Mestre dos Centavos

Sem medo, sem desculpas, apenas resultados.

sábado, 7 de novembro de 2020

Crônicas da CLT, parte I


Todo mundo quer ser promovido no trabalho, quem nunca né? Aquela cenourinha brilhante e reluzente que colocam diante dos nossos olhos nos hipnotizam. Todos correm para pega-la, se estrupiam, se atropelam, puxam o tapete do coleguinha, se matam de trabalhar e quando finalmente botam as mãos nela e a experimenta, seu sabor não parece tão agradável quanto aparentava ser. As boas cenouras são raras. 

E é assim o cotidiano da maioria dos que trabalham na CLT, a busca incessante por uma promoção no trabalho, ou o aumento do salário, o cargo x que parece promissor e de maior relevância, se conseguirmos conquistar aquela posição teremos mais respeito, seremos mais importantes...tudo isso nos seduz e nos leva a uma interminável  luta diária dia após dia, até que...

Em um belo e ensolarado dia, eu seguia a minha rotina normalmente, reluzente e cantante como uma lebre no paraíso😆, conformado com meu destino, afinal já se passara cinco anos no mesmo trabalho, eu estava totalmente anestesiado. De repente, eis que me aparece uma dessas cenouras. A famosa oportunidade havia chegado. Seria aberto um departamento novo, justamente na minha área de formação, que maravilha, eu pensei.

Me sinto preparado!

Corri para mexer os pauzinhos, falar com fulano que conhece ciclano para lembrar de meu nome, afinal estou a mais de cinco anos na companhia, estava na hora de uma promoção.

Carta branca do meu gestor, (pelo menos era o que eu achava) tudo o que eu precisava era falar com o supervisor da área responsável, cinco minutos de conversa via Skype e já estava tudo certo afinal meu currículo era perfeito segundo ele, eu tinha a formação técnica especifica na área, já estava com eles a bons anos, tinha experiência e parte do serviço eu até já fazia, Tudo era questão de tempo.

 Meses depois abriu-se o novo setor, tudo novinho, sala nova, moveis, computadores, já estava me vendo sentado em uma daquelas cadeiras, obviamente que meu salário iria subir, a cenourinha estava brilhando, linda e suculenta. Ali seria o meu lugar.

Já comecei até a calcular os ganhos extras

 É senhores...mas como a vida real não é um conto de fadas. O beta quando nasce beta é um fudido e azarado de merda.😆 O Cargo foi dado para outra pessoa, uma que nem era da empresa aliás, alguém de fora. Não houve explicação, não houve sequer um retorno. Nem para falar que eu não tinha o perfil. Simplesmente não aconteceu. Não houve cenoura. 😶

E para piorar ainda mais a situação, sobrou pra quem treinar a pessoa que seria de outro departamento?... Dou uma cenoura pra quem adivinhar... Tive que ensinar alguns processos para o ladrão de cenouras já que era eu que o fazia antes. Ainda piora um pouco mais, meses depois contrataram mais duas pessoas para ser subordinadas ao ladrão de cenouras e meu nome sequer foi cogitado.

Eu era ruim de serviço? Não. Tinha um mal relacionamento com meus colegas de trabalho? Também não. Qual era o problema então? Segundo alguns, se você faz bem o seu serviço não tem porque tira-lo dele. Em time que está ganhando não se meche. E isso fazia sentido (para  empresa, não pra mim)pois treinar outra pessoa pra ficar no meu lugar e ensinar todos os processos não seria interessante pois isso custaria tempo e dinheiro. Engoli seco e continuei no trabalho, afinal os boletos sempre chegam.  Mas depois deste episódio claramente que o desanimo bateu. Eu havia retornado para minha velha e tediosa rotina.


