Mestre dos Centavos

Sem medo, sem desculpas, apenas resultados.

sábado, 24 de abril de 2021

Guia de Profissões: Corretor de Imoveis

 Saudações nobres guerreiros do milhão

Continuando com a serie de posts sobre as profissões que nós pobretões deste Brasil varonil poderíamos desempenhar de forma autônoma (ou quase) gastando poucos recursos para o aprendizado ou para a montagem do negócio hoje vamos falar sobre esta profissão diferenciada, o corretor de imóveis. 

Eu mesmo já pensei em trabalhar na área por diversas vezes, até cheguei a arriscar um dia quando um colega pediu para que eu o ajudasse na venda de um imóvel que ele tinha, mas infelizmente o cliente sequer apareceu e com isso me veio a frustação e deixei a ideia de lado em stand by. 

Pois muito bem, mas agora estamos aqui para discutir sobre os meandros desta atividade que por muitas vezes saltam os nossos olhos pois os ganhos são ilimitados. 


O Corretor de Imóveis

Corretagem de imóveis no Brasil é algo muito comum, vemos por ai diversas imobiliárias abertas oferecendo sejam casas, terrenos ou apartamentos. Há muitos profissionais no mercado por isso ele é tão competitivo, mas como na maioria dos trabalhos bons profissionais mesmo realmente são poucos. Agora vamos falar sobre as vantagens e desvantagens desta nobre atividade. 

O curso é rápido e barato: Olha ai, mais uma mamata pra vocês 😁. Para se tornar um corretor de imóveis basta você fazer o curso de TTI (Técnico de transações imobiliárias) com isso você tira o seu CRECI  que é uma carteirinha que o autoriza a trabalhar na área.  O melhor de tudo é que hoje em dia você pode fazer tudo online sem sair de casa, em um ano a um ano e meio você já estará pronto para as vendas. 



Tem alta empregabilidade: Pelo menos aqui aonde moro sempre tem vagas disponíveis nesta área, muitas vezes os recrutadores não exigem nem o curso, somente ensino médio e conhecimento em informática pois sua urgência é tanta que eles te contratam antes mesmo de iniciar o curso para que você possa dar suporte e aprender a rotina enquanto estuda.  

Os ganhos são ilimitados: Isso é um dos fatores que mais atraem novos interessados para entrar no ramo, os ganhos podem ser elevados a um numero até absurdo dependendo do negócio. O corretor não tem salário fixo, ele depende única e exclusivamente de comissão de vendas, a tabela de comissão varia mas gira em torno de 5% sobre o valor do imóvel. Ou seja, se você vender uma casa por exemplo de R$ 150.000,00 tu coloca no bolso R$ 7.500,00 numa tacada só. Claro que esse valor não vai integral pois se você trabalha em uma imobiliária terá que dividir com ela esse valor, e isso varia de uma imobiliária para outra. Aqui por exemplo na minha cidade há imobiliárias que dividem a comissão em 50% sobre tudo o que você vende, depende muito do acordo que você fechar com elas. Por exemplo eu tenho um tio que é corretor, lá onde ele trabalha eles são em 4 corretores mais o dono. Tudo o que eles vendem é dividido da seguinte forma: 50% fica com o dono pois eles usam o nome da imobiliária dele, e os outros 50% são divididos entre os 4. Não importa se um vende mais imóveis que o outro, no final do mês juntam tudo e dividem desta forma. Esse meu tio ganha e media 3 a 4mil por mês, não importa se ele não vender nada, desde que os outros vendam ele ganha, e vice e versa. Conheço alguns corretores que ganham bem mais também, 10mil 15mil e por ai vai. 



Network: Como você trabalha num ramo aonde a bufunfa corre solta você conhece muita gente da grana, afinal não é só a galera do  "minha casa minha dívida" que compra imóveis, tem aquela galera que compra para investir, especular etc, ou seja, grandes empresários, médicos, advogados, banqueiros... Só de você ter contato a até conseguir amizade destas pessoas já vale muita coisa afinal quem tem contatos tem tudo.  

Evidentemente que temos o lado ruim e como todo trabalho este não poderia ser diferente. 

