na empresa como auxiliar adm e em 5 anos já estava galgando um cargo de gestão dentro da área. Contudo, no meu caso, acabei pedindo demissão por ter encontrado outro emprego em linha com as minhas expectativas, e melhor, para receber quase o dobro.

    Após algumas semanas de minha saída da empresa, descobri que a pessoa que me substituiu era super amiga da minha ex-chefe. Mas quase um ano após, chegou a meu conhecimento de que a super amiga estava queimando a minha ex-chefe, ou seja, zero gratidão pela pessoa que a indicou e contratou.

    Estranhei a informação, mas passada algumas semanas recebo a mensagem da minha ex-chefe comentando que tinha sido desligada da empresa e que tiraria um tempo para se organizar e que se soubesse de algo para avisá-la.

    Enfim, o mundo corporativo da voltas.


    Abraços,
    IV

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. I ae Vadio

      Valeu, ahh esse cargo de auxiliar administrativo nada mais é que um pano de fundo pois o cara é na verdade um peão de escritório mal remunerado.

      Legal saber que a sua ex chef se fudeu kkkk, a vingança é um prato que se come frio.

      Excluir
  10. Feliz que você tenha voltado Mestre
    aguardamos mais histórias de sacanagens... corporativas é claro kkkkkk
    um grande abraço

    ResponderExcluir
  11. Histórias do mundo corporativo só variam os nomes das empresas e dos personagens. O enredo acredito que seja aplicável para praticamente qualquer empresa, é incrível isso!

    Estou nesse exato momento passando pela mesmíssima situação, promoção já anuciada para todo o time há meses, e até agora nada. É uma verdadeira putaria. Mas isso me motiva ainda mais a buscar a IF e a me tornar cada vez melhor profissionalmente.

    Abraço!
    https://engenheirotardio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem isso mesmo, não dá pra ficar esperando a vida toda. tem que correr atrás

      Excluir
  12. atender os interesses de quem pode promover é diferente de atender os interesses da empresa como um todo.
    acompanhando
    anon q fala hebraico

    ResponderExcluir
  13. Um ano em OFF, e o Mestre continua afiado nas postagens. Parabéns!

    Não é só no mundo corporativo que tem sacanagens, no mundo autônomo também.

    Farei um post contando essa história.

    ResponderExcluir
  14. Betas, incels, omegas, fracassados:

    Por que ainda vivem?

    Por que respiram?

    Por que metabolizam?

    O que voces ainda fazem na Terra?

    Não há luz no fim do túnel. Nada vai mudar, suas vidas serão medíocres até o fim e na velhice ainda pior.

    ResponderExcluir
  15. ótimo relato
    a realidade é uma bosta

    abs!

    ResponderExcluir
  16. leiam os livros do robert greene, vai melhorar o trato de vcs com as pessoas, ou continuem sendo mediocres. não há nada errado nisso, da mesma forma q precisamos de pessoas tomando decisões errados e soltando o dinheiro em cada susto q toma.

    -anon q fala hebraico

    ResponderExcluir