A CLT muitas vezes é cruel, implacável e injusta. A pressão psicológica que sofremos, os abusos, os pedidos para entregar o trabalho com prazos ridículos, o assédio moral, tudo isso torna a vida do trabalhador um inferno na terra. Mas se vocês acham que acabou o meu martírio estão redondamente enganados.😀

Meses depois milagrosamente surgiu uma outra oportunidade e uma luz de esperança se ascende novamente na vida do Mestre. Mas essa parte ficará para o próximo post. 😉



53 comentários:

  1. Isso é política meu amigo. Apesar de você se capacitar para assumir as responsabilidades, a decisão ficou na cabeça de outro. O que teria que fazer para ser promovido? Não sei. Se trabalhasse mal no seu cargo, poderia ser mandado embora. Puxar saco dos responsáveis pela escolha? Também não é legal. O negócio é você ser o chefe de sua mente e não se deixar atormentar por esses fatores externos. Como evoluir e conquistar o que almeja, aí a experiência vai te ajudar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. I ae AC

      O Game Of Thrones empresarial é realmente insano rs. Penso que ser meu próprio chefe seria a melhor opção.

      Excluir
  2. Nada novo no front.

    A Mamãe Natureza sempre castiga de maneira sádica e cruel todo beta que pensa que pode violar suas sagradas leis de maneira impune.

    Se você tivesse ficado na sua , muito provavelmente não teria passado pela humilhação de ser rejeitado e ainda por cima ter que ensinar o alfinha a fazer o serviço num cargo que supostamente era seu por direito.


    PAULINHO PUXABOSTA , O RETORNO DO REI.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. I ae pauleta

      Realmente a matrix é implacável. Mas valeu tentar rs.

      Abç

      Excluir
  3. Todos já passamos por isso, mestre. É complicado mesmo, ou você é caro demais pra empresa ou "em time que está ganhando não se mexe". Geralmente esses cargos mais legais são dados a quem é de fora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma lástima. E o pior é que isso acontece em todo lugar. Mas minha vingança virá, pois eu serei o cara que veio de fora desta vez hahaha

      Excluir
  4. Cara história triste mesmo, comigo aconteceu algo parecido, eu já estava há 9 anos na mesma empresa e acumulava várias funções, me quebrava trabalhando e ainda tinha que revisar o serviço de outros colegas, então fui pedir um aumento, a resposta foi decepcionante, me deram um aumento de 200,00 e só isto, então fui estudando para concursos e fui aprovado, já cheguei pedindo a dispensa e informei que iria cumprir o aviso para treinar a pessoa que ficaria no meu lugar, para a minha surpresa contrataram 2 pessoas para que eu dividisse as tarefas, pagando quase o mesmo que eu ganhava para cada uma delas, sai muito puto com a situação. E depois de uns 6 meses as 2 pessoas pediram a conta pois não deram conta do serviço, sendo que cada um fazia metade do que eu fazia e ganhava quase o mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se eu fosse voce não teria cumprido nem o aviso só por causa do desaforo dos 200 conto, meu coração se tornaria peludo instantaneamente hahaha. Porem sua vingança veio devido aos dois kalangos não terem dado conta e a empresa perdeu um bom funcionário por conta da sua falta de sensibilidade com seu próprio colaborador.Fodah

      Excluir
  5. Gostei demais da cronica, Mestre! Valeu! Já aguardo o próximo.

    E me identifiquei nela, já passei pela clt por alguns anos, hoje não mais ufa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa valeu soldado!

      mas conta ai... tu faz o que atualmente?

      Excluir
    2. Prestador de serviços na area financeira para algumas empresas, consultoria contábil e tributaria... Dá pra fazer alguma coisinha para aportar e viver bem.

      Excluir
  6. Mestre, se não me falha a memória você disse ser funcionário público em algum post.
    Enfim, citei isso porque essas situações que você descreveu em seu post ocorrem de certa forma também no serviço público, tá longe de ser exclusividade de CLT.

