Mestre dos Centavos

Sem medo, sem desculpas, apenas resultados.

sábado, 19 de maio de 2018

Quando o caminho para a independência financeira se torna mais difícil



Saudações confrades

Na maior parte do nosso tempo fazemos planos, projeções e conjecturas sobre como será nossa vida em determinada parte de um tempo futuro. Criamos hipóteses e nos preparamos para percorrer o caminho que planejamos para atingir determinado objetivo. No entanto, a vida as vezes nos bota em caminhos diferentes ou ainda nos mostra resultados diferentes. E falando em independência financeira isso pode ser ainda mais evidente. 

O fato é que criamos estimativas e calculamos que em determinado ano no futuro teremos x de patrimônio mas as vezes  esquecemos de levar em conta que no percorrer do caminho pode acontecer alguns imprevistos. A perda do emprego, a falência do negócio, acidentes, doenças, perdas familiares, mudanças de objetivos e diversas outras situações que podem atrasar ou na pior das hipóteses botar em cheque todos os nossos planos. 

Evidentemente que estou falando sobre este assunto pois no momento atual estou enfrentando um destes desafios. Como todos bem sabem acabei que sofrendo um acidente automobilístico, mas isso por si só não me atrapalharia tanto pois em poucos meses eu estarei recuperado como bem já estou, o problema é a consequência deste fato que destacarei logo abaixo.


A novidade agora, se é que posso chamar isso de novidade é que resolvi por fim o dilema do meu próximo meio de transporte já que moto está fora de cogitação. Eu havia pensado em usar Uber ou ter um carro próprio, então escolhi ter o carro próprio mesmo com todos os seus custos inerentes. 




Gostaria de deixar registrado que quase cai na tentação de comprar  carros mais caros acima dos 30 mil e eu teria que fazer parcelas por no mínimo de três anos. Senti um impulso muito forte de consumir acima das minhas possibilidades pois meu desejo pelo consumo aflorou quando vislumbrei que estava a muito pouco de poder ter aquele veiculo que sempre desejei consciente ou inconscientemente. Percebi que a minha racionalidade estava indo pras cucuia e quase coloquei em cheque todo o aprendizado que absolvi nestes anos de blog. Isto que aconteceu é muito perigoso confrades. 

Felizmente consegui me conter e comprei um carro popular mas completo nos seus equipamentos de conforto. O veiculo custou pouco mais de 20 mil reais e paguei a vista. 

Eu dando um rolê nas quebrada

Mas mestre, como o senhor pagou o carro a vista sendo que seu patrimônio não sofreu alteração?

Bom, a verdade pura e simples é que eu fiz um empréstimo com uma pessoa bem próxima a mim e combinei de ir saldando a dívida aos poucos na medida que eu for recebendo meus próximos salários, Dpvat que entrei com recurso, a moto que vou colocar a venda etc. Deste modo senhores... NÃO FAREI MAIS APORTES POR NO MÍNIMO UM ANO. Toda a grana que entrar será para saldar este empréstimo que comprei a juros da Selic atual, ou seja, juros baixos. A unica variação de patrimônio que ocorrer de agora em diante será por conta das minhas cripto moedas. 

É por essas e outras que eu não queria mais saber deste passivo carro mas infelizmente não tive outra saída seja por pressão familiar e médica também. Vocês já devem imaginar minha família me enchendo o saco dizendo para vender a moto que é perigoso etc, o que não deixa de ser uma verdade. Mas o que pesou mais nesta questão foi o que o médico me disse: " Acho melhor você vender essa moto e andar apenas de carro pois foi sorte que a sua prótese não se deslocou, imagina você ter que passar por cirurgia e todos aqueles procedimentos novamente? alias, eu também não posso te garantir que ficaria bom novamente quanto a primeira cirurgia pois poderia haver mais complicações e por fim até o risco de você perder sua perna". Cheque mate! 




