Mestre dos Centavos

Sem medo, sem desculpas, apenas resultados.

terça-feira, 19 de abril de 2016

Planilha de gastos do mestre dos centavos


I ae seus fura fronha

Como eu disse na ultima postagem eu iria abrir a vocês a minha planilha de gastos mensais a fim de mostrar para aonde vai a minha bufunfa e buscar também a reflexão sobre os nossos gastos domésticos. Pois bem, chegou a hora e hoje trago em primeiríssima mão a planilha de gastos do mestre dos centavos. Vocês vão ver como dinheiro evapora fácil fácil principalmente para quem ganha pouco no país das bananas.



Para deixar o negócio bem simplificado vou apenas colocar as minhas categorias de gastos, o valor que estipulo mensalmente para cada uma deles e como foram os gastos reais do mês de marco/2016.

Segue...


GASTOS
 PREVISTO
MARÇO / 2016
ajuda em casa
 R$          300,00
 R$        280,00
celular plano
 R$            33,00
 R$          32,90
internet
 R$          100,00
 R$        101,00
academia+personal
 R$          300,00
 R$        300,00
lazer
 R$          200,00
 R$          83,00
diversos
 R$          200,00
 R$        331,00
gasolina carro
 R$          200,00
 R$        240,00
gasolina moto
 R$          100,00
 R$        119,00
supermercado
 R$          200,00
 R$        212,00
imprevistos
 R$          300,00
 R$        415,00
saude
 R$            50,00
 R$          14,00




 R$        1.983,00
 R$     2.127,90


Ajuda em casa: Como moro com minha família (mãe, irmãos e padastro) dividimos as contas entre todos nós. Funciona da seguinte maneira: Somamos tudo o que gastamos de supermercado, água, luz e gás e dividimos entre a gente. A média de gastos aqui é de 300 bananas mês. Porem no mês de março ficou 280 bananas.

Celular plano: Até esse mês pagava 33 bananas mas seguindo a onda de corte de gastos do VDC resolvi que iria cancelar o meu plano atual (infinity pré) mas a operadora me fez uma contra proposta (típico) e resolvi seguir com o pacote mas de agora em diante vou pagar 20 bananas mês e ainda ganharei 10 bananas de créditos promocionais.

Internet: Sem internet, sem mestre dos centavos, sem conteúdo, sem entretenimento, sem cultura, sem mídia social, sem xvideos. Etc. Até então essa bagaça era por minha conta mas cansado de ver meus irmãos (tenho dois) só usurem meu pacote de rede e não pagarem nada resolvi cortar o barato deles e de agora pra frente estarei cobrando a parte deles. Demorou.

Academia + Personal: Sem choro nem vela, é pra minha saúde  e pra boa recuperação da minha perna. : Fosse só a academia era tranquilo, mas o acompanhamento de um personal para somente quando eu for malhar a perna é essencial até o final do ano pelo menos.

 Interessante dizer que já aparece os primeiros resultados e meu corpo que apesar de ainda ter uma barriguinha está tomando uma forma legal e já percebo alguns olhares maliciosos da mulherada nas filas de supermercados e afins. Porém nem tudo são flores na vida do mestre dos centavos pois apesar de eu estar melhorando meu corpo vem a minha cara feia e estraga tudo. Tipo, a mulherada olha primeiro para o meu corpo e até ai elas aprovam, mas... quando olham para a minha cara feia vejo nitidamente que a reação delas é a seguinte: “ olha que corpinho... mas pera,  vishi que cara feia, credo”. Vejam como é no quadro abaixo.

Olhando para o meu corpo.

Olhando para a minha cara











Que tristeza. 


Lazer: Item essencial para não nos matarmos nesta selva de loucos na correria do dia a dia. Um cineminha vez ou outra, um barzinho, um rolê com a namo no shopis, um sorvete, um jogo de game, algum evento, shows, tudo faz parte de pacote e é importante e necessário para o nosso relaxamento.