    Pelo que você descreveu o ambiente em que trabalhava era bom, o que já é um grande negócio. Trabalhar em ambiente tóxico, desgastado, com colegas ou superiores FDPs é ao meu ver, de longe o pior cenário que se pode ter em um emprego, essa questão de não conseguir aumentos ou promoções planejados é só a ponta do iceberg, o pior é quando o cara está num ambiente de trabalho lixoso, com colegas ordinários e por empolgação, juventude, falta de maturidade e/ou vivência, a pessoa ainda não caiu na real do lugar onde está e que aquele contexto não lhe trará oportunidade nenhuma, só trará estresse e decepção no médio e longo prazo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fui funcionário publico no inicio da minha vida no trabalho, logo quando eu fiz 18 anos. quatro anos depois abandonei o cargo porque era e até hoje é uma merda. Depois disso entrei para a CLT.

      Excluir
    2. O bom desse blog é que ele ainda serve como exemplo a não ser seguido. Tudo o que o Mestre fizer, é só fazermos ao contrário que dá certo rsrs

      Excluir
    3. É isso ai Anon 09:04, sirvo como cobaia.

      Excluir
  7. E de quebra vc ainda casou. CLT + esposinha gorduxa. Em breve vai nascer o centavinho para completar o ciclo da matrix.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se eu pudesse escolher gostaria de ter gêmeos. A felicidade seria dobrada. rs

      Excluir
  8. "E o próximo capítulo de Dragon Ball Z será: Uma luz de esperança se acende novamente na vida do Mestre..."

    ResponderExcluir
  9. Quando eu entrei no meu atual trabalho, o superior disse que era questão de tempo pra aumentar meu salário e minha carga horária. Passaram 8 meses e nada, aí decidi perguntar sobre o que ele havia combinado antes da minha contratação. O cara simplesmente desconversou e disse que "não poderia me segurar" caso eu arrumasse outro trampo, ou seja, a porta é serventia da casa. Veio o corona e tô aguentando seco até lá, vai fazer 2 anos, a única que eu ganhei de aumento foi mais trabalho. Toquei tanto o foda-se lá que eu fico lendo o blog do Pobreta e assistindo jogo da champions lá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Promessas e promessas, é sempre a mesma coisa. Foque em sua evolução e quando puder de o foda-se para esse trabalho.

      Excluir
  10. Que sacanagem em ! Me faz lembrar um pouco dos meus tempos de estágio, eu sabia que não ia ser contratado porque a empresa não contrarava ninguém a anos , porém eu fazia de tudo pra tentar aprender o máximo de técnicas possíveis pra sair de lá com uma boa carga de conhecimento, mas o pessoal lá tinha preguiça de ensina e me negava conhecimento.

    Passei anos fazendo só o básico do trabalho braçal, enquanto via outros estagiários recém chamados crescendo e tem mais oportunidades de conhecimento enquanto eu ficava sempre naquela mesmice

    Porém tenho que admitir que em parte a culpa disso foi minha, como foi meu primeiro estágio eu não tratei com a devida seriedade quando iniciei os trabalhos, e todos nós sabemos que a primeira imagem é a que fica.

    Passei a imagem de alguém brincalhão demais e logo as pessoas não viam seriedade em mim e portanto não me delegavam atividades importante.

    Foi um aprendizado que me fez corrigir minha postura quando sai de lá e fui trabalhar em outras empresas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala cavaleiro!
      Faz parte do aprendizado. Não podemos de forma alguma ficar estagnados no mesmo lugar sem perspectiva. Que bom que voce buscou novas oportunidades.

      Excluir
  11. Cara, kkkk. Sei o que é isso.... Acabei de ser preterido numa simples substituição porque no meu setor só tem eu trabalhando de engenheiro (substituto natural) e a substituição foi dada pra outra pessoa só pra eu que me "foque" no que preciso fazer pois estou muito atarefado e não teria como substituir o coordenador. A vaga foi entregue a alguém inferior a mim. Comédia pura...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é mano, é cada uma que acontece, essas coisas me deixam puto. A minha vontade era de abrir uma grande empresa, contratar um pessoal legal, tratar bem, pagar bem e fazer questão de mostrar nas redes sociais como é que se faz. Quem sabe um dia rs

      Excluir
  12. Não consigo acreditar na profundidade de sua crítica, uma vez que ela provavelmente sequer existiria se você tivesse ganhado o cargo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se eu tivesse ganhado minha cenourinha estaria feliz e saltitante. Temporariamente é claro pois quando nos acostumamos com uma situação tendemos a acha-la monótona e almejamos outras posições superiores.

