Mestre dos Centavos

Sem medo, sem desculpas, apenas resultados.

sábado, 5 de dezembro de 2020

Crônicas da CLT: O primeiro dia de Trabalho

 


Bem vindos cavaleiros a mais um episódio das crônicas da CLT onde eu Mestre dos Centavos lhes trago em primeira mão as aventuras de um pobre trabalhador assalariado e fudido no mercado de trabalho. As crônicas tem ajudado a muitos betas a se reconhecerem e que passam os mesmos perrengues neste tão famigerado antro de prostituição e escravismo moderno. Caralho até pareci o Pobretão agora 😆

Como muitos bem sabem o primeiro dia e trabalho nem sempre é fácil na vida de um trabalhador assalariado, apesar de que muitas vezes como estamos no começo ainda não botamos a mão na massa, o estranhamento e reconhecimento de um novo ambiente muitas vezes hostil se faz presente. Afinal você como funcionário novo só pode significar duas coisas, ou está tomando o lugar de alguém ou sua contratação é um alerta para os mais antigos de que mais trabalho esta por vir. 


Ainda na onda do "A males que vem para o bem" devido a pandemia algumas entrevistas na qual eu participava eram feitas a distância ou mesmo por telefone. Recebi uma ligação de uma grande empresa multinacional me convidando para uma entrevista e prontamente eu aceitei. O que eu não imaginava é que ela seria feita apenas por telefone, e não estou falando de vídeo chamada não, era ligação mesmo, pura e simples. Primeiramente conversei com o RH respondendo aquelas perguntas básicas e depois me informaram que se eu passasse iria conversar com o gestor responsável da área. Eu achei bem mais tranquilo fazer a entrevista por telefone porque dai a pessoa não iria poder ver minha cara de nervoso na hora.😆

Uma coisa interessante que aconteceu comigo e como eu já mencionei... coisas estranhas acontecem com muita frequência na minha vida 😅... O gestor responsável pela minha contratação me ligou na hora mais inapropriada possível. 


O que sua mente poluída imaginou hein?

O que aconteceu foi que antes de sair do trabalho temporário em que eu estava, eu e todos os funcionários da empresa tivemos que participar de uma investigação e depor pois havia suspeita de fraude ou leia-se roubo de produtos da empresa. Obviamente que eu não tinha nada a ver com o angu pois o roubo estava sendo feito já há algum tempo. Mas mesmo assim quiseram conversar com todos os funcionários para ver se nós não tínhamos notado algo de estranho. E acreditem se quiser mas bem na minha vez quando estava depondo para o investigador junto a moça do RH desta empresa que estava sendo investigada do meu lado o gestor da multinacional me liga para fazer uma entrevista! 

E agora José?


Inclusive quem viu meu telefone tocar que estava no mudo foi o próprio investigador que me alertou. Eu perguntei se podia atender e ele disse que tudo bem, a moça no RH fez que sim com a cabeça mas até então eu não sabia de quem se tratava. Quando eu atendi para a minha surpresa e desespero era ele mesmo, o gestor da multinacional. Não tinha como eu não falar com ele e ser entrevistado bem naquele momento mas ao mesmo tempo não poderia deixar a oportunidade passar. Então expliquei que estava no meio de uma reunião e se não poderíamos falar mais tarde, ele disse que sim que só estava ligando para agendar um horário para a entrevista. Ufa 😌

Depois disso terminei com o depoimento e dias depois meu contrato foi encerrado uma vez que era por tempo determinado. A investigação continuou mais não tive mais noticias sobre. Conversei com o gestor da multinacional fazendo uma entrevista via telefone e me sai muito bem e finalmente fui contratado. De todas as empresas na qual participei de processos seletivos essa da multinacional é que ofereceu o melhor salário e benefícios. 😎

Mas vamos ao título do post porque já enrolei demais.😆

O primeiro dia de trabalho é complicado para a maioria eu acredito, aquela apreensão, nervosismo, o pensamento de tentar causar uma primeira boa impressão, tudo isso acontece em nossa cabeça em um só momento. Um dia antes de começar eu já estava preocupado, imaginando como que seria a galera, quantas pessoas teriam no escritório, se teria mulher bonita 😀, se o chefe seria legal etc. A noite anterior foi mal dormida, já comecei bem né😆, me levantei, me arrumei, barba feita, tirei o possante da garagem e bora para a luta. 

Cheguei lá no endereço indicado e para minha sorte o local de trabalho é bem perto de casa, levo apenas 5min de carro para chegar. E chegando lá, desço do veiculo dou uma ultima ajeitada no cabelo, crio coragem e bora.