Isso sem dúvidas me atrasará ainda mais do que estou para a caminhada da IF. Infelizmente temos que lidar com estes imprevistos que vez ou outra a vida nos prega. Afinal não existe linha reta nesta jornada, curvas e desvios vez ou outra aparecem em nossa frente.

Nem todos estão psicologicamente ou financeiramente preparados para sofrer este golpe. Ao mesmo tempo isto não é desculpa e nem motivo para desistir afinal quem disse que seria fácil? Se fosse fácil todo mundo conseguiria e sabemos que atingir este marco é para poucos. 

Então de agora em diante será isso confrades, empregado,chão de fabrica, assalariado e com o passivo carro para manter e com a saúde para cuidar. Minha realidade é como a realidade da maioria dos brasileiros, ou seja, não tenho salário de 5 mil ou mais para poder aportar bem, não tenho herança gorda me esperando, não tenho familiares ricos nem formação superior de qualidade. O que eu tenho é contas para pagar, desafios para enfrentar e obstáculos para superar. 

O caminho para a independência financeira se torna mais difícil. 


 Fique rico, ou morra tentando!






59 comentários:

  1. Pense sobre uma outra perspectiva: você tem um emprego (no meio da crise é algo a se comemorar), está com saúde, consciente do que precisa fazer pra se preservar de incidentes futuros (deixar a moto) e tem consciência financeira suficiente pra ter uma reserva, o que te permitiu passar por esse perrengue sem falir suas finanças.
    "Deus nunca dá um fardo maior do que podemos carregar".
    Você foi posto a prova porque tem estrutura pra suportar. Pense em tudo que você conquistou (conhecimento, disciplina) e orgulhe-se disso.

    ResponderExcluir
  2. Fala MC!

    Antes de mais nada, melhoras para sua recuperação, nessas horas vemos que a nossa saúde é mais importante do que tudo.

    Eu sou quase igual a você Mestre, não tenho salário de 5K, 'peão', acabei pouco tempo a faculdade. A 4 anos atrás comprei um carro parcelado e depois de 2 meses sofri um acidente, que quase deu pt no carro.

    Em outubro/novembro de 2014, meu patrimônio era por volta de 120K negativos, isso mesmo, por conta do carro, acidente, e outras coisas que aconteceu, vários empréstimos, na época não sabia nada de educação financeira.

    Enfim Mestre, nunca desista do caminho.

    Abraços e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Orrah, 120k negativo é pra fuder hein.

      Parabéns pela resiliência.

      Excluir
  3. Parabéns, mestre, pela coragem da escolha. O importante é não ficar parado meio a tudo que passamos pela vida - e cada um sabe das suas dificuldades. É necessário procurarmos por opções...
    Torço para que este período se abrevie o mais rápido possível. Sei que o seu conhecimento (não é uma formação universitária que te dará isso) é forte o suficiente para construir alternativas aos problemas que vens passando e sair da situação financeira em que te encontras...
    Continue tentando...Abraço

    ResponderExcluir
  4. Fala Mestre! É muita zica, quando vem, vem tudo de uma vez... Pelo menos vc comprou um carro bom mais em conta, pelo que você descreveu. Quanto ao uber, é bom vc já ir vendo como é o esquema, já que levar gente desconhecida é meio embaçado.

    Mestre, vc pode me add ao seu blogroll? Segue meu blog: https://funcabeta.blogspot.com.br

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. Mestre, ontem à noite eu estava pensando exatamente nisso: do que valeria a IF em uma situação de doença grave que não tenha solução? Com certeza a saúde vem em primeiro lugar. Primeiro tenha saúde boa e esteja bem consigo mesmo. Depois parta para busca da IF. Melhoras para você.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem por ai mesmo confrade.

      Saúde e paz, do resto a gente corre atrás.

      Excluir
  6. não desista, aporte centavos, mas não pare com o hábito de poupar.