      Excluir
  13. Olá, Mestre. Parabéns pelo blog, lhe "acompanho" razoavelmente ( ou seja, em vez enquanto ) desde do ano Passado, no qual conheci a blogosfera e venho aqui para ve um pouco de vida real, pois Facebook e Instagram e demais sites é puro marketing e venda de cursos. Rs tá ligado! Bom, essa parede de "time que está ganhando não se mexe" é fato. Eu sou o que chamo de "oreia seca", ou seja, um jovem que ganha pouco. Porém consegui algo legal, "tempo", pois meu trabalho me custa 6 horas. ( Não sou concursado). Porém ganha pouco mais que um salário mínimo. Porém por conta do tempo e não ter estresse, pois meu trabalho é moleza. Dedico o tempo pra estudar e ganhar grana pro fora para aumentar "el capital". E ultimamente saio muita gente do setor, demissões etc. Porém por eu ser bom, fiquei rs. Porém estava conversando com outro amigo que teve que passar o tempo em outro setor trabalhando o horário normal. Ele disse que é loucura, muitas obrigações e cobranças, ganhando um pouco +, porém não compensa. Ou seja, se tudo dê certo, e eu continuar sendo bom, espero permanecer nesse emprego de bosta, rs mas que me dar tempo e não estressa, do que ir pra outro que provavelmente irá sugar os meus olhos e meu tempo e minha vida kkkk ou seja, relaxa. Você tá bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. I ae Pirambu
      Valeu por me acompanhar man. Você esta corretissimo em aproveitar o tempo livre para estudar e se aperfeiçoar, continue nessa pegada. Aprenda mais sobre investimentos e aporte tudo o que puder.

      É Nóis

      Excluir
  14. Esse negócio de que "ah, você é bom demais pra promovermos você! Vai fazer falta no departamento" é conversa pra boi dormir. Ninguém é insubstituível, por mais que você faça um trabalho muito bom, pode ter 100% de certeza que tem gente fora da empresa ou do seu cargo que faria tão bem ou até melhor.

    Esse papinho de "bom demais pra te perdemos" na prática é "tem gente que faz política melhor od que você".

    Eu conheço gente que foi promovida no trabalho com pouco tempo de serviço, gente que muitas vezes é mediana apenas, nada de excepcional ou um prodígio, é apenas a média. O que ele tem de diferente? Sabe fazer uma boa política. Já conheci gente que ficou anos e anos no mesmo cargo para conseguir uma promoção e olha que a pessoa era fora de série, só depois de muitos anos é que conseguiu ganhar um posto melhor.

    Essa balela de meritocracia no ambiente de trabalho é pra trouxa acreditar, infelizmente tudo se resume na boa e velha política aqui no Brasil, não que os outros países não sejam assim, mas aqui é praticamente a regra.

    Sei que você é uma boa pessoa e acredito que é um excelente profissional, mas aqui é assim que funciona. Lamento.

    No aguardo da PARTE II.

    Abraços,
    PI.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voce tem razão no que diz também, mas eu acredito que haja de tudo no meio empresarial, tanto neste seu exemplo quanto no meu e em até outras situações. O Game Of Thrones empresarial realmente é insano.

      Mas é isso ai, vida que segue. Obrigado pelo comentário.

