Mestre dos Centavos

Sem medo, sem desculpas, apenas resultados.

sábado, 10 de abril de 2021

Guia de Profissões: Barbeiro

 Saudações nobres trabalhadores

Como prometido anteriormente estou lançando uma serie de posts especiais sobre profissões autônomas que qualquer zé ruela (eu incluso) poderia desempenhar caso esteja farto da CLT e que queira escapar da escravidão do século 21 que são os trabalhos coorporativos. Todos sabemos a meleca que é trabalhar num lugar que além de nos limitar física e psicologicamente também nos humilham e nos usam apenas como meros parafusos que quando espanados somos posteriormente trocados na primeira oportunidade. Porque é isso o que somos, meros parafusos.  



Então pensando nisso e já também cansado de ser estuprado diariamente na CLT tive a ideia de pesquisar e conhecer algumas profissões que poderíamos desempenhar de forma totalmente ou quase que independente. Gostaria de deixar claro que não sou dono e nem conhecedor da verdade absoluta e tudo o que vou falar abaixo são apenas meras impressões e perspectivas que tenho desta atividade sobre minha ótica. E como vocês já tomaram spoiler pelo título bora falar dessa bagaça. 


Barbeiro


Todo mundo precisa cortar o cabelo, afinal ele cresce todo dia e ao menos uma vez no mês é preciso procurar um salão ou barbearia para dar um talento na juba. Eu mesmo uso barba e sempre que vou cortar o cabelo aproveito para aparar as arestas. Com vocês também não deve ser diferente, no mínimo o cabelo vocês cortam.  

Essa é uma atividade muito interessante porque inevitavelmente o cliente terá que voltar no mês seguinte para fazer todo o processo novamente, ou seja, um salário praticamente garantido. Sem mencionar que há clientes que vão até duas vezes no mesmo mês cuidar da aparência.

Agora vamos valar um pouco das vantagens desta atividade

Tem Mercado: Essa é uma área que tem espaço pra quase todo mundo, digo quase porque se você for um profissional meia boca vai perder cliente para os concorrentes. Não precisa inovar nem nada do tipo, é só não ser um boçal desleixado que já estará na frente de muita gente. Galera o básico, salão sempre limpo, cheiroso, com ar condicionado, musica ambiente em volume baixo (pelo amor de Deus não coloquem funk, a não ser que o cliente peça), cuidar da sua alto higiene afinal ninguém merece sentir fedor de cc nem mal hálito devido a proximidade, e a boa e velha simpatia com o cliente, só nisso já garantirá muitos pontos positivos. 

Curso barato:  O curso não é apenas barato, ele é rápido. Aqui na minha cidade por exemplo com o valor de R$ 2.000,00 a vista ou R$ 2.600,00 parcelado você faz um completo e aprende tudo o que precisa para poder começar, e tudo isso em apenas 6 meses.

Gasto para montar seu negócio: Sim, porque barbearia é um negócio. Olha que chique você empresário😂. Para montar um barbearia os custos são baixissimos. Em termos de ferramentas de trabalho exagerando aqui agora com 3 mil reais voce monta uma tranquilão. Em resumo, com um investimento de 5 mil reais ao todo você estará pronto para tocar o seu negócio.


Olha que moleza

Autonomia: Não tem ninguém no seu pé, não tem chefe tetinha, o horário é você que define e se quiser você pode ate organizar uma agenda a atender com horário marcado.

O cliente vai até você: Exatamente isso, Você não precisa vender nada, não precisa fazer nada, não precisa nem sair do lugar,  o cliente irá até você, simples assim.

Fortalece o clico social: Além de você se tornar mais conhecido e popular entre as pessoas você ainda fortalece a suas relações pessoais, aquele seu primo que não via a meses de repente aparece lá para cortar o cabelo, aquele seu amigo da época do colégio do nada aparece também, Você vê seus familiares com mais frequência, (pra mim essa é uma vantagem, não sei pra vocês rs), sem dizer que você conhece novas pessoas interessantes, rola muitos papos legais e rola também aquela troca de experiências que enriquece o nosso espirito. 

Ganhos maiores do que numa CLT padrão: Os resultados dependem única e exclusivamente de você. Só para terem uma ideia baseando no que conversei com os barbeiros aqui de uma cidade vizinha que tem 100 mil habitantes, tenho no meu ciclo de amizades 3 barbeiros e os resultados financeiros de ambos se assemelham.

 Vamos falar de números. 

Em media na semana de segunda a sábado eles cortam 8 cabelos por dia. Destes, 3 fazem a barba. preço médio de 25 reais por pessoa.  Logo temos 8 cabelos e três barbas representados por   11 x 25= 275 por dia. Na semana são: 1650, que no final do mês viram: R$ 6.600,00. Nada mal. Obvio que esses valores são de profissionais já estabelecidos no mercado. Mas por ai já dá para se ter um bom parâmetro. 