Diversos: Esse é um dos principais vilões. Gastos diversos está em comer fora, a compra de algum objetos de primeira necessidade, como meias, cuecas, sapatos,  objetos pessoais, ou seja, tudo que for gastos aleatórios não programados.  É neste que tenho que tomar mais cuidado pois é muito difícil conseguir respeitar essa meta pois sempre aparecem coisas onde gastar.

Gasolina moto e carro: Tenho carro e moto e gasto em média de 300 reais com locomoção usando os dois o mês todo. Costumo ir ao trabalho de moto e só uso o carro em dias de chuva e nos finais de semana.  Pelo menos em teoria.

Supermercado: Esse também é um dos vilões, haja dinheiro pra gastar com comida, frutas, verduras, legumes e ainda mais que agora estou na onda de academia e preciso tomar muito cuidado com que eu como ou deixo de comer.  E não é só com comida que preciso gastar pois nessa conta ainda entram produtos de higiene pessoal, produtos alimentícios industrializados etc. Isso que nem estou tomando suplemento.

Imprevistos: Esse gasto também me arrebenta as perna pois são custos não esperados como o carro ou a moto que quebra, multas idiotas, concerto de objetos eletrônicos como meu notebook, celular, um pneu que fura, câmara de ar, etc.
Saúde: Não quero e nem gosto de gastar com remédios mas vez ou outra tem alguma coisa que preciso comprar. Sempre carrego comigo um pequeno kit de remédios  para combater aquelas pequenas enfermidades do dia a dia como dores de cabeça, resfriados, dor de estômago etc.

Para vocês verem como é complicado ganhar pouco e ter que ficar regulando os gastos. As vezes consigo aportar um pouco mais porque em determinado mês algum destes itens citados acima não me gerou grandes custos. Tento economizar em tudo o que eu posso mas há meses que não sobra nada para aportar mas chega a faltar. Odeio fechar meu caixa no vermelho.

Eu tenho uma planilha de controle no Excel onde marco tudo o que eu gasto no decorrer dos dias. Por exemplo se eu estipulei gastar 200 reais com lazer eu vou acompanhando os lançamentos e quando vejo que estou extrapolando os limites eu tento cortar este tipo de gasto. Destes custos que estão destacados ai os que sempre extrapolam o limite são DIVERSOS, SUPERMERCADO e IMPREVISTOS pois esses por serem gastos variáveis fogem muito do meu controle pois é muito difícil quando por exemplo chega dia 20 e você já gastou tudo que tinha que gastar com comida e tem vontade de comer algo saboroso ou até mesmo diferente naquele momento. Neste caso tenho que tirar de outra categoria que não me deu grandes custos no presente momento.

Por incrível que pareça o gasto que eu mais economizo é com lazer que tem mês que não chego a gastar nem 50 bananas. A minha namo entende a situação e as quando eu falo que tô sem grana para sair ai se ela quiser banca o rolê.

Vocês entenderam o drama confrades. Dá para economizar ai? Claro que dá. O problema é que mesmo economizando há muitos custos que fogem do nosso controle. O que fazer então?
Economizar e torcer para não haver surpresas durante o mês.

Para quem ganha pouco controlar todos esses gastos se torna uma tarefa dicicil. Extrapolar o limite do salário é a coisa mais fácil a se fazer hoje em dia. Fazer o controle através de planilhas e anotações é uma das ferramentas que contribuem para amenizar o rombo no orçamento mas ainda não é nem de perto uma   solução.  Toda vez que faço a minha atualização de patrimônio e consigo aportar alguma coisa saibam que isso é uma grande vitória pessoal.

E vocês, como lidam com seus gastos diários?

Hoje vai um clip um diferente dos anteriores, ao invés do rock tradicional vou deixar um rap pra vocês. A mensagem é muito bacana e nos faz refletir.




Que a força esteja com vocês!   


65 comentários:

  1. Me sinto +- na sua situação, mas um pouco pior, pois quando vejo que os meus gastos de alimentação na rua são maiores que a grana que a empresa dá me dá uma aflição danada. Comer a mesma comida de casa é impossível para minha saúde. É tanta gordura que seria a mesma coisa que eu comesse um tablete de manteiga empanada.

