Mestre dos Centavos

Sem medo, sem desculpas, apenas resultados.

sábado, 28 de novembro de 2020

Crônicas da CLT: De Volta a Corrida dos Ratos

 


Muito bem senhoras e senhores, estamos aqui com mais um episódio das aventuras do Mestre nas crônicas da CLT, aqui é onde o bicho pega e a coisa acontece, aqui é onde o filho chora e a mãe não vê 😆. 

No episódio de hoje irei relatar sobre o meu retorno ao mundo do trabalho escravo.

Como todos já devem saber por terem lido aqui e aqui meu penúltimo trabalho pisou no tomate comigo mesmo após anos de esforço e dedicação. Tudo o que um beta queria era uns trocadinhos a mais no bolso mas isso me foi negado veementemente. Então com o espirito da pomba gira revolta no corpo chutei o balde e dei o fora de lá.

Perdi a paciência

Meses se passaram fiquei na maciota recebendo seguro o que veio muito a calhar por conta da pandemia. Logo após receber tudo me vi obrigado a retornar para o mercado de trabalho já que outras opções como concurso ou empreender estava fora de cogitação. E lá vai eu naquela luta de preparar currículos e participar de entrevistas de emprego.

Eu já estava meio enferrujado e tive que treinar em casa frente ao espelho analisando postura, dicção e como responderia as perguntas que sempre fazem como por exemplo “Porque devo te contratar” ou “Porque você saiu do seu último emprego”. Parecem perguntas simples mas se você não tiver uma boa resposta pra isso irá se dar mal, principalmente se falar mal do seu último trabalho, isso não pode em hipótese nenhuma.

Estou pronto

Enfim, fiz várias entrevistas, muitas vezes ia às cegas sem saber sobre o que seria o trabalho ou o salário em si, o que é uma merda porque você chega para fazer entrevista em uma puta empresa gigante mas quando vai ver o salário e os benefícios que quando tem são ridículos. Uma grande perda de tempo.


A melhor opção que encontrei foi um trabalho temporário de três meses, com salário e benefícios razoáveis. Praticamente eu faria a mesma coisa que fazia no último emprego mas a carga de trabalho era bem menor o que me deixou mais tranquilo. Consegui o trabalho e fiquei lá pelos três meses mas pouco antes de concluir o prazo de termino de contrato eu já estava novamente distribuindo currículos e participando de entrevistas quando podia. Afinal eram só três meses.

Evidentemente que encontrei trabalhos que fiquei muito interessado de conseguir seja pelo salário, pela função ou ainda pela empresa em si, e estes que são os melhores infelizmente são também os mais concorridos, a concorrência é insana, é nego com mestreado, pós graduação, trinta mil anos de experiência, fluência em 45 idiomas e por ai vai. O Mestre aqui com uma facu meia boca e apenas um MBA xexelento ficava no chinelo obviamente. 😌

Agora teve um episódio que se passou comigo que eu fiquei extremamente constrangido mas eu não terei vergonha de contar aqui pra vocês porque estamos aqui para aprender com os nossos erros e com os erros dos outros também. Estou longe de ser perfeito e possuo várias limitações e uma delas é falar em público. Realmente essa não é a minha praia.


Mas o fato em questão foi que eu estava de olho em uma grande empresa e esta anunciou uma vaga de emprego e eu prontamente me candidatei. Alguns dias depois para minha surpresa fui convidado para fazer uma entrevista. Meu coração disparou na hora e já sabia que isso não era um bom sinal. Me preparei para a entrevista e fui. Um outro detalhe importante, eu já havia feito uma entrevista nesta mesma empresa a uns dez anos atrás e eu não fui bem no processo seletivo, me enrolei nas perguntas, gaguejei, foi um tremendo fiasco e por isso acabei não sendo contratado e aquilo me gerou um certo trauma.

E lá vamos nós de novo para a segunda tentativa, desta vez mais preparado e mais experiente. Decorei respostas de perguntas que poderiam ser feitas, ensaiei respostas, gestos etc. Mas infelizmente mais uma vez eu fui mal na entrevista, as palavras não saiam na hora de responder as perguntas, toda aquela memória negativa da primeira entrevista veio a tona e com isso me dei mal mais uma vez. Só para vocês terem uma ideia a vaga nem era tão boa assim, era bem abaixo do meu nível de formação e eu só estava indo mais pela empresa e pelos benefícios. Porém como eu disse não deu certo e creio que o que mais tenha me atrapalhado foi a grande expectativa que criei somada ao trauma da última vez. O engraçado era que nas diversas outras entrevistas que fiz eu não ficava nervoso nem nada do tipo mas daí imediatamente me bateu uma luz e eu me liguei o que era.