Dificilmente o ambiente é do jeito que pensamos, e era totalmente diferente do que imaginei. Poucas pessoas no escritório, ambiente agradável, amigável e chefe simpático. O oposto da ex CLT na qual fiquei preso por anos. Fui bem recepcionado, fui apresentado a minha sala, fiz toda aquela parada de integração e mão na massa... Mãos na massa? Só que não 😆.

Empresas grandes assim, ainda mais multinacional seguem uma serie de protocolos, são treinamentos para fazer, vídeos para assistir, liberação de usuário, senhas dos sistemas etc. Logo, pelo menos até o presente momento muito pouco eu fiz em relação a trabalho até porque final de ano está quase tudo parado principalmente no que se refere a minha área que é a da logística. É isso ai galera, trabalho com logística, tudo que envolve transporte de produtos, movimentação de materiais, layout, estoque, armazenagem, essa é minha praia. Trabalho com o setor de commodities que é bem vasto e ai entram produtos como café, milho, soja, trigo, farelo, açúcar, cereais, ração, carne, petróleo etc.  

Agora neste exato momento estou na fase de treinamento e reconhecimento das ferramentas de trabalho no sistema, por mais que tenhamos experiências de outras empresas cada uma trabalha de maneira diferente por isso a necessidade de reaprender e agregar experiências é tão fundamental para o bom desempenho do trabalho. 

Demais é isso meus caros leitores, estou começando em uma nova empresa e tenho boas perspectivas no que tange ao meu futuro profissional. Espero poder compartilhar muito mais experiências no decorrer desta nova jornada. Os desafios e as responsabilidades serão enormes, e espero que cada um aqui encontre um bom trabalho e que faça dele um degrau para alcançar a IF o mais rápido possível.



Um grande Abraço


20 comentários:

  1. Responde aí!
    Quando o gestor te ligou vc estava batendo punheta ou cagando??

    ResponderExcluir
  2. "As crônicas tem ajudado a muitos betas a se reconhecerem e que passam os mesmos perrengues neste tão famigerado antro de prostituição e escravismo moderno. Caralho até pareci o Pobretão agora" - cara, que saudade do Pobretão, ele escrevia assim mesmo hahaha
    Primeiro dia de trabalho sempre é assim, nervosismo total, véspera mal dormida, e digo que isso acontece inclusive quando se vai trabalhar em outra filial da mesma empresa - parece que você está indo para um mundo totalmente novo, então o nervosismo é o mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Realmente o primeiro dia de trabalho faz a gente desenvolver uma série de expectativas e nenhuma delas se concretiza, normalmente a entrada em um novo emprego é um processo gradual, ainda que antes do Dia 1 a tendência é acharmos que é uma mudança adrupta.

    Parabéns por essa crônica.

    Abraços,
    Pi.

    ResponderExcluir
  4. "A investigação continuou mais não tive mais noticias sobre." "mais"? seu burro! é "MAS". Sabe nem escrever. Depois é demitido e a culta é da gostosa que pegou seu lugar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Disse o cara que ao invés de escrever culpa escreveu Culta. hahahaha. E foda-se que é erro de digitação, errado é errado e pronto. Aliás nem eu e nem você somos obrigados a escrever 100% corretamente. Basta entender a mensagem.

      Excluir
    2. Vai longe assim. Vai virar diretor da empresa, mesmo sendo analfabeto.

      Excluir
    3. Fiquei até emocionado com sua preocupação para com o meu futuro. Uma lágrima escorreu em minha face Snif!!!

      Excluir
  5. Qual sua formação, MC? Me interesso muito pelo campo de trabalho que relatou atuar. Boa sorte nessa nova empresa e foco na IF, mas, quem sabe, você na medida do possível não se sente confortável ai!

    ResponderExcluir
  6. Olá Mestre.
    Que bom que voltou com suas crônicas.
    Acesso diariamente aqui por novidades!
    Sua história de hoje me lembrou na hora os empregos anteriores que tive: passei por mais de dez empresas e na maioria das vezes a condução era um lixo - salário baixo, clima opressor, falta de plano de carreira, puxa-saquismo etc.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, seja sempre bem vindo a este espaço meu nobre.

      Pois é, todos nós passamos por essas barras, é o preço que se paga.

      Abç

      Excluir
  7. Fala Mestre, tenho acompanhado seu retorno, muito boas as suas postagens, espero que continuem por um bom tempo... área de logistica é boa, aqui na grande sp tem muitas empresas e vagas, meu amigo e vizinho de rua trabalha com logistica um tempo e ganha bem.

    Abraços e boa sorte no novo emprego !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Stif, logistica é legal, uma area bem dinamica e com muitos desafios. Se eu morasse eu Sampa ou Mato grosso tava boneco haha.

      Abç

      Excluir