    Graças ao meu atual trabalho de merda, não tenho vitalidade para fazer nada. Já estou a algum tempo tentando planilhar meus custos para me adaptar ao novo soldo, mas está foda.

    O que eu estava postergando fazia tempo, por exemplo: A conta de celular. Agora vou resolver com urgência. Ainda mais que eles aumentaram o valor da conta sem previamente me avisar. Se vierem com uma contraproposta ainda vou pensar 2 vezes antes de mandar pro C*** (não uso a linha para nada além da internet).

    Está cada vez mais difícil viver nesse bostil.

    Abraços!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola PS

      Não entendi sobre os seus gastos com alimentação. Como assim eles são maiores que o seu salário?

      No mais, obrigado pela presença constante aqui.

      Abç

      Excluir
    2. deve ter se referido não ao salário em si, mas ao vale refeição que não
      supera o valor gasto com comida na rua. Nesses meses senti a mesma coisa
      com o aumento da comida na rua e passei a comer em lugares mais baratos
      (foda)

      Excluir
    3. Exatamente isso que o Anônimo20 de abril de 2016 04:01 falou.
      Meu VR é R$X,xx por dia, o que gasto na rua é R$ X,xx+ meio X mesmo só comendo mato para economizar no prato.
      Sempre fico desfalcado.

      Ah Mestre dos Centavos no primeiro de trabalho foi do jeito que você pensou, só recebi R$ 300,00 por causa de todos os descontos, já o meu VR foi 3 vezes o valor disso. Ganhei mais de VR do que salário. Nos meses posteriores comecei a ganhar +-850,00 de sal(por causa de todos os descontos) e adivinha meu VR? +- meu salário. ahhh se fosse dinheiro vivo!

      Abraços!!

      Excluir
    4. Entendi Ps

      Esse seu VR voce poderia troca-lo por dinheiro sabia disso? Pelo menos aqui na minha cidade conheço algumas pessoas ou mesmo pontos comerciais que trocam o ticket e descontam 15%. Não compensa torrar tudo com comida se voce tiver essa opção.

      Abç

      Excluir
  2. Você não paga plano de saúde? Será que se for pela saude não valeria cortar o personal, contratar um plano e fazer fisioterapia pelo plano? Só uma idéia... Aqui está foda sustentar o plano de saúde também, mas como sou zicado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho plano de saúde coberto pela empresa que trabalho. Já não faço mais sessões de fisio mais sim de fortalecimento muscular na academia.

      Abç

      Excluir
  3. Bem alto seu gasto com academia! Aprende tudo é faz sozinho. Achei que morava com a patroa, mestre.
    Não deixa de investir 100 pilas por mês no tesouro meu velho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho que esse gasto está alto mas é o preço que tenho a pagar por ter um personal sempre por perto. E por enquanto infelizmente terá que ser assim até eu aprender tudo é claro.

      Eu morando com alguem? rss. Ainda não está na hora disso.

      Sobre o tesouro você tem razão, tenho que voltar a investir nessa parada.

      Valeu

      Excluir
  4. “Pague-se primeiro” soh me veio essa frase em mente lendo o texto....abras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me lembrei de pai rico pai pobre.

      Obrigado soldado.

      Abç

      Excluir
    2. Vc já leu o homem mais rico da babilonia? Assim que receber já separe 10% do seu salário... e se vira para passar o mês. Com o passar dos meses vc se acostuma e consegue até economizar mais de 10%. Outra coisa é você não procrastinar e procurar formas de ganhar mais dinheiro.. seja fazendo bico, estudando para outro emprego, etc.

      Se quiser faça um exercício... separe 100 reais, e veja em quanto tempo consegue fazer ele virar 200. Pode ser emprestando, revendendo coisas... use a criatividade. Garanto que se conseguir fazer 100 virar 200, consegue fazer virar 400... 800... etc.

      Excluir
    3. Esse livro é muito bom mesmo. Tem insights muito melhores que vários livros de vários lideres motivacionais aclamados por aí.