      Abraço

      Excluir
  15. Realidade batendo na sua cara bostavos. Queria o quê? Você é um peão, caro, limitado e não tem nada além do comum pra ser sugado. Até Einstein era explorado pelas universidades em que lecionou. Até o Tesla que era um gênio foi explorado por carniceiros do capitalismo. Imagine se você, um reles peão ordinário, comum não seria? Pés no chão bostavos. Pés no chão bostavos. Você, bostavos, só tem que fechar o cu e continuar a cimentar a laje calado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É caro Anon, a realidade tende a ser decepcionante rs. Apesar dos pesares, sou grato pelo que sou, pelo o que conquistei e pelo o que ainda vou conquistar. Tendo saúde do resto a gente corre atrás. 😉

      Excluir
  16. a politicagem reina na clt e no bostismo público.

    ResponderExcluir
  17. Muito bom tê-lo de volta, MC.

    Essa história só me lembrou a do Joseph Climber. Rsrsrsrs Força ai!
    https://www.youtube.com/watch?v=d88x4qZ_zKU

    ResponderExcluir
  18. Muito comédia seus posts😂. Tô uns anos esperando essa cenourinha kkkkkk. Cansei o taquei o foda-se, procurei fazer outras coisas para melhorar meu salário e a vida que segue... abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. valeu Jyraia sensei rs

      Ah, essa danada dessa cenoura sempre escorregadia rs

      Excluir
  19. foda Master Cents !!
    e ainda dizem que na iniciativa privada prevalece a meritocracia. Maior bullshit de todas.
    abraço
    poste mais !!!

    ResponderExcluir
  20. Mestre,

    Creio que é o seguinte: na maioria das empresas as decisões de ampliação são tomadas em bastidores e somente alguns gestores ligados ao processo tomam conhecimento. São definidos local, equipamentos, número de funcionários e quem são os funcionários. Quando essas informações chegam aos demais trabalhadores já está tudo definido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certamente, mas há coisas definidas em cima de hora também. Sobre isso contarei no próximo post

      Abç

      Excluir
  21. Rapaz, tô sentindo na pele aqui o que é ficar olhando pra essa cenourinha do caralho..é foda!

    Por isso que o foco nos aportes, no aprimoramento pessoal e no networking (um mal necessário) nunca pode ser deixado de lado, pra que a IF chegue o mais cedo que for possível.

    Abraço!
    https://engenheirotardio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. I ae Engenheiro

      Voce esta corretissimo, vai fazendo o seu que uma hora a coisa acontece.

      Abç

      Excluir
  22. Grande Mestre! Entenda que existem dois jeitos pra motivar as pessoas: cenoura na frente ou cenoura atrás... kkk

    ResponderExcluir
  23. Excelente post Mestre!

    Acredito que muitos já tenham vivenciado tal situação. Inclusive, me atrevo a dizer que seja algo comum nas empresas.

    Eu msm tive uma experiência bem semelhante, deixei de ser promovido para a área técnica pq minha chefe não tinha como me substituir no momento.

    Enfim, perdi a oportunidade para uma sujinha que dormia na mesa no horário de expediente ... coisas de clt.

    Estou na expectativa de segunda parte.

    Abraços.
    IV

    ResponderExcluir
  24. Excelente post Mestre!

    Esse tipo de situação é muito comum no ambiente corporativo, inclusive passei por algo semelhante onde a chefe não me liberou para outra área porque não conseguiria me substituir no momento.

    Logo, a vaga acabou sendo direcionada para uma sujinha que dormia na mesa durante o horário de expediente.

    Enfim, perdi uma puta oportunidade e isso acabou culminando na minha saída da empresa para uma vaga com um cargo acima e ainda melhor financeiramente.

    Depois fiquei sabendo que a sujinha também estava concorrendo a essa mesma vaga na outra empresa.

    Estou na expectativa da parte II.

    Abs,
    IV

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é IV, ainda bem que voce conseguiu dar a volta por cima! Sair da antiga CLT e arrumar algo melhor é uma doce vitória ainda que seja em CLT.

      Abç

      Excluir
  25. Ah, que coisa boa, o Mestre voltou. Bem-vindo de volta!

    ResponderExcluir