Mestre dos Centavos

Sem medo, sem desculpas, apenas resultados.

sábado, 4 de abril de 2015

Morar com os pais, os dois lados da moeda

Geralmente tudo começa quando fazemos 18 anos, aquela conversa de " agora é hora de você arrumar um trampo e ser independente" realmente  acontece. A partir desta idade as responsabilidades aumentam de forma exponencial junto com todos aqueles nossos desejos desmedidos de fazer e acontecer quando estivermos na maioridade. Eu mesmo vivia dizendo pra mim mesmo que quando tivesse meus dezoito anos iria jogar sinuca a vontade, fliperama, chegar tarde em casa, beber todas,  ir na zona, farrear com os amigos na night etc. Claro que realizei alguns destes desejos e pra outras coisas nem dou mais importância, mas o fato é que junto com essa certa liberdade vem as responsabilidades de uma vida adulta cheia de deveres chatos e maçantes. Um deles sem dúvidas é o trabalho, o negócio chato.  É neste momento ou ainda um pouco mais tarde é que bate aquela dúvida na cabeça de muitos jovens que é a seguinte: 

E agora, moro sozinho ou continuo na casa dos coroa?

O dúvida cruel


Depois que ganhamos a liberdade junto com a responsabilidade nossa cabeça muda e amadurecem certas idéias, ou seja, queremos mais liberdade,  mais poder de escolha e total privacidade para realizarmos nossos desejos.  O pensamento de morar sozinho ecoa pela nossa mente e imaginamos mil e uma situações prazerosas acontecendo caso esse desejo se concretize.  É evidente que muita coisa boa pode acontecer caso juntemos nossas trouxas e decidirmos viver por conta própria mas hoje quero falar aqui sobre como é morar com os pais, primeiro vamos colocar em pauta essa  perspectiva para termos uma visão mais holística da coisa e em um outro momento (outro post), vamos falar da vida longe das asas dos coroa.

Morar com os coroa  é sem dúvidas uma das grandes vantagens do pessoal que quer investir pesado logo no início da carreira profissional, digo isso por experiência própria, morar com os pais traz muitas vantagens, eu explico o porque.

Sobra grana: O custo de morar com os veio é baixo, logo nosso poder de aporte é grande e podemos utilizar desta vantagem para nosso objetivo financeiro.

Não ter preocupação com comida: O fato de não precisar pilotar o fogão já é por si só uma grande vantagem pois além de não precisarmos cozinhar nossa própria  gororoba economizamos tempo o que é um recurso muito precioso hoje em dia. Deixe a comida pra mamãe fazer afinal comida de mãe sempre será a the best.

Não precisar lavar a própria roupa: Eu sei temos máquinas modernas hoje em dia que fazem quase tudo sozinha, eu disse quase. E se erramos na medida dos produtos... bem se errarmos,...vamos usar uma camiseta branca com algumas manchinhas. rss

Não precisar lavar a louça: Nem preciso comentar né!

Não se preocupar com contas da casa para pagar: A não ser com as nossas.

Não ter que pagar aluguel: Óbvio que temos que ajudar em casa com grana, mas o custo nem se comparar ao de morar sozinho.

Não se preocupar em fazer as compras no supermercado: Deixe o pai que se encarregue desta tarefa, "pai não esquece meu iorgut viu!" uahauhhaus

Não se preocupar com a limpeza da casa: Geralmente essa tarefa fica para as mulheres da casa (mãe e irmã), mas se você assim como eu não tem uma irmã então não custa dar uma ajudinha.

Todas essas preocupações geralmente fica a cargo dos país, os cuidados da casa com a mãe e os cuidados da manutenção econômica com o coroa chefe da casa.  É uma serie de vantagens mas cabe salientar aqui que você não está isento de certas responsabilidades como eu disse  ajudar na limpeza da casa, varrer a calçada, lavar o banheiro, isso não mata, e também  ajudar nos custos da casa afinal por mais que você seja filho o mínimo que se deve fazer é cooperar com as despesas.


Ou quase!


Calma meu caros, não fiquem excitados com esta idéia pois nem tudo são flores, sempre há os espinhos, se acalmem e vamos aos contras.