      Vale a pena comprar.

      Excluir
    4. Rumo,

      Comecei a ler esse livro "O homem mais rico da babilônia" mas não consegui terminar por pura e simples preguiça. Vou seguir a sua dica e terminar essa leitura.

      Sobre os 10% do salário já faço isso. Eu explico. Na empresa onde trabalho existe uma cooperativa que me da a opção de participação e de descontar de 3 a 10% do meu salário e já estou participando disso já há algum tempo porem estes depósitos que faço que é de 10% do meu salário não está declarado no meu patrimônio por enquanto pois quero deixar o bolo crescer mais um pouco rs. E o interessante é que em cima do que é depositado lá que sai direto da minha folha de pagamento incide juros reais acima da inflação. esse ano por exemplo rendeu cerca de 14% ao ano e ainda recebo dividendos de co participação. E se eu quiser ainda posso emprestar até 4x o valor que depositei e pagaria juros menor do que o praticado no mercado, caso eu queira é claro. É um negócio bem interessante.

      Abç

      Excluir
  5. Corte o Personal já!! Não tem mistério na musculação, hj tem vídeos de varias series e objetivos na internet. Procure o site ''Treino de Mestre''
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. To pensando seriamente nisso mesmo pois pelo que treinei até agora não tem muito segredo mesmo.

      Abç

      Excluir
  6. Somos pobretões Mestre dos Centavos... Tente arranjar um jeito de cortar mais seus gastos e aportar um poucoi mais e investir em algo (cursos, concurso, etc). Não pode é seguir o projeto desse governo de gastar mais do que arrecada.

    Gari/Advogado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. i ae gari

      é verdade mesmo, tenho que fazer algo diferente se não terei sempre os mesmos resultados.

      Obrigado!

      Excluir
  7. Vc ainda não se conformou que será sempre um fracassado? Ganha um salário imundo mas gasta 200 reais pra ter um zé mané fungando no seu cangote na academia? Coisa de bicha. Pare de se iludir. Vc estudou em uniesquina, não é empreendedor, pelo contrário, é um zé empreguinho e não faz nada pra evoluir. A primeira regra para se crescer nos aportes é aumentá-los, lixo imundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. anon
      Sobre sua critica que apesar de extremamente ácida achei bastante relevante, segue meu comentario.

      Me conformar não me conformei não pois fracassado eu nunca fui. A minha visão de fracasso de um pode ser diferente da do outro. Há quem se sinta fracassado mesmo tendo um milhão na conta e outros não. Isso é relativo. Fracasso pra mim seria se eu fosse viciado em alguma coisa, brigado com a familia, desempregado a anos, bandido etc. isso é fracasso.

      Meu salário é pouco eu sei, infelizmente tenho que me adquar a essa realidade. Você teve razão ao dizer que minha formação é fraca, que não sou empreendedor, que tenho um subemprego e que não faço nada para evoluir. E tem razão também sobre as regras para aumentar o patrimônio focando nos aportes. Esse sou eu. Espero sinceramente que você esteja na contramão disso tudo. Só um conselho: se você é um cara que ganha bem, é empreendedor ou tem bom emprego e que está financeiramente bem meus parabéns. Só le falta uma coisa... educação.

      Excluir
    2. Nem ia comentar mas tive que te parabenizar Centavos por não se rebaixar ao nível de "anons bilionários" que se acham melhor que os outros mas nunca mostram a cara nem nada. Deve ser só mais um sócio do xvideos ainda cursando o ensino fundamental, não dê bola.

      E foco nos aportes para um próximo fechamento positivo! Tamo junto

      Excluir
    3. Mestre, vc com certeza é um cara diferenciado. A resposta que vc deu ao ignorante 07:10 foi na medida.
      Poucos teriam feito melhor.
      Abraço!