Quando eu ia para as entrevistas mas sem expectativa de ser contratado, muitas vezes até sem vontade de ir eu me dava muito bem, falava bem, desenvolvia assuntos, argumentos etc. Ou seja, pra mim funcionava a técnica do foda-se, se eu tacava o foda-se e ir sem pretensão alguma de ser contratado eu me dava bem. 

Com isso em mente passei a não mais criar expectativas em trabalho algum, e quando aparecia alguma entrevista eu ia sem textos decorados nem nada do tipo. Eu havia decidido que responderia as perguntas espontaneamente. Obviamente que eu estudaria as melhores respostas para perguntas chaves e usaria aquele conhecimento para agregar as minhas respostas da forma mais tranquila e natural possível.

Com este novo modo de pensar e agir consegui um novo emprego muito melhor do que eu imaginava que conseguiria. No entanto trabalhar não é a atividade mais prazerosa que existe, bem longe disso. Ser CLT não é fácil e todos sabemos das dificuldades e desafios que enfrentamos no dia a dia. Trabalhar é bem chato essa é que é a verdade, a rotina, as cobranças a burocracia tudo isso é só pra encher o saco. O caminho pra a independência financeira é difícil meus caros. Por isso a importância de tentar balancear a jornada e deixar ela um pouco mais agradável. 

E sobre este trabalho e minha nova função eu deixarei para contar no próximo post.

Até lá 😉



24 comentários:

  1. Isso aí, Mestre. Normalmente quando se vai com muita sede ao pote, a pessoa se dá mal. Essa atitude de ligar o foda-se, na dose certa, acaba ajudando mesmo.
    Entrevista de emprego é um saco. Qualquer processo seletivo que não seja só uma prova de conhecimentos é um saco, porque entra muito a subjetividade de quem está avaliando. Dinâmica de grupo então... sem comentários. Um verdadeiro ritual de humilhação moderno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. i ae Mago, bem por ai mesmo. Muito difícil participar de uma entrevista que vale a pena.

      Excluir
  2. Você continua na ativo e parece mais positivo, é isso mesmo quem não tem "disposição" para virar patrão e fazer o próprio corre tem que se sujeitar a ser CLT...

    Cara vivi os tempos de ouro da blogosfera.
    - Vida Ruim de Pobretão(dureza das postagens e haters o derrubaram, se tornou perigoso continuar...mas é uma LENDA)
    - Doutor Honorários (deixou vazar o facebook)
    - Seu Madruga Investimentos (apareceu e sumiu novamente)
    - Blog do Corey (excluído recentemente)
    - Viver de Renda(ainda ativo)
    - Mr. Rover (as vezes aparece no legado realista)
    Como esquecer do - Além da Poupança, - Economicamente Incorreto, -deMarcinho provocavam discussões muito bem embasadas e grande valia para quem buscava conhecimento

    Meu preferido:
    - Pardal Investidor (mlk novo, um dos primeiros a falar de bitcoin na blogosfera, tretava muito, maromba, comedor de GP, imigrou para os EUA na raça e depois sumiu...Pessoalmente tinha grande admiação pelo cara, minhas ideias batiam muito). Fiz o backup do blog dele tenho até hoje.

    Entre tantos outros...
    Só nostalgia, meu amigo. Era uma grande comunidade virtual, todos em busca da Independência Financeira. Em uma época que isso era pouquíssimo falado.

    Aqui ainda sigo na batalha...Cada dia mais perto de mandar o mundo corporativo A LA GRANDE MIERDA.
    Abraço!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala parceiro

      Você teve a felicidade de conhecer grandes blogueiros, pessoal do meu ciclo não faz nem ideia do que é isso aqui, realmente uma pena. A blogosfera nos brindou e ainda brinda com pessoas incríveis como por exemplo o Frugal Simple, Executivo pobre, Soul Surfer dentre tantos outros.



      Excluir
    2. Agradeço a lembrança, Anônimo, eu estou (quase) sempre por perto.

      DH

      Excluir
    3. Muito bom vê-lo por essas bandas doctor!

      Excluir
  3. Fala Mestre, é isso aí irmão temos que correr atrás, também já passei perregue em entrevistas de empregos, mas tudo é prática e as vezes pensar mesmo e agir mais é achave.