Não poder ficar levando cocotas (mulheres) pra dar umazinha: Lógico né meu irmão, ai não né. Pega mal parceiro. No máximo uma namorada até rola, mas se você for solteiro vai ser difícil conseguir a liberação dos veio.

Festinhas com amigos:  Nem pensar, afinal os coroa querem sossego.

Sua comida: Xiiii, comprou um pudim e guardou na geladeira? deixou lá por duas horas e não o está encontrando mais? Você tem irmãos? Então já sabe a resposta uahauhas

Suas coisas andam sumindo, ou foram usadas: humm, dá uma olhadinha no tópico de cima novamente uahhuahu

Nem sempre terá sossego: Afinal sempre tem uma reforma ou concerto ou algo para ir longe buscar, e adivinha quem vai?

Resumindo você não vai ter aquela privacidade que você teria se morasse sozinho mas ainda assim acho uma boa morar com papis e mamis. Uhahuahuahus.

Paremos por aqui galera, vou seguir a nova moda dos blogs agora e dar spoiler do próximo tema do blog para sábado que vem que serão as vantagens e as desvantagens de morar sozinho. Tudo voltado para o lado econômico é lógico.

Grande abraço

$$$


21 comentários:

  1. Grande camarada Centavos, como vai??
    Mais um post bacana! Quero ver o proximo agora para que vc me convença de que tem alguma vantagem em morar sozinho.
    Minha intenção é granaaaaaa!!! então morar sozinho (como eu) é a maior furada... meu aporte fica prejudicado pra caralho... foda demais!!
    aquele abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Mineiro vida loca!!!
      Estou bem, obrigado por pergunta!
      Sempre bão ver você aqui meu amigo. Morar sozinho tem lá suas vantagens, se vai ver! uhahaus
      Agora no quesito grana não tem o que discutir, morar sozinho se torna oneroso.
      Grande abraço

      Excluir
  2. A vantagem de morar com os pais 90% das vezes compensa quando se é racional.
    No meu caso, e no de muita gente que sai pra morar sozinho, o clima era insuportável.
    Mas quem tem a chance de morar em um ambiente minimamente estável compensa muito pra aportar com potência máxima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como vai C.F
      Concordo com você, existem situações que se tornam insuportáveis no convívio familiar, neste caso o melhor é ir morar sozinho mesmo. Quando está tudo bem é bacana, mas se a coisa desandar a solução é procurar outro ambiente o mais rápido possível.
      Abraço

      Excluir
  3. E aí mestre do centavos. Tudo ok?
    Continue com seus artigos.
    Eu e a galera JPBF estamos acompanhando com força os seus artigos.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Anom
      Fico realmente muito feliz que você e a galera esteja gostando.
      Grande Abraço e vamo que vamo!!!

      Excluir
    2. Tá mal de público hein, Mestre?!

      Excluir
    3. Olá Troll

      Não estou procurando audiência. Se tiver uma única que lê o meu blog já está valendo.
      Meu único objetivo aqui é publicar sobre temas do meu interesse.
      Obrigado pela visita!

      Excluir
    4. Essa foi no fígado né Jorge Troll?

      Excluir
  4. Na geração dos nossos pais e avós a partir dos 18 anos, a maioria ia embora da casa dos pais, principalmente os homens. Hoje é tudo muito diferente, esse sonho de completar 18 anos e ter vida independente é apenas um sonho para a maioria das pessoas, principalmente ela combinação de salários baixos, concorrência e preços altos de imóveis, isso vale ara o valor de casas/apartamentos, terrenos e aluguéis.
    Com 18 anos a maioria das pessoas está LONGE de ter a capacitação, experiência e maturidade que os bons empregos exigem. Sendo assim conseguir uma moradia minimamente decente se torna uma missão quase impossível para um jovem que geralmente ganha até 1.8k, quando não está em estágios ou empregos de até 1.3 ou 1.4k.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem razão anom, hoje em dia está muito mais díficil sair do barraco, como você mesmo disse é quase uma missão impossível mesmo. Todos esses fatores que você citou contribuem para o jovem pisar o pé no freio e pensar 10x antes de se aventurar pelo mundo. Eu particularmente conheço alguns que se aventuraram nesta perada mas a grande maioria volta com o rabinho entre as pernas.