    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Scant

      Vou usar o dinheiro do aporte para saldar a dívida. Creio que não deixa de ser uma forte de poupar.

      vlw

      Excluir
  7. É mestre, algumas vezes a vida tem tristes surpresas. Coisas que nos deixam para baixo, e que dificultam nossas metas. Infelizmente estou passando por um momento assim, nada financeiramente falando, mas no âmbito pessoal. Sigamos em Frente. Um dia olharemos para trás e estes desafios nos trarão um grande orgulho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São os desafios que dão sabor a vida. As vezes esses desafios são bem desafiadores, não? rs

      Excluir
  8. O sucesso consiste em ir de fracasso em fracasso sem perder o entusiasmo.
    Ainda parafraseando Churchill talvez esse seja seu melhor momento..
    Volte as origens e veja onde foi que você se perdeu onde foi que você foi cortar caminho e acabou se perdendo?
    Agora em vista do exposto acredito que invés de você pagar seu credor você pode fazer uma parcela fixa por exemplo 20x 1000 , e aportar o Seguro obrigatório e o valor da moto em fiis e tente pagar a parcela sem acessar os investimento se a coisa apertar vc pega os rendimentos e completa com isso vc aumentara seu patrimônio, lembre paga-se primeiro abraço boa sorte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá soldado

      é uma boa ideia. eu até teria esta flexibilidade com o credor mas tenho pressa de saldar a dívida. Mas obrigado pela dica.

      abç

      Excluir
  9. Olá MdC,

    Moto realmente é muito perigoso. Já ouvi várias histórias de acidentes graves com pessoas relativamente próximas.

    Força para superar isso e foco no futuro.

    Abçs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já perdi alguns amigos por causa de moto. Quase todos os dias morrem gente aqui na minha região envolvidos com este tipo de veículo.

      Excluir
  10. Pô Mestre...Será que é necessário um carro de vinte e poucos mil mesmo??
    Hoje no Olx vi um paliozinho com gás ar condicionado e direçao hidráulica por 5.900.
    Não tem IPVA, você paga uma taxa de 200 e pouco por ano.
    Na questão combustivel,será bem econômico por ser gnv.
    Na questao manutençao será barato devido as peças e mão de obra serem baratas e encontrar mão de obra em cada esquina.
    Não seria mais em conta pegar um carro parecido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Necessário, necessário não era não mas já que fui pra comprar resolvi pegar um melhorzinho.

      A ideia do GNV é boa mas, voce acredita que aqui na minha cidade e região não existe posto que abasteça a gás?

      pois é confrade.

      Excluir
  11. Um Corsa Wind 94, um Ford Ka antigo, sem airbag, ABS nada são muuuito mais seguros/confortáveis que uma moto. Não são tão econômicos quanto, mas claro, não são bebedores de gasolina tbm.

    ResponderExcluir
  12. MdC ainda bem que você está recebendo outras oportunidades de viver a vida e de seguir em frente!
    Cuidar da saúde é imprescindível e manter o equilíbrio entre as várias áreas da vida realmente não é fácil...
    Certamente o conhecimento que já possui te conduzirá por um caminho muito bom e mais rápido que a média!
    Sucesso

    ResponderExcluir
  13. MALUF GOVERNADOR 2018!20 de maio de 2018 às 17:15

    Dr. Paulo não fez as marginais, as avenidas, os túneis e tantas outras vias importantes pra você andar por aí sem carro, MdC.

    Excelente escolha! Ciclovia é o caralho!

    PS: Aproveitando o espaço, estive em Campos do Jordão ontem/hoje, e passei na melhor parada gastronômica de lá: Pastelão do Maluf. Homenagem muy honrosa ao Dr. Paulo, o pastel é farto e bom demais, fica a dica.

    Abraço! VOLTA DR. PAULO NOS BRAÇOS DO POVO PAULISTA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pastelzinho de carne é show hein. Deu até vontade de comer um.