    Acompanhando sua jornada, sou novo no financeira, se der para adcionar no bloghall agradeço.

    Ascensão sempre!!!

    ResponderExcluir
  4. É não é fácil mais isso aí mestre, bom ver você de volta.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo novo Emprego! Ansioso pelas cenas dos próximos capítulos!!

    ResponderExcluir
  6. "trabalhar não é a atividade mais prazerosa que existe, bem longe disso. Ser CLT não é fácil e todos sabemos das dificuldades e desafios que enfrentamos no dia a dia. Trabalhar é bem chato essa é que é a verdade, a rotina, as cobranças a burocracia tudo isso é só pra encher o saco."

    Pois é. E saiba que, por ser casado, você ficará preso na CLT até a morte.

    ResponderExcluir
  7. Mestre não tenho muito saco pra entrevistas não, todos meus empregos foram indicações...

    ResponderExcluir
  8. Seria interessante especificar o cargo/ função nesses relatos..e mais detalhes de como vc é recebido, se veste p entrevistas.. as perguntinhas imbecis que temos de responder, etc. Enfim, um relato mais detalhado para ajudar ainda mais os confrades neste imundo mercado de trabalho BR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já havia abordado sobre esse assunto antes, neste post http://mestredoscentavos.blogspot.com/2016/11/como-se-dar-bem-em-uma-entrevista-de.html

      Da uma lida la.

      Vlw

      Excluir
  9. Precisava vir aqui depois de ler essas postagens sobre a clássica corrida dos ratos. Cheguei a comentar em minhas últimas atualizações, eu não visto mais a camisa de ninguém (empresa). Não se iluda, isso é o que querem te fazerem acreditar para que continue preso nesse sistema.

    Quando iniciei minha jornada há algum tempo, já tinha uma ideia sobre isso. Com o tempo, apenas tive mais certeza. Chegou num ponto em que eu fiquei saturado dessa vidinha de escritório, de promessas vazias. Raras as vezes em que eu fui promovido, quando estava neste meio, conseguia maiores salários trocando de emprego. Já trabalho há algum tempo remotamente, antes de vivenciarmos pandemia, e isso abriu muitas portas. Quando somos "exclusivos" de um único trabalho, mais ainda sendo a tão ultrapassada CLT, fica difícil assumirmos outros compromissos, e dependermos cada vez menos desse sistema perverso.

    O que me deu "coragem" de sair da corrida dos ratos, foi o patrimônio conquistado. Ainda que não exista liberdade plena, a partir de patrimônio podemos tomar mais decisões, e aumentamos nosso nível de liberdade. A melhor coisa que fiz, foi sair desse ciclo vicioso.

    ResponderExcluir
  10. Eae galera vou deixar aqui meu blog e pesso que vocês visitem e se puderem comente hehe,irão saber da minha nova oportunidade remunerada e quanto eu tenho de patrimõnio:

    http://anomdostrestiros.blogspot.com/ (só copiar e colar)

    Galera,no meu blog eu ensino um jeito de ganhar dinheiro na net trabalhando pra si

    ResponderExcluir
  11. Que bom que você voltou kkk
    sempre entrava no sue blog para ver se você tinha voltado...
    cara to me indentificando demais com essa nova serie sua.. (7 anos no mesmo trabalho) esperando a cenoura que nunca veio.. e estou na fase do desanimo... pensando em chutar o balde e virar empreendedor.. kkk vamos ver no ano que vem..

    Você continua investindo nas criptos ??? elas deram uma subida boaaa

    ResponderExcluir
  12. Fala Mestre! Li tudo o que vc passou, além de depender de tripalium ser uma merda, o mercado é bem pior, parece que é hora da xepa na feira huahuaauha... nisso sem falar das vagaranhas marxistas lacradoras de RH, cada humilhação que muitos betas passam, eu sinceramente não sei como eu sairia nessas entrevistas, faz muito tempo que não vou atrás kkkkk... Um abraço, Mestre, e tudibão procê!

    ResponderExcluir
  13. Cara, eu passei por isso recentemente. Fiz uma entrevista pra uma empresa que eu acho muito foda e que eu tenho bastante vontade de trabalhar, mas foi uma bela de uma merda a entrevista. Acho que fiquei nervoso e me empolguei ao mesmo tempo, ou seja, tomei no cu e não passei na vaga. Realmente ir no “tanto-faz-mode” deve ser a melhor tática.

    Abraço!
    https://engenheirotardio.blogspot.com/

    ResponderExcluir