      Excluir
  5. Parabéns pelos seus textos. Gostei do tema!
    Morei muito tempo na casa dos meus pais até que, por conta do trabalho, fui transferido pra outra cidade muito longe de onde eu moro. Daí pra frente tive que me virar sozinho e sair da minha zona de conforto. Apesar da dificuldade inicial, foi a melhor experiência que eu já tive, amadureci muito. Aprendi a valorizar pequenas coisas, ganhei um tipo diferente de liberdade que não tinha antes, se pudesse, até hoje continuaria assim (hj sou casado...). Tenho algumas coisas pra comentar sobre isso, mas vou ficar no aguado do seu próximo post. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Anot.
      Neste caso você se viu obrigado a sair da casa dos coroa e no fim das contas você acabou se dando bem, coisa rara hoje em dia mas sei que acontece. A fase morar com os pais, morar sozinho são bem distintas, agora a fase de casado pega um pouquinho de cada uma das duas anteriores, se você conseguir viver o melhor das duas fases (morar com pais e sozinho) estando casado é muito bom, caso contrário fica difícil. Todas as fases da nossa vida tem algo bom a nos ensinar e as boas lembranças destes momentos sempre nos dão esperanças de viver em um mundo melhor.
      Grande abraço.

      Excluir
  6. Fala MC

    Eu sai da casa dos meus pais por causa da distancia que era para trabalhar. No começo foi difici, não sabia fazer porra nenhuma sozinho no que diz a tarefas domésticas. Mas foi bom. Depois veio a minha empresa e comprei meu apartamento, que sempre mantenho bem organizado e limpo. Talvez se não fosse por isso, eu teria ficado mais, eu gostava de morar com eles. Nunca fui muito de ficar dando festa/churrasco pra amigo em casa. E mulher a gente abate em outros locais.

    Na minha opinião, só se deve sair da casa dos pais, quando se tem bom relacionamento com eles (lar saudável e equilibrado) quando não tem mais jeito mesmo, seja por trabalho, ou por outra razão.


    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ai Rover
      Pois é meu amigo, é bem desse jeito. Existem muitas situações que nos fazem sair da casa dos coroa ou até mesmo ficar. De qualquer modo se soubermos administrar nossa vida em qualquer uma destas escolhas sempre teremos bons frutos a colher.
      Abraço

      Excluir
  7. Eu moro com minha mãe e irmãs.
    Não tenho quarto, divido com minha mãe.
    Vivo um inferno, parece q elas fazem de tudo para me infernizar. Não tenho paz e não tenho para onde "correr".

    Financeiramente é bom, pq meus gastos fixos são baixos.

    Mas to pensando seriamente em sair fora só para ter paz na mente. Nem que isso me faça passar uns apertos.

    Oq acha Mestre?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anom,

      Cara, você tem que botar tudo isso na balança. Se você acha que chegou a um ponto que não tem mais jeito o negócio é procurar outro canto mesmo. Mas se você acha que dá para aguentar então deve ficar. É uma faca de dois gumes. Quais são seus objetivos financeiros? Você está conseguindo guardar alguma grana? está investindo? e se está, pra que que é? Vale a pena sair de casa por mais que seja um inferno e sacrificar seu futuro financeiro? Ponha tudo na balança.
      Há relatos de pessoas que saem de casa e se dão bem, outras de dão mal. Se você não tiver medo viva essa experiência. De qualquer forma neste sábado sairá um post meu sobre como é viver sozinho. Quando sair dê uma lida e tire suas conclusões.
      Boa sorte!!!

      Excluir
  8. Preciso de dicas que não encontrei em materiais na internet, estou estudando sobre investimentos, e vi que a diversificação é a melhor alternativa, como não tenho nenhuma quantia ainda para investir e o que tenho na poupança não passa de R$ 100,00, as duvidas são.

    1-Qual a quantidade ideal para juntar antes de colocar grana em uma conta de corretora (no caso do tesouro direto)?

    2-É melhor eu juntar um montante, tipo R$ 1000,00/2000,00 ou 3000,00 e ai sim investir?
    (Sei que se colocar grana picada em pequenas cotas isso influencia em taxa de corretagem).