      Excluir
  8. Prezado Mestre dos Centavos,

    Vejo que necessita fazer cortes nas seguintes áreas:
    - Venda seu carro. A moto já está ótima para sua remuneração. Devido aos abusivos preços dos carros no Cuzil, somente quem ganha a partir de 5k líquidos deveria pensar em ter carro;
    - Personal trainer. Idem justificativa acima. Academia normal já é o limiar para sua remuneração. Obviamente que as técnicas específicas encontrarás na internet. Seja proativo e procure a solução na internet. Não fique de desculpites, corte esta coisa de riquinho. Sim, TEM SOLUÇÃO na internet;
    - Da folga acima indicada, conseguirás guardar ao menos 10% do que ganhas. O ideal era ao menos 1 Salário mínimo, mas, enfim, é complicado diante de sua remuneração;

    O restante da sua folga orçamentária guarde para melhor a sua formação. Foda-se se já tiver especialização, faça um mestrado. O ideal é meditar em algo para empreender.

    Não adianta chorar. É faca nos dentes e brutalidade para ganhar mais. O jogo só acaba para quem desiste.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLá prezado anon

      Primeiramente obrigado pelas dicas.

      Vender o carro é uma idéia que já me passa pela cabeça, se continuar desse geito não vou ter muito o que fazer. Você também tem razão sobre o salário pois manter um carro mesmo que popular custa muito caro.

      Sobre o personal também estou vendo sobre isso porque esse lance de ficar pagando todo mês é fodah. Vou procurar soluções na net conforme voce orientou.

      Melhorar a formação não sei, to sem saco pra essa coisa de estudar. Empreender é uma alternativa mas ainda não tenho nada em mente a respeito.

      Vamos vivendo e ver o que a vida nos mostrara mais a diante.

      Valeu

      Excluir
  9. MD,

    Esta é a realidade da maioria dos brasileiros, infelizmente! O ponto bom é que você tem a mentalidade de tentar poupar algo, não se entregou às dívidas do cartão de crédito.

    Como falei antes, o momento agora é de se preparar para mudança, quando a economia aquecer: Cursos, ou mesmo você estudar sozinho em casa (eu falo isto, mas estou com muita preguiça ultimamente).

    Você precisa mesmo aumentar seu aporte, não tem mágica, por mais que você corte todos os gastos "supérfluos", o aporte baixo não conseguirá fazer seu patrimônio subir tão rapidamente.

    Foco no aporte!

    Estarei na torcida!

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kala a boka makako konstrutor. Quem é você pra falar em poupar dinheiro, seu filho da puta. Você empurra esses barracos para jpbf só pra enriquecer. Suma da blogosfera jpbfística, seu imundo. Você não nos representa, imundo.

      Excluir
    2. Sou aquele que esta chegando aos 900K e não preciso escrever desta forma ridícula, de adolescente.

      Para mandar uma mensagem desta num blog de outro colega gente boa demais, como o MD, de forma ANÔNIMA, só mostra o quanto você é PERDEDOR!

      A sua opinião pouco me importa, não costumo dar a atenção a quem não agrega valor.

      Fui

      Excluir
    3. Estex revoltadinhox que ixcrevem axim tem que morrer mesmu!

      Vira homem seu palhaço. Crie um blog para gerar conhecimento e parar de reclamar dos outros.

      Anon da revolta

      Excluir
    4. "Sou aquele que esta chegando aos 900K"


      Enfim, a justiça existe mesmo. Tem tudo isso, mas é um kuckold casadinho imundo. Logo, esse dinheiro não é seu. E não ache que um contratinho pré-nupcial o salvará de ter que dar metade dessa ninharia imunda para sua esposa e seu amante negão não. É muito fácil reverter um casamento com separação total de bens. Há inúmeros casos em que isso acontece. Todo o mal que faz aos jpbf que compram seus barracos de tijolo velho pesará contra você no seu futuro divórcio seu makako kuckold. Seu ku será violentamente estuprado pelo juciário kuckoldizador de jpbf casadinhos. E outra, de que adianta ter qse 1kk se você é um kasadinho kuckold? Nego tem esposinha gorda e gastadeira e quer pagar de gosotoso. Akorda makako. Um gari que ganha 1k solteiro tem vida melhor do que a de um casadinho kuckold com 10kk no banco, seu makakento kuckoldizado do karalho.