Agora temos os custos padrões: Aluguel 800, agua luz e materiais de limpeza 500, materiais de trabalho (cremes, gel, laminas, afiação de tesouras, pilhas, tocas, materiais descartáveis no geral 1200, que totalizam: R$ 2.500,00. Ou seja, temos um saldo final salarial ai de R$ 4.100,00, vamos arredondar para 4 mil. Ainda continua sendo atrativo não é mesmo? 




Nem preciso dizer que não precisam de limitar a corte e barba né? Afinal a lista de coisas a serem feitas se estendem a alisamentos, relaxamentos, hidratação, luzes, freestyle, e ainda a venda de produtos dentro do próprio estabelecimento como gel, shampoo, cremes, perfumes etc. No salão aonde corto por exemplo até camisetas os caras vendem. 

Sabemos que a base salarial media da maioria esmagadora das pessoas no Brasil não passa de 2 mil reais, se formos juntar os benefícios como 13º, férias, auxílios alimentação etc. não chega nos 3 conto. Logo a opção de abrir e montar uma barbearia se mostra muito mais promissora. Sem dizer que é relativamente fácil de aprender, não precisa ter talento, apenas vontade. 

Ta Mestre, mas e as desvantagens?

Na vida nem tudo são flores não é mesmo jovem padawan?

Dando um pitaco rapido aqui eu diria que são desvantagens: A alta concorrência pois tem muitos salões por ai, mas como eu disse se você fizer o negócio direito só por ser limpo e organizado já estará na frente de muita gente. 

É um trabalho que te deixa preso num só local, ou seja, você fica o dia inteiro dentro do mesmo ambiente entre quatro paredes, mas se isso não for um problema pra você beleza. Uma saída ai seria atender os clientes a domicilio, eu mesmo precisei deste tipo de serviço no mês passado porque o salão aonde eu corto estava fechado devido ao lockdown.

Por sorte eu conheci um barbeiro viajante, isso mesmo rs, o cara estacionou uma kombi bem do lado aonde eu trabalho e começou a cortar e fazer a barba dos motoristas que passavam ali pelo local. Na hora que eu vi já fui lá também dar um talento a juba, e o melhor de tudo, sobre a luz do luar pois já era noite naquela hora. Uma grata experiência. Troquei mó ideia com o cara, ele trabalha viajando na kombosa junto com a mulher e o cachorro por todo o Brasil. Sempre param em pátios de postos onde ficam os caminhoneiros, Como ali tem toda uma estrutura de banheiro, restaurante etc eles ficam alguns dias e quando enjoam vão para outra cidade. A próxima parada segundo ele seria ponta grossa PR, não antes de passar numa cachoeira no meio do caminho na qual ele pegou indicação com os motoristas, esse sabe viver. 😌

Seguem ai algumas fotos dos rolês dele...




Ao meu ver essa profissão autônoma trás mais vantagens do que desvantagens, porem vai do perfil de cada um pois tem gente que não leva jeito pra coisa ou que não tem interesse neste tipo de trabalho. Mas se você se identificou e viu nesta profissão uma oportunidade de mudar de trabalho e de quem sabe até de vida, ta ai a dica. 😉

Ah, eu não poderia deixar de mencionar também que dentro deste escopo existem os salões de beleza femininos. Ta ai uma outra pegada. Se você não tiver preconceito em ser taxado como uma bichona pelos seus amigos, nem que eles saibam que você não seja, mas mesmo assim será motivo de piada, se você não ligar pra isso ta ai uma excelente oportunidade. O setor da beleza é um dos que mais crescem e tem mulher que vai no salão toda semana. Tenho uma pessoa próxima da família que tem um salão em uma cidade aqui do lado de 40 mil habitantes, ela trabalha sozinha e me disse que mesmo assim no mês fraco tira  5 mil só atendendo a mulherada. E isso se comprova porque ela comprou uma Hilux a vista.

 E deixa seus amigos o acharem uma bichona quando na verdade você estará rodeado de lindas mulheres e sem duvidas elas sabendo que você não é gay algumas cairão matando porque muitas são carentes e algumas até mesmo casadas desejam viver alguma aventura e sendo você o cabelereiro pessoal delas dificilmente levantara suspeita entre os homens, é como se você fosse uma raposa levando as galinhas para a sua toca.  Olha o Mestre ensinando as coisas erradas aqui 😂



Bem é isso meus nobres, se vocês gostaram da postagem e querem mais textos aqui como esse sobre profissões deixem seus comentários aqui embaixo, terei prazer em responde-los e em preparar outros textos com dicas para vocês jovens gafanhotos. 