    3-É melhor ter contas diferentes para aportes de investimento e a de fundo de segurança(ambas seriam poupanças, mas uma seria movimentada e a outra só receberia dinheiro que só seria usado em caso de emergência).

    4-No caso de projetos como aquisição de casa carro seria melhor eu ter contas diferentes para guardar dinheiro?

    ResponderExcluir
  9. Fala Soldado Anom,
    Não sou expert em finanças, longe disso, também estou iniciando nesta parada mas já manjo de alguns paranauê. Então vou te falar o pouco que sei e se te servir já ta valendo.
    1) Vou lhe responder essa primeira pergunta com o trexo do texto do blog do Rafael seabra "o quero ficar rico" inclusive este texto saiu ontem.
    "É sempre importante lembrar que o valor mínimo para investir em títulos públicos corresponde a 0,01 (ou 1%) do preço do título, respeitando o limite mínimo de R$ 30,00. Dessa forma, se você pretende investir no Tesouro Selic 2021, o valor mínimo seria R$ 67,22 (0,01 * R$ 6.721,66). Já se você optar por investir no Tesouro Prefixado 2021, mesmo que 1% represente apenas R$ 4,93 (0,01 * R$ 493,41), o valor mínimo seria R$ 30,00."
    Disponível em: http://queroficarrico.com/blog/2015/04/06/verdade-tesouro-direto/
    2) Somente para você entender que não importa se você tem 100 ou 1000 reais. Desde que você começe cedo é o que importa. Se você leu meu blog desde o começo conheceu a história do meu pai. E se eu disser que uma vez ele me disse que estava passando pelo banco e resolveu depositar 1 real na conta. Você acredita? Pois é verdade. O velho era foda. uahahuahus
    Então começe logo, Não existe taxa de corretagem para quem deposita mensalmente no tesouro direto. essa taxa é anual e é de 0,30%. E se não me engano sobre o lucro. Essas taxas são pra quem investe em ações.
    3) Primeiramente monte uma reserva de emergência para você na poupança, pra começar é bom você ter uma reserva de uns 3 salários seus. O idela é 5, mas 3 para começar já está bom. Depois que você atingir este objetivo ai sim você parte para o tesouro direto que é um dos melhores investimentos em renda fixa hoje. Claro que existem outros como o LCI e LCA mas isso é assunto para um outro momento. Enquanto você vai trabalhando para juntar sua reserva de emergência aproveite o tempo para estudar outras alternativas de investimento como o próprio tesouro direto, estudo sobre suas ramificações e depois disso parta para estudar outras fontes de renda fixa como a LCI e LCA e depois ações.
    Dica importante: Nunca deixe pra guardar somente o que sobrou no fim do mês. Pague-se primeiro. Você trabalha para você e não para os outros. Se você ganha 1000 e deve 700, guarde 200, pague suas contas com os 700 e gaste os 100 como desejar. Se acabar, acabou. Só no mês que vem.
    4) Não importa o objetivo, desde que você aplique seu dinheiro em investimentos que dão bons retornos é o que importa. Se seu objetivo é comprar uma casa estude o melhor investimento dentro do tesouro direto, assim para carro também.
    Não importa aonde você está, mas sim aonde você quer chegar!

    Grande abraço e boa sorte.
    $$$ Esta pequena dica custou 2 dólares e 32 centavos. uaahhauhuuhs

    ResponderExcluir
  10. Grande Mestre!

    Eu moro com meus pais também!
    Eu gosto de estar com eles, afinal estamos nesse mundo só de passagem e quero aproveitar bem a presença deles comigo.
    Na parte financeira é só lucro, no social vc deixa de fazer muita bobagem que faria se estivesse solito.
    Morei sozinho e não curti, era muita zoeira! kkkk

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve Capital!!!
      Eu também penso da mesma maneira, inclusive como me dou bem com toda minha familia (incluindo tios, tias, primos e primas) não tenho nem pretensão de sair da minha cidade. Eu fiz muitas bobagens quando era mais novo, agora sou um cara mais sério(SQN) uhahahhus
      Grande abraço

      Excluir