      Anon pessimista crônico

      Excluir
    5. VDC

      Obrigado por sempre me acompanhar e de antemão peço desculpas pelos rambos que aparecem por aqui, esses "já tem" a vida ganha e ao que me parece pertubar o pessoal da blogosfera é o melhor que eles tem a fazer com o próprio tempo. rs

      Anon pessimista crônico

      Quanta revolta! O VDC merece é os parabéns por ter chegado aonde ele chegou. xinga-lo, difama-lo na blogosfera é no mínimo um insulto. O que você ganha com tudo isso? deixa o cara com a vida dele, deixa o cara com a espoza dele, deixa o cara com os 900k dele. Afinal se eles chegarem a se separar é voce que vai lá pagar a conta toda? acorda meu amigo, viva a sua vida e deixe os outros viver a vida que voce no fundo no fundo queria.

      Excluir
    6. Kkk ta tranquilo MD, eu fico rindo dos pivetes da zoacao, sao uns moleques mesmo.

      Abs

      Excluir
    7. O único makakento kuckoldizado do karalho que conheço é o imbecil 16:57 que foi arrotado pela mãe.
      kkkkkk
      Seguidores de pobretão são uma tristeza!

      Excluir
    8. Troca o ''K'' pelo ''C'' pelo menos,isso tira qualquer credibilidade. E empurra barraco ? As grandes construtoras sim,empurram,tomam,cobram taxa de corretagem inclusa no financiamento. Um pequeno empreendedor,por mais que momentaneamente,só gera valor.

      Excluir
  10. Bacana mestre. Não separo como você os gastos para lazer e imprevistos. Deixo aberto do que restar (subtraindo aporte e gastos fixos). Com supermercado gasto quase igual a você, academia apenas 50 bananinhas, celular cortei em fevereiro e até hoje não coloquei créditos rs e em casa pago apenas a luz toda (cerca de 140 dilmas), internet (90 mandiocas) e TV (90 roussefs).

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fala ae lixoso

      50 bananinhas de academia só? ai sim hein confrade!

      Excluir
    2. Aqui eu pago 40, academia de bairro é a solução!

      Excluir
    3. Porra mateus, tbm pago isso. Será q somos da msm cidade? Hahaha

      Excluir
    4. Se fosse seríamos os unicos que conhecem a real na minha cidade kkk

      Excluir
    5. Viver de Aluguel, moro com minha mãe e irmão. Outro problema é geladeira velha. Até pensei em comprar uma nova, mas não sei se recuperaria o valor investido a tempo, visto que possa ir morar só a qualquer momento.

      Excluir
  11. Mc, parece dureza, mas se livra do carro. Me livrei da moto e do carro e isso me deu alívio e fôlego para aportar e viver melhor. Não me arrependo de vender o carro, vou até relatar no fechamento desse mês. Força meu caro, uma hora as coisas melhoram.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu amigo roedor

      Pois é cara, como eu disse pro anon mais a cima vender o carro é algo que já me passa pela cabeça. mas dá um dor no coração rs. Se não melhorar mesmo acho que não terei outra opção.

      Estarei aguardando ancioso pelo seu relato.

      Valeu

      Excluir
    2. Não era nem para vc ter comprado, eu avisei. Neste caminhar foi a pedra que sem necessidade vc resolveu carregar.

      Excluir
  12. Opa olha eu ai, eu cheguei recentemente nesse mundo sou bem jovem e entusiasmado, tou acompanhando vcs a um bom tempo e resolvi criar o meu tbm, não sei mexer em nada nessa bosta direito, mas criei um blog pra documentar tudo acho que vai ser legal. Assim que eu começar a entender isso aqui eu começo a adicionar geral e fazer essas coisas de blog... ta ai o link

    http://construindoimperio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu Jovem

      Meus parabéns pela iniciativa e seja muito bem vindo a comunidade da blogosfera de finanças.