E para finalizar deixo este vídeo onde um profissional da áre aborda de maneira pratica o dia a dia e os desafios desta profissão. 



Vou ficando por aqui e como eu sempre digo...

Fique rico, ou morra tentando!

24 comentários:

  1. Excelente post, Mestre dos Centavos!
    Não estou sozinho na busca pela autonomia!

    Acho que a tendência do futuro é essa mesmo: as empresas grandes querem pagar cada vez menos, explorando o fato de que o desemprego está grande (o que lhes dá um imenso poder de barganha) e exigem cada vez mais de seus empregados, sem oferecer a justa compensação na maioria das vezes. Então a tendência é que, quem pode, sai deste mundo corporativo e vai trabalhar por conta própria.

    O seu post foi bem completo e sensato. Você me motivou a continuar minha série sobre pequenos negócios. Esta semana devo publicar mais um.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala ae Mago

      Fico feliz que vc tenha curtido o post, Lerei o seu tbm com certeza.

      Grande abraço

      Excluir
    2. O raciocínio é correto em partes. Na realidade O estado vende a ideia que o empregador ganha rios de dinheiro as custas do trabalhador. Isto ficou mais evidente nesta pandemia. O que acontece é que o Estado rouba a todos com seus impostos, não assume risco e ainda ganha mais que o próprio dono do negócio que corre todos os riscos. Não é difícil encontrar algum empresário em que a taxa de impostos supera em muito o lucro do empreendedor. Ou seja, o estado ganha mais que o empresário e sem assumir riscos! Aí ele vende a ideia que o empregador é que explora o funcionário. A coisa chega a ser tão gritante, que o trabalhador não tem opção, ou trabalha por baixo salário ou fica sem trabalho por quê abrir um negócio no Brasil é a coisa mais difícil que tem.

      Excluir
  2. Aqui onde moro tem mais barbeiro que clientes já, seria inviável...

    ResponderExcluir
  3. Cara que post foda, principalmente a história do cara que viaja na komb dele! Não tem como descrever melhor do que você fez: esse sabe viver.

    De resto eu começando a me achar esquisito por me empolgar com uma estrutura corporativista e todo blog reclamando disso; talvez seja porque eu vejo de fora.

    Abraços

    investindojovem.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitos aqui da blogosfera ja sofreram ou ainda sofrem no mundo coorporativo.

      Da pra contar nos dedos quem nunca reclamou

      Excluir
  4. Eu fico em dúvida quanto a isso, na minha cidade praticamente já tem um barbeiro por rua, mas a análise ficou ótima, Mestre!!
    Te convido para visitar: https://odelfosoraculo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Essa experiencia do barbeiro viajante foi foda , muito bom para fazer o peão pensar fora da caixa.


    https://rasratel.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato, ele disse que curte muito o que faz e que não quer outra vida.

      Muito legal

      Excluir
  6. Excelente post Mestre!!

    ResponderExcluir
  7. me disseram que vc pede pro barbeiro para picar atrás. verdade?

    ResponderExcluir
  8. Que legal o relato sobre o barbeiro viajante.

    Eu não tenho o menor talento para esses trabalhos como barbeiro, pintor e carpinteiro, no final do corte eu que teria que pagar o cliente uma indenização pelo "serviço".

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Trabalhos manuais tem que ter um certo jeito mesmo. Mas tudo se aprende com a prática.

      Excluir
  9. Mais um excelente post Mestre!

    Tenho notado que trabalhos manuais estão valorizados. Não é raro ver pedreiro bom de trabalho ganhando mais que graduado em escritório de multinacional.


    Abraços,
    IV

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Vadio,

      Pois então, com a explosão e a facilidade de se fazer um curso superior a galera caiu matando e hoje temos muitos formados de escritório e poucos na área braçal, o que evidentemente encareceu a mão de obra deste segmento.

      Excluir
  10. Muito bom
    Comer mulher casada é procurar problemas
    Tb acho legal quando o cara aluga parte ou todo o salão para outros barbeiros

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato Scant mulher casada é BO. Mas sempre tem os aventureiros kkk

      Excluir
  11. Uma profissão que é massa e cheia de possibilidades é a marcenaria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, se o cara tiver o dom nunca ficará sem emprego. Inclusive acho incrível que mesmo com tantos marceneiros todos vendem e sobrevivem. Me pergunto pra onde vai tanto móvel já que é um bem durável afinal ninguém compra guarda roupas, mesas, cadeiras etc todo mês.

      Excluir
    2. aqui no RJ é cada vez mais raro um marceneiro
      até curso pra isso é complicado de achar

      "pra onde vai tanto móvel" - somos 200 milhões :)

      Excluir