Alta concorrência: Como eu disse anteriormente há muitos ditos profissionais neste mercado, e mesmo os ruins vez ou outra fecham uma venda o que acaba que atrapalhando os bons profissionais. Existe uma galera que trabalha por conta, são os ditos "Picaretas" esses não tem curso, não trabalham em uma imobiliária nem nada, fazem tudo sozinhos. Saem por ai caçando placas de vendas pela cidade e quando encontram conversam com os donos e oferecem seus serviços. A única coisa que esse pessoal faz é tentar encontrar um possível comprador, coisas e papelada etc ele deixa para que o dono e o comprador se lasquem para correr atrás. 

Parte burocrática: É para este aspecto que o corretor profissional estuda. Ele precisa entender não apenas de vendas mas de todos os tramites burocráticos. E essa é uma das partes complicadas do negócio pois um erro pode ser fatal, Já imaginaram a dor de cabeça que seria se um corretor vendesse um imóvel que tenha alguma ação judicial correndo pela justiça? Ou que ainda seja um bem a ser inventariado? ou com dividas de impostos não pagos? São tantas coisas que o corretor tem que analisar, consultas a fazer, levantamento de dados, questões de herança, impostos, taxas a serem pagas, documentos cartoriais que se ele não estiver realmente preparado pode fazer uma bela cagada. 

Não tem salário fixo: 99% das imobiliárias não pagam salario para seus corretores apenas comissão sobre vendas. Ou seja, se você trabalhar num daqueles locais que você só ganha se vender tu ta fudido meu irmão. A maioria das pessoas são chimpas e não tem reserva de emergência, para quem trabalha nesta área tem que ter no mínimo uma reserva de um ano de despesas pagas pois há períodos sazonais neste mercado, você pode ficar meses sem vender nada. 


Gastos são todos seus: Isso ai inclui uma despesa muito alta, carro. Todo corretor tem que ter um veiculo e algumas vezes até um notebook próprio para poder atender seus clientes. Afinal é dever do corretor levar os potenciais compradores para visitar o imóvel, e todos os gastos de combustível, estacionamentos, multas, deterioração do veiculo são por conta do corretor. 

Vai ouvir muitos nãos: Até você concluir uma venda e receber você terá ouvido muitos nãos. Muitas vezes o cliente esta lá apenas por mera curiosidade, por especulação, as vezes ele até quer comprar o imóvel mas o financiamento não aprova, são diversos motivos que levam o cliente a desistir ou a não fechar negócio com você. 


Como vocês puderam perceber o desafio é grande no entanto a recompensa pode ser igualmente proporcional, uma boa parte depende apenas de você e a outra fica a cargo do cliente. O profissional que se prepara para o mercado dificilmente será deixado de escanteio. Esta é mais uma das profissões autônomas que nós poderíamos e que temos capacidade de executar desde que estudamos e nos capacitamos para tal. As oportunidades estão ai, basta saber enxerga-las e não ter medo de agarra-las. 


Fique rico, ou morra tentando!

6 comentários:

  1. Eu acredito que ser corretor de imóveis não é uma profissão pra gente curiosa , porque na minha opinião , as vendas dependem muito do NETWORKING para captar clientes.

    Essa seria uma péssima profissão pro betão pobre sem contatos , especialmente se o público alvo for classe média pra cima.

    Vou deixar um vídeo para explicar melhor meu ponto de vista , porque é necessário um algo a mais que o pobretão igual a mim precisa ter se quiser entrar no jogo imobiliário.


    https://www.youtube.com/watch?v=15rVImKG8mY



    https://rasratel.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Tem que ser bom de lábia. O diferencial pode ser selecionar coisa boa para o cliente potencial. Tentar empurrar bomba pode acabar queimando o corretor.

    ResponderExcluir
  3. Ótimo post, Mestre dos Centavos!
    Essa profissão eu acho que não é para mim, tem que ser muito extrovertido, coisa que não sou.
    Mas realmente é uma opção.

    ResponderExcluir
  4. Eu sou da mesma opinião que o Mago Economista, é preciso ser extrovertido e gostar muito de gente. A galera compra imóvel com a ajuda que nem sempre é de quem é bom e sim de quem é conhecido.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
  5. Fala Mestre! Poste interessante, o ruim é que ninguém tá comprando choupanas, tá tudo caro, tá difícil até pro betinha que quer ter seu terreninho longe dos centros urbanos, todo mundo raspando o fiofó com a unha... Um abraço e xuxéxuuuu!!!

    ResponderExcluir