      Domingo vou na feira.

      vlw

      Excluir
  14. Os imprevistos acontecem. Apenas precisamos estarmos preparados para eles na medida do possível.

    Eu também gastei uma boa grana recentemente com um carro (50k), sei que vai afetar o acúmulo de patrimônio, mas que se foda! Eu acumulo para dar algum conforto a mim e à minha família.

    Abraço e boa recuperação, mestre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viver com equilíbrio, esta é a chave. Se bem que 50 mangos num carro já acho demais. Mas quem pode, pode rs.

      abç

      Excluir
  15. Fala Mdc! Ficar sem aportar e se distanciar do objetivo da IF nos faz ficar meio pra baixo mesmo. Porém, veja por outro lado. Temos total consciência do que esta acontecendo e o que precisamos fazer para voltar ao rumo certo. Já a grande maioria não faz ideia de onde esta e nem pra onde vai. Seguiremos firmes nos nossos objetivos. O comentário do colega Surfista Cearense resume bem como devemos encarar essas pegadinhas da vida! Força!

    ResponderExcluir
  16. Olá MdC. Fez uma boa escolha. Só acho que poderia gastar menos no carango. O meu custou 15 mil e me atende perfeitamente. Agora não sei seus gostos né. Enfim, a IF pode esperar, agora a integridade física jamais.
    Valeu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Boqueta!

      De começo eu ia comprar um carro realmente mais barato mas vi que com alguns trocos a mais poderia pegar um melhorzinho e foi a escolha que fiz. Não me arrependi não. Carrinho top.

      vlw

      Excluir
  17. quero comprar um carro cara, nessa mesma faixa de preço, que modelo vc comprou, ano do carro, ou qual vc sugere até 22 mil?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até 22 mil? Vai de ASTRA sem erro. Confortável, dá pra andar tranquilo (e pisar forte quando necessário) que o carro obedece numa boa. Todos tem DH, AC, e foi praticamente o mesmo carro de 1999 até 2011, então se acha peça até na padaria da esquina.

      Excluir
    2. Barry, prefiro não dizer o modelo por várias questões. mas está entre os populares na sua versão mais completa.

      Neste valor que voce colocou ai eu sugeriria qualquer modelo popular que se enquadre no quesito conforto e economia.

      Excluir
    3. astra como amigo falou é um ótimo carro mais tomo cuidado com os automáticos e sedãs pois tem menos mercado..mais eu pessoalmente iria num leilão , mais vai na olx filtra acima de 2009 até 100mil km com DH , vc vai ver muito gol, celta, uno, classic, palio corsa hatch é muito bom..

      Excluir
  18. Não betas imundos. A Matrix SEMPRE VENCERÁ. Mais um tanso comprando um carro. O governo e funças bostileiros agradecem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "betas imundos" hahaha, tamo junto trollzinho tetudo, afinal, vc tbm tá aqui com a gente...

      "Mais um tanso comprando um carro."

      Continue aí sendo roubado e encoxado no transporte público, chegando no seu trabalho de telemarketing com uns 15 cheiros diferentes e exóticos na sua roupa hahaha

      "O governo e funças bostileiros agradecem."

      Ande mais de busão! O governo e a máfia do transporte público agradecem!

      Excluir
    2. A Matrix realmente é implacável. Mas já pensou se todos desistissem só porque houveram situações não lhes foram favoráveis?

      Excluir
    3. Sou o ano que criou o topico. Eu trabalho perto de casa e vou a pe para o trabalho. Se fodam ai.

      Excluir
    4. Olha, se vier o que eu acho que vem, eles vão taxar tudo abusivamente e não sobrará nada para o trabalhador guardar. IF vai ficando mais distante, especialmente agora, com a queda dos juros.
      Anon que anda a pé: estou contigo! Só ando a pé e, qdo necessário, de ônibus. É horrível, porém é o que dá.