      Abraço

      Excluir
  13. Centavos, qto seu carro faz por litro e qto anda por dia em media? Tenho essa dúvida pois quero pegar um Civic 2008 Manual q faz uns 9-10km por l e pretendia gastar mais ou menos o que você relatou aí.

    Salve confrade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu carro é meio gastador ta fazendo 10km/litro e é 1.0. e por dia ando em torno de 35km.

      O honda civic é o meu sonho de consumo. Parabéns, é um puta carrão.

      Abç

      Excluir
    2. Mestre, quais os opcionais do seu carro? Ar, direção, banco de couro etc...

      E de quais itens NÃO abriria mão caso comprasse um outro carro? Alguma coisa que o seu tem e acha muito bom, ou não tem e sente falta, algo assim...

      Excluir
    3. Infelizmente meu caro anon o meu carro é pelado. Carro de pobre mesmo rs. De opcional ele não tem nada. até os vidros das portas são a manivela mas esses eu prefiro assim pois vidro elétrico quando começa a dar problema é um saco.

      Porem já tive um carro completo com banco de couro, ar quente e frio, direção, regulagem de altura de banco e volante, etc. Tive a experiência dos dois extremos em se tratando de carro popular é claro.

      Dos itens que eu não abriria mão seria somente ar condicionado. O resto dá para ficar sem de boa.

      O que o meu tem e acho muito bom é o conforto em si por ser um carro da GM ele me atende muito bem neste quesito. Se tivesse um arzinho seria muito top.

      Abç



      Excluir
    4. Seu carro é confortável sendo GM pq na verdade é um OPEL, Mestre rsrs

      Depois que a GM parou de trazer os OPEL pro BR, foi só decadência, a começar do Celta...Hoje o Ônix não oferece um pingo de conforto que o Corsa dava na época, que o Monza, Kadett, Astra deram tbm etc...

      Excluir
    5. Pois é anon

      Principalmente Monza e astra quando foram lançados na época eram os tops dos tops.

      Me lembro como hoje quando em meados dos anos 2000 meu pai comprou um monza bicudo 92 painel digital graças a minha grande insistência rs. Que carro mano, puta que pariu. Proporcionava muito conforto e até um certo status. Lembro que na época esse era o carro mais top do meu bairro e ninguém da minha familia tinha um melhor rs, tempos dourados esse.

      Hoje infelizmente o monza saiu de linha assim como o astra. O carro que citei anteriormente que eu tive e que era completo é justamente o astra que também me proporcionou grandes momentos.

      Um Abraço!

      Excluir
  14. "Como moro com minha família (mãe, irmãos e padastro)"

    Nossa sua família é uma baixaria completa hein!! É troca-troca, incesto, que bagunça é essa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tanta crítica pra ser feita sobre o meu texto e você vem atacar justamente minha familia?

      E ainda com algo sem pé nem cabeça?

      Tenho pena de você!




      Excluir
  15. "Vender o carro é uma idéia que já me passa pela cabeça, se continuar desse geito não vou ter muito o que fazer. Você também tem razão sobre o salário pois manter um carro mesmo que popular custa muito caro."

    Mestre, esse carro que vc tem (Opel Corsa C) é meu sonho de consumo. Dá tanto gasto assim cara??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende do seu salário confrade

      Hoje infelizmente não está mais viável ter carro no Brasil, como disseram acima isso é pra quem ganha de 5k pra mais. Eu tentei de teimoso que sou rs.

      A não ser que você não tenha nenhum plano para o futuro e queira viver apenas para bancar o carro.

      Sobre os gastos eu como costumo marcar tudo o que gasto, sobre o carro entre gasosa, manutenção e impostos ele está me custando R$ 700,00 reais mês. Muito caro.

      Abç

      Excluir
  16. Fala Mestre, a situação está delicada, eu to no modo zumbi frugal e resolvi cortar em 50% meu gasto com gasolina indo de bicicleta na parte da tarde pro trabalho, mesmo chegando suado, chega no fim do mes e eu vejo que valeu a pena a economia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é uma ótima alternativa JF pois além de economizar você contribui com a natureza e para com sua saúde. Pra mim já não rola pois meu trabalho é muito longe.