      Excluir
  19. Porra Mestre, que chato...
    Mas não pare de postar, a vida não é só sobre juntar dinheiro.

    ResponderExcluir
  20. Pode fazer Uber nas horas vagas e tirar uma grana.

    ResponderExcluir
  21. Estimo que se recupere logo. Que você tenha condições de voltar a trabalhar sem sequelas, juntar grana e investir. Vende essa moto! Um abraço!

    ResponderExcluir
  22. Imprevistos passageiros mestre. Não pode desanimar! Continue na luta, firme e forte!

    Aproveitando, se puder dar aquela moral, este é projeto IF rs (informaremos.com).

    Vou adicionar a turma no blogroll lá assim que criar.

    Abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre bom velo por aqui confrade VDC. Parabéns pelo projeto.

      Excluir
  23. Mestre, vc que é um cara das antigas saberia dizer se é verdade que um tal blogueiro templário dj foi preso por tráfico de drogas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, não sei dizer nada sobre isso. Eu nem sabia deste caso.

      Excluir
  24. Respostas
    1. Valeu Capital. A propósito... Voce ainda continua firme com os seus bitcoins? e outra, você tbm aposta em alguma outra altcoin?

      Excluir
  25. Tempos difíceis... mas sei que você não vai desistir de lutar por uma vida melhor. Você é um cara forte, sei disso. E espero que quando você voltar a aportar, as criptos já tenham te dado um bom retorno. Se bem que eu acredito que os melhores ganhos virão em 5 anos +-.

    ...
    Olhando umas postagens antigas do blog do Pobreta, olha que eu achei, dois vídeos feitos pelo blogueiro Eike Rico sobre o Pobretão, muito engraçados!! Kkkkk

    http://www.youtube.com/watch?v=36UW0GRGWfE
    http://www.youtube.com/watch?v=kzPKVcvPvmI

    Botei isso só pra uma descontrair rsrs

    Abç!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anok

      O primeiro video eu ainda nao tinha visto, kkkk muito bom.

      Obrigado pela força e pelas palavras. Tbm acho que as criptos vão ainda demorar um tempo para decolar. Mas sei que elas tem potencial para isso.

      abç

      Excluir
  26. Força aí Mestre dos Centavos, a vida é de ganhos e perdas, altos e baixos. Daqui há alguns meses e anos você olhará para esses fatos e relembrará disso como algo para seu crescimento.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  27. Meu caro, como vai?
    Só passei pra dizer q se o Pobreta tivesse ficado no plano de 25.000 ELPL ele teria HOJE mais de 1.100.000 REAIS!!
    eu avisei pro cara ficar quieto... ele nao teve paciência.
    Mas enfim...
    Faca um post sobre o cara meu amigo.
    Acho q vale a pena lembrarmos q nao podemos os desviar se nossa estrategia.
    Eu tinha previsto q ele ate 2019 ficaria milionario com os aportes q ele tinha.
    Certamente ele ja estaria milionario a essa hora.
    Abracao

    ResponderExcluir
  28. Salve Salve Mestre!

    Nada vale o dinheiro sem saúde, se foi necessário esse passivo, que seja realizado até não aguentar mais! Também estou postergando mais tenho que trocar o carro (Ano 97 e está me mando muita manutenção) e não tem como se livrar devido o trabalho que fica a 23km na contramão dos meios de transporte... saio de São Paulo para o ABC, de ônibus são 3 ônibus ou 2 ônibus e metro+trem, 2h30 de percurso e de carro faço em 50 min, vale a pena pois posso usar o tempo para algo produtivo ou para descanso.

    Outra coisa, a imagem do cheque mate está errada... a peça deitada é uma rainha kkkk


    Bons investimentos e principalmente que a qualidade de vida seja ótima sempre!

    Abraços

    ResponderExcluir
  29. Vamos atualizar esse patrimônio! Não pode desanimar, ainda mais com o aumento que vc teve em maio, provavelmente.

    ResponderExcluir