      Show de bola

      Excluir
    2. Amigos a hora de investir em bitcoins é agora, o mestre viver de renda tem 86k em bitcoin ja esta vendo e vai ver sua grana multiplicar ainda mais, essa é a hora está em constante aumento e não vai parar pois em julho seu algoritmo vai receber uma atualização que vai dificultar mais ainda produzirem-os oq vai fazer o preço decolar.

      A hora é agora, dica quente não é forex nem essas perdas de tempo. Já estou fazendo uma grana nos trades, porém tenho 26k apenas o que com uma alta eu não fique milionario mas já da pra tirar uma graninha boa.

      Dica, quem quer investir vai lá e compra logo em algum site ou mesmo mercado livre que vai subir. Não prevejo muito risco de desvalorizar tão cedo.

      Abç

      Responder

      Excluir
  17. Fala mestre, Difícil mesmo é anotar tudo que gasta... eu nunca consigo fechar o mês com precisão 100%.
    to usando um app pro celular agora que me ajuda, mas nao sei ate quando vou conseguir manter os gastos atualizados.

    um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara não tem outro jeito a não ser foco, e anotar tudo.. se tiver oportunidade no inicio de lançar logo que der um tempo melhor.. do contrario.. usa uma caixa para funcionar como caixa de entrada e tira 10 minutos para fazer os lançamentos, não deixa para ser uma vez por semana porque daeh.. esqueça e mela tudo!

      Excluir
  18. Ola EP

    Eu consigo fazer graças a uma planilha do excel que tenho instalado no not. Como ele sempre está ligado toda vez que gasto com alguma coisa corro lá para atualizar. Isso já virou um hábito rs.

    Abç

    ResponderExcluir
  19. 700 reais por mês com o carro é bastante, é praticamente meu valor de aporte atual!
    Seu carro é de 15k, imagina quem pega um de 40, ou então seminovos de maior luxo como audi na faixa dos 60,70k.
    Caramba! Uma coisa é pagar a vista, outra é manter.
    Não adianta nada pagar 70k num carro a vista se o sujeito aufere ganhos mensais de 1,2k...

    ResponderExcluir
  20. Fala ly meu parceiro

    Então cara, 700 mangos é um valor muito alto dado nosso atual salário, realmente. Por enquanto o carro pra mim ainda é um mal necessário porem passageiro.

    Porém toda vez que me passa na cabeça a ideia de vende-lo me vem uma dor no coração apesar de todo o gasto que me dá. Ele tem o seu lado ruim mas também tem o seu lado bom. Por exemplo hoje mesmo tive que vir trabalhar com ele pois estava um frio do caralho e vim bem tranquilão dentro dele bem confortavel enquanto na rua só se via nego andando todo agasalhado e motoqueiro sofrendo. Porem já encarei frio de moto quando eu não tinha carro e não morri por isso também, acho que to ficando é mal acostumado rs.

    Sobre o valor do veículo uma coisa interessante que notei é que quanto mais novo o carro menos manutenção ele dá. Tiro pelo meu e por um que minha prima comprou por ser mais novo (2012) não dá gasto nenhum a ela neste quesito. Já o meu rss.

    No entanto, o ipva dela é bem muito mais caro que o meu e por ser novo ela fez seguro o que acaba no fim das contas saindo até mais caro que um carrinho um pouco mais velho. o meu é 2002.

    Espero ter te dado uma melhor visão sobre este tema já que tu é um cara novo e precisa entender bem como a coisa funciona caso um dia resolva adquirir um.

    Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carro novo cobra o preço da desvalorização. Não existe jantar gratis.

      Excluir
  21. Realmente Mestre vejo que nossa situação é bem parecida, mas já somos vitoriosos, pois existe muitos que ao invés de ter pouca grana aportado tem muitas dividas acumuladas.
    Deixo essa passagem de consolo e inspiração para nós:
    Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade.
    Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece.
    Filipenses 4:12,13

    ResponderExcluir